Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104359 |
Resumo: | O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil. |
id |
UFRGS-2_3cb0dbec84b19b65a3a9d4c2913c74a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104359 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vendruscolo, Maria IvaniceBehar, Patrícia Alejandra2014-10-09T02:13:38Z20142176-9036http://hdl.handle.net/10183/104359000920093O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil.The accounting education in Brazil is going through profound changes since its inception in the nineteenth century. Accordingly, review scientific literature on accounting education and research will provide an understanding of their developmental stage. Thus, the research deals with the publications in the subject area Accounting Education and Research in Accounting Congress USP in the period 2004-2012, with the aim to analyze production on accounting higher education. The study is of an applied nature, descriptive about the objectives and literature as to the technical procedures research. Have been examined 83 articles approved in Congress, based on qualitative analysis. As main results, observe the production categorized into three main themes: research devoted to teaching and learning, research on the scientific area accounting and research on the course in Accounting. Additionally, contacted the lack of adherence of most researchers who submitted articles in the period, as well as signals consolidated production in a more select group of researchers in the area.La enseñanza de la contabilidad en Brasil ha experimentado profundos cambios desde sus inicios en el siglo XIX. En consecuencia, revisión de la literatura científica sobre la investigación en educación y contable proporcionará una comprensión de su etapa de desarrollo. Así, la investigación se ocupa de las publicaciones en el área temática de Educación e Investigación en Contabilidad en Contabilidad Congreso USP el período 2004-2012, con el fin de analizar la producción en la contabilidad la educación superior. El estudio es de naturaleza aplicada, descriptiva sobre los objetivos y los procedimientos de la investigación técnica es literatura. Se examinaron 83 artículos aprobados en el Congreso, con base en el análisis cualitativo. Como principales resultados, se observa la producción categorizada en tres temas principales: la investigación dedicada a la enseñanza y el aprendizaje, la investigación en el área de contabilidad y la investigación científica en el curso de Contabilidad. Además, en contacto con la falta de adhesión de la mayoría de los investigadores que presentaron sus artículos en el período, así como las señales de producción consolidada en un grupo más selecto de investigadores en el área. La reflexión de los resultados de la investigación puede proporcionar becas a los profesores y directores de programas de cursos de contabilidad para tomar iniciativas que buscan mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje en Contabilidad en Brasil.application/pdfporRevista Ambiente Contábil. Natal, RN. Vol. 6, n.1 (jan./jun. 2014), p. [83]-98Contabilidade : EnsinoHigher educationAccounting educationResearch in accounting educationTeaching-learning processLa educación superiorLa educación contableLa investigación en enseñanza de la contabilidadProceso de enseñanza-aprendizajeEducação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012Accounting education and research in: state of the art of congress USP controller and accounting period 2004 to 2012 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920093.pdf000920093.pdfTexto completoapplication/pdf417013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/1/000920093.pdfaf50ca2ccedc1f926a18a5d31a155243MD51TEXT000920093.pdf.txt000920093.pdf.txtExtracted Texttext/plain52025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/2/000920093.pdf.txta23ffd50a32ecefb6c2050ab2aebffdeMD52THUMBNAIL000920093.pdf.jpg000920093.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/3/000920093.pdf.jpg74bd49f2b9e36b2b9f4186497fc85703MD5310183/1043592023-12-23 04:28:54.452585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104359Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-12-23T06:28:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Accounting education and research in: state of the art of congress USP controller and accounting period 2004 to 2012 |
title |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 |
spellingShingle |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 Vendruscolo, Maria Ivanice Contabilidade : Ensino Higher education Accounting education Research in accounting education Teaching-learning process La educación superior La educación contable La investigación en enseñanza de la contabilidad Proceso de enseñanza-aprendizaje |
title_short |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 |
title_full |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 |
title_fullStr |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 |
title_full_unstemmed |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 |
title_sort |
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012 |
author |
Vendruscolo, Maria Ivanice |
author_facet |
Vendruscolo, Maria Ivanice Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendruscolo, Maria Ivanice Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade : Ensino |
topic |
Contabilidade : Ensino Higher education Accounting education Research in accounting education Teaching-learning process La educación superior La educación contable La investigación en enseñanza de la contabilidad Proceso de enseñanza-aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Accounting education Research in accounting education Teaching-learning process |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
La educación superior La educación contable La investigación en enseñanza de la contabilidad Proceso de enseñanza-aprendizaje |
description |
O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender o seu estágio de desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa versa sobre as publicações na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade no período de 2004 a 2012, com o objetivo de analisar a produção relativa ao ensino superior de contabilidade. O estudo é de natureza aplicada, descritivo quanto aos objetivos e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos de investigação. Foram examinados os 83 artigos aprovados no congresso no período, fundamentado na análise qualitativa. Como principais resultados, observa-se a produção categorizada em três principais temáticas: pesquisas dedicadas ao ensino e aprendizagem, pesquisas sobre a produção científica da área contábil e pesquisas sobre o curso de Ciências Contábeis. Adicionalmente, contatou-se a falta de aderência da maioria dos pesquisadores que submeteram artigos no período, assim como sinaliza a produção consolidada em um grupo mais seleto de pesquisadores na área. A reflexão a partir dos resultados das pesquisas pode fornecer subsídios aos professores e gestores de programas dos cursos de Ciências Contábeis para tomada de iniciativas que busquem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Contabilidade no Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-09T02:13:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104359 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2176-9036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920093 |
identifier_str_mv |
2176-9036 000920093 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Ambiente Contábil. Natal, RN. Vol. 6, n.1 (jan./jun. 2014), p. [83]-98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/1/000920093.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/2/000920093.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104359/3/000920093.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af50ca2ccedc1f926a18a5d31a155243 a23ffd50a32ecefb6c2050ab2aebffde 74bd49f2b9e36b2b9f4186497fc85703 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724936966373376 |