Ambiente linguístico e educação inclusiva : desafios na educação de surdos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213582 |
Resumo: | O presente estudo tensiona os resultados de uma pesquisa documental que analisa a formação docente no curso de Pedagogia Bilíngue ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O Projeto Pedagógico do curso é utilizado como material de análise, realizada a partir do conceito-ferramenta de discurso. A noção de universalização sem direitos, articulada ao campo dos Estudos Surdos em Educação, reflete a organização da educação de surdos nas políticas públicas vigentes. A partir da formação docente prevista no projeto, são observadas duas perspectivas analíticas: a imprecisão da questão da aquisição da primeira língua do aluno surdo e em relação à atuação do professor bilíngue em escolas inclusivas. |
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Zilio, Virgínia MariaKraemer, Graciele Marjana2020-09-17T04:02:56Z20201518-4919http://hdl.handle.net/10183/213582001115930O presente estudo tensiona os resultados de uma pesquisa documental que analisa a formação docente no curso de Pedagogia Bilíngue ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O Projeto Pedagógico do curso é utilizado como material de análise, realizada a partir do conceito-ferramenta de discurso. A noção de universalização sem direitos, articulada ao campo dos Estudos Surdos em Educação, reflete a organização da educação de surdos nas políticas públicas vigentes. A partir da formação docente prevista no projeto, são observadas duas perspectivas analíticas: a imprecisão da questão da aquisição da primeira língua do aluno surdo e em relação à atuação do professor bilíngue em escolas inclusivas.This study problematizes the results of a documental research analyzing teacher education in the Bilingual Pedagogy course offered by the National Institute of Deaf Education (INES). The pedagogical project of the course has been analyzed with the use of discourse as a conceptual tool. The notion of universalization without rights, articulated with the field of Deaf Studies in Education, reflects the organization of deaf education as found in current public policies. Based on teacher education as seen in the project, two analytical perspectives have been noticed: the imprecision of the first language acquisition of deaf students, and the performance of the bilingual teacher in inclusive schools.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Vol. 22, n. 49 (jan./mar. 2020), p.64-81Educação especialSurdoEducação bilíngueBilingual pedagogyDeaf educationLinguistic environmentLinguist acquisitionAmbiente linguístico e educação inclusiva : desafios na educação de surdosLinguistic environment and inclusive education : challenges in deaf educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115930.pdf.txt001115930.pdf.txtExtracted Texttext/plain45369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213582/2/001115930.pdf.txt457cb3e5d28c3aabf7cd81a24aa9155cMD52ORIGINAL001115930.pdfTexto completoapplication/pdf293780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213582/1/001115930.pdfa2fb4399a69c90683411dbae51ee3fd5MD5110183/2135822020-09-18 04:02:33.190888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213582Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-18T07:02:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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