Os processos de inclusão de alunos com deficiência na Rede Pública Municipal de Ensino de Humaitá/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinehr, Aline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131492
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender como está ocorrendo o processo de implantação da educação inclusiva para alunos com deficiência nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Humaitá/RS. Para tanto houve um resgate do histórico do processo de inclusão de alunos com deficiência no município, uma pesquisa sobre a demanda de alunos a serem atendidos, a descrição das adequações feitas nas escolas municipais e dos programas do Governo Federal desenvolvidos pelo município. O estudo é de caráter qualitativo e pautou-se na análise de documentos legais da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, da observação pessoal do ambiente escolar, bem como na aplicação de questionário realizado com professores da Rede Municipal de Ensino. Através dos estudos realizados neste trabalho, observou-se que o município de Humaitá vem desenvolvendo um ambiente inclusivo nas escolas da rede municipal de ensino, porém este processo de inclusão dos alunos com deficiência ocorre lentamente, e depende também, de fatores que estão além do seu alcance, como por exemplo, a conscientização dos próprios professores a respeito da importância da inclusão para o bem de toda a sociedade.
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