A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149363 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Michael Apple para o campo da pesquisa em políticas educacionais. Na extensa obra de Michael Apple, destacamos seis elementos que podem auxiliar aqueles que estão interessados na área de políticas em educação: o princípio epistemológico da análise relacional; o exame do Estado como relação; a herança de Antonio Gramsci e de Raymond Williams que Michael Apple incorpora no uso de conceitos como hegemonia e senso comum; a análise que Michael Apple faz das políticas educacionais como políticas culturais, como disputas por visão de mundo, como luta por consolidação de uma hegemonia que vai além do econômico; a sua postura de pesquisador; e a capacidade que Michael Apple tem de ir além da lógica da reprodução e determinação para enfatizar o papel da agência e da contra-hegemonia. Através de exemplos práticos da própria obra de Apple e de outras pesquisas empíricas, apresentam-se as implicações de cada um dos seis pontos acima citados para os pesquisadores interessados na área de políticas educacionais. Conclui-se que muitas das contribuições de Apple podem auxiliar em pesquisas nessa área, tendo em vista a discussão que o autor realiza em sua obra e sua crítica ao determinismo econômico nas análises do campo educacional, salientando a importância, assim, de aspectos que estão relacionados à esfera da cultura. |
id |
UFRGS-2_3ca280df3e62e5d23efd854db6d8c219 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149363 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gandin, Luis ArmandoLima, Iana Gomes de2016-11-01T02:18:09Z20161517-9702http://hdl.handle.net/10183/149363001003566Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Michael Apple para o campo da pesquisa em políticas educacionais. Na extensa obra de Michael Apple, destacamos seis elementos que podem auxiliar aqueles que estão interessados na área de políticas em educação: o princípio epistemológico da análise relacional; o exame do Estado como relação; a herança de Antonio Gramsci e de Raymond Williams que Michael Apple incorpora no uso de conceitos como hegemonia e senso comum; a análise que Michael Apple faz das políticas educacionais como políticas culturais, como disputas por visão de mundo, como luta por consolidação de uma hegemonia que vai além do econômico; a sua postura de pesquisador; e a capacidade que Michael Apple tem de ir além da lógica da reprodução e determinação para enfatizar o papel da agência e da contra-hegemonia. Através de exemplos práticos da própria obra de Apple e de outras pesquisas empíricas, apresentam-se as implicações de cada um dos seis pontos acima citados para os pesquisadores interessados na área de políticas educacionais. Conclui-se que muitas das contribuições de Apple podem auxiliar em pesquisas nessa área, tendo em vista a discussão que o autor realiza em sua obra e sua crítica ao determinismo econômico nas análises do campo educacional, salientando a importância, assim, de aspectos que estão relacionados à esfera da cultura.This paper aims at analyzing Michael Apple’s contributions to research on educational policy. Among the vast work of Apple, we point to six elements that can help those interested in the field of educational policy: the epistemological principle of relational analysis; examining the State as a relation; the legacy of Antonio Gramsci and Raymond Williams that Michael Apple incorporates into the use of concepts such as hegemony and common sense; Apple’s analysis of educational policy as cultural policy, as disputes over worldview, as a struggle for the consolidation of hegemony that goes beyond economy; his attitude as a researcher; and his ability of going beyond the logics of reproduction and determination to emphasize the role of agency and counter-hegemony. Through concrete examples of Apple’s own work and of other empirical research, we present the implications of each of the six elements aforementioned to the scholars interested in educational policy. We conclude by showing that many of Apple’s contributions can indeed improve on current research in the area, particularly taking into consideration his critique of economic determinism in educational analysis, pointing out to the crucial role of culture in research.application/pdfporEducação e pesquisa. Vol. 42, n.3 (jul./set. 2016), p. 651-664.Política educacionalHistória da educaçãoEducational policyRelational analysisSociology of educationA perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionaisMichael Apple’s contributions to research on educational policy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003566.pdf001003566.pdfTexto completoapplication/pdf731884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/1/001003566.pdf88e8cd6ec90afb1608a55a4b35318795MD51TEXT001003566.pdf.txt001003566.pdf.txtExtracted Texttext/plain50345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/2/001003566.pdf.txtfa4af1952112a5fad9b22cdb2aa523dbMD52THUMBNAIL001003566.pdf.jpg001003566.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/3/001003566.pdf.jpg0ecf79f16382b7ef170649b29326f0abMD5310183/1493632024-05-23 06:42:32.935073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:42:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Michael Apple’s contributions to research on educational policy |
title |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais |
spellingShingle |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais Gandin, Luis Armando Política educacional História da educação Educational policy Relational analysis Sociology of education |
title_short |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais |
title_full |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais |
title_fullStr |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais |
title_full_unstemmed |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais |
title_sort |
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais |
author |
Gandin, Luis Armando |
author_facet |
Gandin, Luis Armando Lima, Iana Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Iana Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gandin, Luis Armando Lima, Iana Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional História da educação |
topic |
Política educacional História da educação Educational policy Relational analysis Sociology of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational policy Relational analysis Sociology of education |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Michael Apple para o campo da pesquisa em políticas educacionais. Na extensa obra de Michael Apple, destacamos seis elementos que podem auxiliar aqueles que estão interessados na área de políticas em educação: o princípio epistemológico da análise relacional; o exame do Estado como relação; a herança de Antonio Gramsci e de Raymond Williams que Michael Apple incorpora no uso de conceitos como hegemonia e senso comum; a análise que Michael Apple faz das políticas educacionais como políticas culturais, como disputas por visão de mundo, como luta por consolidação de uma hegemonia que vai além do econômico; a sua postura de pesquisador; e a capacidade que Michael Apple tem de ir além da lógica da reprodução e determinação para enfatizar o papel da agência e da contra-hegemonia. Através de exemplos práticos da própria obra de Apple e de outras pesquisas empíricas, apresentam-se as implicações de cada um dos seis pontos acima citados para os pesquisadores interessados na área de políticas educacionais. Conclui-se que muitas das contribuições de Apple podem auxiliar em pesquisas nessa área, tendo em vista a discussão que o autor realiza em sua obra e sua crítica ao determinismo econômico nas análises do campo educacional, salientando a importância, assim, de aspectos que estão relacionados à esfera da cultura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-01T02:18:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149363 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-9702 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003566 |
identifier_str_mv |
1517-9702 001003566 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e pesquisa. Vol. 42, n.3 (jul./set. 2016), p. 651-664. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/1/001003566.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/2/001003566.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149363/3/001003566.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88e8cd6ec90afb1608a55a4b35318795 fa4af1952112a5fad9b22cdb2aa523db 0ecf79f16382b7ef170649b29326f0ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224909781729280 |