Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181805 |
Resumo: | O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, aliado ao desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto, pode oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade às crianças. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada acerca desse tema, visando demonstrar, através do estabelecimento de relações entre as propostas pedagógicas, estratégias didáticas e o campo conceitual do Interacionismo Linguístico, como tais aprendizagens produziram algumas marcas textuais nos escritos das crianças de uma sala de aula de alfabetização de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre. |
id |
UFRGS-2_b64ff6d250ff0f6a0d655962811c5c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181805 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Évelin Fulginiti dePiccoli, Luciana2018-09-11T02:28:59Z20181518-4919http://hdl.handle.net/10183/181805001073187O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, aliado ao desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto, pode oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade às crianças. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada acerca desse tema, visando demonstrar, através do estabelecimento de relações entre as propostas pedagógicas, estratégias didáticas e o campo conceitual do Interacionismo Linguístico, como tais aprendizagens produziram algumas marcas textuais nos escritos das crianças de uma sala de aula de alfabetização de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre.The written production process in the literacy classroom, combined with the development of didactic strategies upon the text, may provide children reading, writing and oral learning. This article presents part of a research developed in relation to this subject with the intent to demonstrate, through the establishment of relationships between the pedagogical proposals, didactic strategies and the conceptual field of the Interactionist Theory of Language Acquisition, how such learning generated textual marks in the writings of the children of a second year literacy classroom of a public municipal school of Porto Alegre.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Vol. 20, n. 43 (maio/ago. 2018), p. 151-171EscritaAlfabetizaçãoInteracionismoWritten productionLiteracyInteractionist theory of language acquisitionProdução escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das criançasWritten production in the literacy classroom : didactic strategies upon the text and contributions to children’s learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073187.pdfTexto completoapplication/pdf1609413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/1/001073187.pdf7abfaaae91b17ca3495dbd40f4c8e4a8MD51TEXT001073187.pdf.txt001073187.pdf.txtExtracted Texttext/plain48633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/2/001073187.pdf.txt314486edb3ae60343208498ee290fa99MD52THUMBNAIL001073187.pdf.jpg001073187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/3/001073187.pdf.jpgc018628d4a67e637a2e90771c01e2119MD5310183/1818052021-08-18 04:42:32.263373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:42:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Written production in the literacy classroom : didactic strategies upon the text and contributions to children’s learning |
title |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças |
spellingShingle |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças Assis, Évelin Fulginiti de Escrita Alfabetização Interacionismo Written production Literacy Interactionist theory of language acquisition |
title_short |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças |
title_full |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças |
title_fullStr |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças |
title_full_unstemmed |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças |
title_sort |
Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças |
author |
Assis, Évelin Fulginiti de |
author_facet |
Assis, Évelin Fulginiti de Piccoli, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Piccoli, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Évelin Fulginiti de Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Alfabetização Interacionismo |
topic |
Escrita Alfabetização Interacionismo Written production Literacy Interactionist theory of language acquisition |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Written production Literacy Interactionist theory of language acquisition |
description |
O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, aliado ao desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto, pode oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade às crianças. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada acerca desse tema, visando demonstrar, através do estabelecimento de relações entre as propostas pedagógicas, estratégias didáticas e o campo conceitual do Interacionismo Linguístico, como tais aprendizagens produziram algumas marcas textuais nos escritos das crianças de uma sala de aula de alfabetização de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T02:28:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181805 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-4919 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073187 |
identifier_str_mv |
1518-4919 001073187 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Textura : revista de letras e história. Vol. 20, n. 43 (maio/ago. 2018), p. 151-171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/1/001073187.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/2/001073187.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/3/001073187.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7abfaaae91b17ca3495dbd40f4c8e4a8 314486edb3ae60343208498ee290fa99 c018628d4a67e637a2e90771c01e2119 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447667829899264 |