Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Piccoli, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181805
Resumo: O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, aliado ao desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto, pode oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade às crianças. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada acerca desse tema, visando demonstrar, através do estabelecimento de relações entre as propostas pedagógicas, estratégias didáticas e o campo conceitual do Interacionismo Linguístico, como tais aprendizagens produziram algumas marcas textuais nos escritos das crianças de uma sala de aula de alfabetização de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre.
id UFRGS-2_b64ff6d250ff0f6a0d655962811c5c0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181805
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Évelin Fulginiti dePiccoli, Luciana2018-09-11T02:28:59Z20181518-4919http://hdl.handle.net/10183/181805001073187O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, aliado ao desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto, pode oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade às crianças. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada acerca desse tema, visando demonstrar, através do estabelecimento de relações entre as propostas pedagógicas, estratégias didáticas e o campo conceitual do Interacionismo Linguístico, como tais aprendizagens produziram algumas marcas textuais nos escritos das crianças de uma sala de aula de alfabetização de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre.The written production process in the literacy classroom, combined with the development of didactic strategies upon the text, may provide children reading, writing and oral learning. This article presents part of a research developed in relation to this subject with the intent to demonstrate, through the establishment of relationships between the pedagogical proposals, didactic strategies and the conceptual field of the Interactionist Theory of Language Acquisition, how such learning generated textual marks in the writings of the children of a second year literacy classroom of a public municipal school of Porto Alegre.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Vol. 20, n. 43 (maio/ago. 2018), p. 151-171EscritaAlfabetizaçãoInteracionismoWritten productionLiteracyInteractionist theory of language acquisitionProdução escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das criançasWritten production in the literacy classroom : didactic strategies upon the text and contributions to children’s learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073187.pdfTexto completoapplication/pdf1609413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/1/001073187.pdf7abfaaae91b17ca3495dbd40f4c8e4a8MD51TEXT001073187.pdf.txt001073187.pdf.txtExtracted Texttext/plain48633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/2/001073187.pdf.txt314486edb3ae60343208498ee290fa99MD52THUMBNAIL001073187.pdf.jpg001073187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/3/001073187.pdf.jpgc018628d4a67e637a2e90771c01e2119MD5310183/1818052021-08-18 04:42:32.263373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:42:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Written production in the literacy classroom : didactic strategies upon the text and contributions to children’s learning
title Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
spellingShingle Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
Assis, Évelin Fulginiti de
Escrita
Alfabetização
Interacionismo
Written production
Literacy
Interactionist theory of language acquisition
title_short Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
title_full Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
title_fullStr Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
title_full_unstemmed Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
title_sort Produção escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Piccoli, Luciana
author_role author
author2 Piccoli, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Alfabetização
Interacionismo
topic Escrita
Alfabetização
Interacionismo
Written production
Literacy
Interactionist theory of language acquisition
dc.subject.eng.fl_str_mv Written production
Literacy
Interactionist theory of language acquisition
description O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, aliado ao desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto, pode oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade às crianças. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada acerca desse tema, visando demonstrar, através do estabelecimento de relações entre as propostas pedagógicas, estratégias didáticas e o campo conceitual do Interacionismo Linguístico, como tais aprendizagens produziram algumas marcas textuais nos escritos das crianças de uma sala de aula de alfabetização de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181805
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073187
identifier_str_mv 1518-4919
001073187
url http://hdl.handle.net/10183/181805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Textura : revista de letras e história. Vol. 20, n. 43 (maio/ago. 2018), p. 151-171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/1/001073187.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/2/001073187.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181805/3/001073187.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7abfaaae91b17ca3495dbd40f4c8e4a8
314486edb3ae60343208498ee290fa99
c018628d4a67e637a2e90771c01e2119
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447667829899264