Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vendruscolo, Maria Ivanice
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104359
Resumo: O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil.
id UFRGS-2_3cb0dbec84b19b65a3a9d4c2913c74a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104359
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vendruscolo, Maria IvaniceBehar, Patrícia Alejandra2014-10-09T02:13:38Z20142176-9036http://hdl.handle.net/10183/104359000920093O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil.The accounting education in Brazil is going through profound changes since its inception in the nineteenth century. Accordingly, review scientific literature on accounting education and research will provide an understanding of their developmental stage. Thus, the research deals with the publications in the subject area Accounting Education and Research in Accounting Congress USP in the period 2004-2012, with the aim to analyze production on accounting higher education. The study is of an applied nature, descriptive about the objectives and literature as to the technical procedures research. Have been examined 83 articles approved in Congress, based on qualitative analysis. As main results, observe the production categorized into three main themes: research devoted to teaching and learning, research on the scientific area accounting and research on the course in Accounting. Additionally, contacted the lack of adherence of most researchers who submitted articles in the period, as well as signals consolidated production in a more select group of researchers in the area.La enseñanza de la contabilidad en Brasil ha experimentado profundos cambios desde sus inicios en el siglo XIX. En consecuencia, revisión de la literatura científica sobre la investigación en educación y contable proporcionará una comprensión de su etapa de desarrollo. Así, la investigación se ocupa de las publicaciones en el área temática de Educación e Investigación en Contabilidad en Contabilidad Congreso USP el período 2004-2012, con el fin de analizar la producción en la contabilidad la educación superior. El estudio es de naturaleza aplicada, descriptiva sobre los objetivos y los procedimientos de la investigación técnica es literatura. Se examinaron 83 artículos aprobados en el Congreso, con base en el análisis cualitativo. Como principales resultados, se observa la producción categorizada en tres temas principales: la investigación dedicada a la enseñanza y el aprendizaje, la investigación en el área de contabilidad y la investigación científica en el curso de Contabilidad. Además, en contacto con la falta de adhesión de la mayoría de los investigadores que presentaron sus artículos en el período, así como las señales de producción consolidada en un grupo más selecto de investigadores en el área. La reflexión de los resultados de la investigación puede proporcionar becas a los profesores y directores de programas de cursos de contabilidad para tomar iniciativas que buscan mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje en Contabilidad en Brasil.application/pdfporRevista Ambiente Contábil. Natal, RN. Vol. 6, n.1 (jan./jun. 2014), p. [83]-98Contabilidade : EnsinoHigher educationAccounting educationResearch in accounting educationTeaching-learning processLa educación superiorLa educación contableLa investigación en enseñanza de la contabilidadProceso de enseñanza-aprendizajeEducação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012Accounting education and research in: state of the art of congress USP controller and accounting period 2004 to 2012 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920093.pdf000920093.pdfTexto completoapplication/pdf417013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/1/000920093.pdfaf50ca2ccedc1f926a18a5d31a155243MD51TEXT000920093.pdf.txt000920093.pdf.txtExtracted Texttext/plain52025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/2/000920093.pdf.txta23ffd50a32ecefb6c2050ab2aebffdeMD52THUMBNAIL000920093.pdf.jpg000920093.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/3/000920093.pdf.jpg74bd49f2b9e36b2b9f4186497fc85703MD5310183/1043592023-12-23 04:28:54.452585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104359Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-12-23T06:28:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Accounting education and research in: state of the art of congress USP controller and accounting period 2004 to 2012
title Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
spellingShingle Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
Vendruscolo, Maria Ivanice
Contabilidade : Ensino
Higher education
Accounting education
Research in accounting education
Teaching-learning process
La educación superior
La educación contable
La investigación en enseñanza de la contabilidad
Proceso de enseñanza-aprendizaje
title_short Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
title_full Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
title_fullStr Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
title_full_unstemmed Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
title_sort Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
author Vendruscolo, Maria Ivanice
author_facet Vendruscolo, Maria Ivanice
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vendruscolo, Maria Ivanice
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade : Ensino
topic Contabilidade : Ensino
Higher education
Accounting education
Research in accounting education
Teaching-learning process
La educación superior
La educación contable
La investigación en enseñanza de la contabilidad
Proceso de enseñanza-aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Accounting education
Research in accounting education
Teaching-learning process
dc.subject.spa.fl_str_mv La educación superior
La educación contable
La investigación en enseñanza de la contabilidad
Proceso de enseñanza-aprendizaje
description O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-09T02:13:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104359
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2176-9036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920093
identifier_str_mv 2176-9036
000920093
url http://hdl.handle.net/10183/104359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Ambiente Contábil. Natal, RN. Vol. 6, n.1 (jan./jun. 2014), p. [83]-98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/1/000920093.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/2/000920093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/3/000920093.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af50ca2ccedc1f926a18a5d31a155243
a23ffd50a32ecefb6c2050ab2aebffde
74bd49f2b9e36b2b9f4186497fc85703
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724936966373376