Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e aprendizagens das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133517
Resumo: Este trabalho tem como tema o estudo acerca das aprendizagens envolvidas no processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, baseado no Interacionismo Linguístico, uma das correntes dos Estudos Linguísticos. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como o processo de produção escrita e o desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto contribuem para oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade em sala de aula de alfabetização de crianças de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre. A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo análise documental, ancorada no estudo do Diário de Classe, produzido ao longo do Estágio Curricular realizado na 7ª etapa do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A partir dos dados selecionados, foram organizados dois eixos analíticos. No primeiro, foram escolhidos alguns aspectos passíveis de serem analisados no texto, sendo estes: nível de aquisição do sistema de escrita alfabética, segmentação entre as palavras, progressão temática (referente à coesão) e processos relacionados ao conhecimento de mundo (em relação à coerência). No segundo, foram apresentadas algumas marcas de oralidade analisadas através da perspectiva da dinâmica discursiva do escrever. Como resultados, são destacadas as constatações de que as produções escritas das crianças do 2º ano investigado apresentaram, na medida do possível, o desenvolvimento dos aspectos selecionados para análise, de acordo com os recursos textuais que haviam sido construídos pelas crianças até o momento, demonstrando que suas escritas, mesmo iniciais, possuem elementos que caracterizam as produções como texto. No que diz respeito às marcas de oralidade, destaca-se a influência da fala no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, de modo que a aprendizagem da escrita se dá apoiada na oralidade. De modo geral, foi evidenciado como o trabalho interlocutivo pode ser realizado visando aprendizagens sobre a produção escrita, oportunizando o reconhecimento das seguintes etapas envolvidas neste processo: motivação prévia à produção de texto, escritura e publicização.
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