Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262723 |
Resumo: | Desde a chegada dos europeus no Brasil os povos indígenas lutam pela sua sobrevivência. É através desta luta que surge na década de 1970 o movimento indígena, o qual exerceu grande influência para assegurar seus direitos na Constituição Federal do Brasil de 1988 e, por consequência, nas demais leis brasileiras. Dentre esses direitos, está o direito à educação diferenciada. E é através da educação que os povos indígenas buscam melhores condições de vida. Para tanto, deve-se pensar a escola indígena a partir das suas culturas. É pensando nesta educação diferenciada que este trabalho tem início. Esta pesquisa teve como objetivo realçar a importância de programas acadêmicos que qualifiquem os profissionais e os processos de ensino aprendizagem nas escolas indígenas, ressaltando a importância da criação de materiais didáticos específicos, multilíngues e que sejam baseados nas suas próprias culturas. Para isto foram analisados materiais didáticos produzidos no programa Ação Saberes Indígenas na Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bem como uma entrevista realizada com a Sueli Krengre Candido Kaingang, professora indígena, figura importante nas lutas e que também participa do Programa. Constatou-se que os materiais analisados foram produzidos considerando os aspectos culturais da comunidade indígena para a qual foi produzido. Na entrevista, a professora enfatizou a importância do programa para aumentar a qualidade do ensino nas escolas indígenas bem como a importância da participação de mais professores indígenas no programa. Concluiu-se que, o programa Ação Saberes Indígenas na Escola, além de qualificar os professores indígenas, fomenta a produção de materiais didáticos, os quais garantem o direito à uma educação diferenciada, e como forma de resistência e preservação da cultura dos povos nativos deste país. |
id |
UFRGS-2_3cf51cabf4ea718d02c6dd94a16c6423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262723 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Eliane Leal de BemMenezes, Magali Mendes de2023-07-28T03:36:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/262723001173427Desde a chegada dos europeus no Brasil os povos indígenas lutam pela sua sobrevivência. É através desta luta que surge na década de 1970 o movimento indígena, o qual exerceu grande influência para assegurar seus direitos na Constituição Federal do Brasil de 1988 e, por consequência, nas demais leis brasileiras. Dentre esses direitos, está o direito à educação diferenciada. E é através da educação que os povos indígenas buscam melhores condições de vida. Para tanto, deve-se pensar a escola indígena a partir das suas culturas. É pensando nesta educação diferenciada que este trabalho tem início. Esta pesquisa teve como objetivo realçar a importância de programas acadêmicos que qualifiquem os profissionais e os processos de ensino aprendizagem nas escolas indígenas, ressaltando a importância da criação de materiais didáticos específicos, multilíngues e que sejam baseados nas suas próprias culturas. Para isto foram analisados materiais didáticos produzidos no programa Ação Saberes Indígenas na Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bem como uma entrevista realizada com a Sueli Krengre Candido Kaingang, professora indígena, figura importante nas lutas e que também participa do Programa. Constatou-se que os materiais analisados foram produzidos considerando os aspectos culturais da comunidade indígena para a qual foi produzido. Na entrevista, a professora enfatizou a importância do programa para aumentar a qualidade do ensino nas escolas indígenas bem como a importância da participação de mais professores indígenas no programa. Concluiu-se que, o programa Ação Saberes Indígenas na Escola, além de qualificar os professores indígenas, fomenta a produção de materiais didáticos, os quais garantem o direito à uma educação diferenciada, e como forma de resistência e preservação da cultura dos povos nativos deste país.application/pdfporIndígenasCultura indígenaAção saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173427.pdf.txt001173427.pdf.txtExtracted Texttext/plain50998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262723/2/001173427.pdf.txt97ae5d5d696c56463605d42194530e8aMD52ORIGINAL001173427.pdfTexto completoapplication/pdf2619035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262723/1/001173427.pdf326ba2c40980833531b9101404bcc7e0MD5110183/2627232023-07-29 03:36:04.610914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262723Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas |
title |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas |
spellingShingle |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas Farias, Eliane Leal de Bem Indígenas Cultura indígena |
title_short |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas |
title_full |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas |
title_fullStr |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas |
title_full_unstemmed |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas |
title_sort |
Ação saberes indígenas e a prodição de recursos didáticos para as escolas indígenas |
author |
Farias, Eliane Leal de Bem |
author_facet |
Farias, Eliane Leal de Bem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Eliane Leal de Bem |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Magali Mendes de |
contributor_str_mv |
Menezes, Magali Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indígenas Cultura indígena |
topic |
Indígenas Cultura indígena |
description |
Desde a chegada dos europeus no Brasil os povos indígenas lutam pela sua sobrevivência. É através desta luta que surge na década de 1970 o movimento indígena, o qual exerceu grande influência para assegurar seus direitos na Constituição Federal do Brasil de 1988 e, por consequência, nas demais leis brasileiras. Dentre esses direitos, está o direito à educação diferenciada. E é através da educação que os povos indígenas buscam melhores condições de vida. Para tanto, deve-se pensar a escola indígena a partir das suas culturas. É pensando nesta educação diferenciada que este trabalho tem início. Esta pesquisa teve como objetivo realçar a importância de programas acadêmicos que qualifiquem os profissionais e os processos de ensino aprendizagem nas escolas indígenas, ressaltando a importância da criação de materiais didáticos específicos, multilíngues e que sejam baseados nas suas próprias culturas. Para isto foram analisados materiais didáticos produzidos no programa Ação Saberes Indígenas na Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bem como uma entrevista realizada com a Sueli Krengre Candido Kaingang, professora indígena, figura importante nas lutas e que também participa do Programa. Constatou-se que os materiais analisados foram produzidos considerando os aspectos culturais da comunidade indígena para a qual foi produzido. Na entrevista, a professora enfatizou a importância do programa para aumentar a qualidade do ensino nas escolas indígenas bem como a importância da participação de mais professores indígenas no programa. Concluiu-se que, o programa Ação Saberes Indígenas na Escola, além de qualificar os professores indígenas, fomenta a produção de materiais didáticos, os quais garantem o direito à uma educação diferenciada, e como forma de resistência e preservação da cultura dos povos nativos deste país. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:36:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262723 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173427 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262723 |
identifier_str_mv |
001173427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262723/2/001173427.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262723/1/001173427.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97ae5d5d696c56463605d42194530e8a 326ba2c40980833531b9101404bcc7e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447346737053696 |