Efeitos e o processo ensino-aprendizagem do treinamento de alta intensidade em idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235552 |
Resumo: | Introdução: Com o passar dos anos, e com o avanço dos estudos, das pesquisas, bem como a evolução da medicina, se constatou o potencial benéfico do exercício físico, da prática de esportes e a necessidade de manter um nível adequado de atividade física. Contudo, ainda existem muitas dúvidas quanto aos protocolos a serem aplicados. Os estudos existentes, como os de Maciel et al (2010) e Knowles et al (2015), abordam que o treinamento de alta intensidade, produz inúmeros benefícios para idosos. Porém, ainda existem certas dúvidas acerca da segurança e efetividade deste método para os idosos, bem como a literatura atual ser escassa sobre as questões de ensino-aprendizagem do treinamento de alta intensidade em idosos. Diante disso, apresenta-se a importância de abordar o tema: “Efeitos de treinamentos de alta intensidade em idosos e seu processo de ensino-aprendizagem”. Este estudo embasou-se na literatura existente sobre o tema. Objetivos: Estudar as respostas agudas e adaptações crônicas do treinamento de alta intensidade em pessoas idosas. Verificar os componentes do ensino-aprendizagem para pessoas idosas. Método: A metodologia deste estudo consistiu-se em um trabalho de revisão sistemática de literatura, através de um levantamento bibliográfico de publicações, utilizando as bases de dados eletrônicos: PUBMED e EMBASE. Conclusões: O treinamento de alta intensidade para idosos possui inúmeros protocolos que irão variar de acordo com as demandas da população. Esse é um método seguro e confiável de treinamento. É uma modalidade de treinamento que proporciona inúmeros benefícios, como melhoras na qualidade de vida e saúde, sendo muito recomendado para as mais diversas finalidades, como recuperação de enfermidades e prevenção. Contudo, ainda existem dúvidas acerca de efeitos colaterais e compensatórios, sendo necessário novos estudos. O profissional da educação física deve ser um treinador completo, não apenas indicando o que o aluno deve fazer, mas também atuando como professor, ensinando aos seus alunos as várias facetas da cultura corporal a fim de garantir aderência, satisfação e eficácia com o treinamento de alta intensidade para idosos. |
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