A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandin, Luis Armando
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Iana Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149363
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Michael Apple para o campo da pesquisa em políticas educacionais. Na extensa obra de Michael Apple, destacamos seis elementos que podem auxiliar aqueles que estão interessados na área de políticas em educação: o princípio epistemológico da análise relacional; o exame do Estado como relação; a herança de Antonio Gramsci e de Raymond Williams que Michael Apple incorpora no uso de conceitos como hegemonia e senso comum; a análise que Michael Apple faz das políticas educacionais como políticas culturais, como disputas por visão de mundo, como luta por consolidação de uma hegemonia que vai além do econômico; a sua postura de pesquisador; e a capacidade que Michael Apple tem de ir além da lógica da reprodução e determinação para enfatizar o papel da agência e da contra-hegemonia. Através de exemplos práticos da própria obra de Apple e de outras pesquisas empíricas, apresentam-se as implicações de cada um dos seis pontos acima citados para os pesquisadores interessados na área de políticas educacionais. Conclui-se que muitas das contribuições de Apple podem auxiliar em pesquisas nessa área, tendo em vista a discussão que o autor realiza em sua obra e sua crítica ao determinismo econômico nas análises do campo educacional, salientando a importância, assim, de aspectos que estão relacionados à esfera da cultura.
id UFRGS-2_3ca280df3e62e5d23efd854db6d8c219
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gandin, Luis ArmandoLima, Iana Gomes de2016-11-01T02:18:09Z20161517-9702http://hdl.handle.net/10183/149363001003566Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Michael Apple para o campo da pesquisa em políticas educacionais. Na extensa obra de Michael Apple, destacamos seis elementos que podem auxiliar aqueles que estão interessados na área de políticas em educação: o princípio epistemológico da análise relacional; o exame do Estado como relação; a herança de Antonio Gramsci e de Raymond Williams que Michael Apple incorpora no uso de conceitos como hegemonia e senso comum; a análise que Michael Apple faz das políticas educacionais como políticas culturais, como disputas por visão de mundo, como luta por consolidação de uma hegemonia que vai além do econômico; a sua postura de pesquisador; e a capacidade que Michael Apple tem de ir além da lógica da reprodução e determinação para enfatizar o papel da agência e da contra-hegemonia. Através de exemplos práticos da própria obra de Apple e de outras pesquisas empíricas, apresentam-se as implicações de cada um dos seis pontos acima citados para os pesquisadores interessados na área de políticas educacionais. Conclui-se que muitas das contribuições de Apple podem auxiliar em pesquisas nessa área, tendo em vista a discussão que o autor realiza em sua obra e sua crítica ao determinismo econômico nas análises do campo educacional, salientando a importância, assim, de aspectos que estão relacionados à esfera da cultura.This paper aims at analyzing Michael Apple’s contributions to research on educational policy. Among the vast work of Apple, we point to six elements that can help those interested in the field of educational policy: the epistemological principle of relational analysis; examining the State as a relation; the legacy of Antonio Gramsci and Raymond Williams that Michael Apple incorporates into the use of concepts such as hegemony and common sense; Apple’s analysis of educational policy as cultural policy, as disputes over worldview, as a struggle for the consolidation of hegemony that goes beyond economy; his attitude as a researcher; and his ability of going beyond the logics of reproduction and determination to emphasize the role of agency and counter-hegemony. Through concrete examples of Apple’s own work and of other empirical research, we present the implications of each of the six elements aforementioned to the scholars interested in educational policy. We conclude by showing that many of Apple’s contributions can indeed improve on current research in the area, particularly taking into consideration his critique of economic determinism in educational analysis, pointing out to the crucial role of culture in research.application/pdfporEducação e pesquisa. Vol. 42, n.3 (jul./set. 2016), p. 651-664.Política educacionalHistória da educaçãoEducational policyRelational analysisSociology of educationA perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionaisMichael Apple’s contributions to research on educational policy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003566.pdf001003566.pdfTexto completoapplication/pdf731884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/1/001003566.pdf88e8cd6ec90afb1608a55a4b35318795MD51TEXT001003566.pdf.txt001003566.pdf.txtExtracted Texttext/plain50345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/2/001003566.pdf.txtfa4af1952112a5fad9b22cdb2aa523dbMD52THUMBNAIL001003566.pdf.jpg001003566.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/3/001003566.pdf.jpg0ecf79f16382b7ef170649b29326f0abMD5310183/1493632024-05-23 06:42:32.935073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:42:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Michael Apple’s contributions to research on educational policy
title A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
spellingShingle A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
Gandin, Luis Armando
Política educacional
História da educação
Educational policy
Relational analysis
Sociology of education
title_short A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
title_full A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
title_fullStr A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
title_full_unstemmed A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
title_sort A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
author Gandin, Luis Armando
author_facet Gandin, Luis Armando
Lima, Iana Gomes de
author_role author
author2 Lima, Iana Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
Lima, Iana Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
História da educação
topic Política educacional
História da educação
Educational policy
Relational analysis
Sociology of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policy
Relational analysis
Sociology of education
description Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Michael Apple para o campo da pesquisa em políticas educacionais. Na extensa obra de Michael Apple, destacamos seis elementos que podem auxiliar aqueles que estão interessados na área de políticas em educação: o princípio epistemológico da análise relacional; o exame do Estado como relação; a herança de Antonio Gramsci e de Raymond Williams que Michael Apple incorpora no uso de conceitos como hegemonia e senso comum; a análise que Michael Apple faz das políticas educacionais como políticas culturais, como disputas por visão de mundo, como luta por consolidação de uma hegemonia que vai além do econômico; a sua postura de pesquisador; e a capacidade que Michael Apple tem de ir além da lógica da reprodução e determinação para enfatizar o papel da agência e da contra-hegemonia. Através de exemplos práticos da própria obra de Apple e de outras pesquisas empíricas, apresentam-se as implicações de cada um dos seis pontos acima citados para os pesquisadores interessados na área de políticas educacionais. Conclui-se que muitas das contribuições de Apple podem auxiliar em pesquisas nessa área, tendo em vista a discussão que o autor realiza em sua obra e sua crítica ao determinismo econômico nas análises do campo educacional, salientando a importância, assim, de aspectos que estão relacionados à esfera da cultura.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T02:18:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149363
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-9702
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003566
identifier_str_mv 1517-9702
001003566
url http://hdl.handle.net/10183/149363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e pesquisa. Vol. 42, n.3 (jul./set. 2016), p. 651-664.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/1/001003566.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/2/001003566.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/3/001003566.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88e8cd6ec90afb1608a55a4b35318795
fa4af1952112a5fad9b22cdb2aa523db
0ecf79f16382b7ef170649b29326f0ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909781729280