A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nino, Alexandre Antonio dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71341
Resumo: Este trabalho analisou a importância que o Porto Seco Rodoviário tem para a cidade de Uruguaiana, seus reflexos positivos para empregabilidade da população e para a arrecadação municipal, também verificou que qualquer desajuste na política do comércio bilateral Brasil-Argentina influencia diretamente no movimento de cargas e na comunidade local. Foram realizadas pesquisas e visitas aos órgãos representativos dos diversos atores envolvidos no Comércio e no Transporte Internacional para o aprofundamento do tema e um estudo da legislação que regula o setor. O MERCOSUL foi criado em 1991, e foi determinante para o crescimento do comércio bilateral entre Brasil e a Argentina, alcançando hoje cifras superiores a trinta e dois bilhões de dólares, colocando a Argentina como segunda parceira comercial do Brasil, somente atrás dos Estados Unidos da América. Pela proximidade dos principais centros produtores e consumidores de ambos os países, que variam de 1500 à 2900 Km, o modal de transporte escolhido foi o rodoviário. A cidade de Uruguaiana por sua posição geográfica e estratégica foi a que mais se beneficiou do incremento do Transporte Internacional de Cargas e do Comércio exterior entre os países. Análises apontam que hoje no município de Uruguaiana, quase dez mil pessoas trabalham em função do comércio exterior ou do transporte de carga, o que representa 10,78% da PEA (População Economicamente Ativa) do município, gerando novas oportunidades de emprego, propiciando a criação de curso de formação na área e movimentando a economia do Cidade. Estimativas dos órgãos envolvidos apontam para uma arrecadação de impostos federais na cidade próxima a um bilhão de reais, somente com o comércio exterior e o transporte internacional. Como não existe comércio exterior sem um transporte internacional efetivo, competitivo e confiável, o mesmo cresceu na mesma proporção que o comércio exterior, sendo que a principal modalidade ainda é o rodoviário. Anualmente cruzam por Uruguaiana mais de 150.000 veículos de carga, levando ou trazendo mercadorias da Argentina e do Chile, e em pequena escala do Uruguai, Peru e Bolívia. O Transporte internacional é um grande negócio em Uruguaiana, são mais de cento e setenta empresas de transporte, e destas, sessenta e nove tem escritórios ou representação na cidade. Uruguaiana possui 1573 caminhões tratores, tipo carretas, usados no Transporte Internacional, emplacados na cidade. Em números absolutos é a quinta maior frota deste tipo de veículos no estado e a quinquagésima no Brasil, mas é a primeira em números percentuais do Rio Grande do Sul, ou seja, um caminhão trator para cada grupo de 80 habitantes. O Porto Seco Rodoviário é administrado pela empresa Elog, e abriga em seu interior todas as organizações necessárias para o pleno funcionamento do Comércio e do Transporte Internacional, está instalado numa área de 167.000 metros quadrados e tem capacidade para estacionamento com segurança, para até 880 caminhões simultaneamente. Seus concorrentes são o Porto Seco Ferroviário, localizado a menos de 1 km e o CUF (Centro Unificado de Fronteira) em São Borja, distante 180Km de Uruguaiana. A cidade de Uruguaiana não tem políticas públicas voltadas para o setor de transporte e não são criados incentivos para que mais empresas de transporte estabeleçam-se no município. Os poucos cursos profissionais existentes são de iniciativas do SEST-SENAT ou do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.
id UFRGS-2_3d8901f80380bdc16a5c18b3f4d98936
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nino, Alexandre Antonio dos SantosSantos, Clezio Saldanha dos2013-05-10T10:27:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/71341000870918Este trabalho analisou a importância que o Porto Seco Rodoviário tem para a cidade de Uruguaiana, seus reflexos positivos para empregabilidade da população e para a arrecadação municipal, também verificou que qualquer desajuste na política do comércio bilateral Brasil-Argentina influencia diretamente no movimento de cargas e na comunidade local. Foram realizadas pesquisas e visitas aos órgãos representativos dos diversos atores envolvidos no Comércio e no Transporte Internacional para o aprofundamento do tema e um estudo da legislação que regula o setor. O MERCOSUL foi criado em 1991, e foi determinante para o crescimento do comércio bilateral entre Brasil e a Argentina, alcançando hoje cifras superiores a trinta e dois bilhões de dólares, colocando a Argentina como segunda parceira comercial do Brasil, somente atrás dos Estados Unidos da América. Pela proximidade dos principais centros produtores e consumidores de ambos os países, que variam de 1500 à 2900 Km, o modal de transporte escolhido foi o rodoviário. A cidade de Uruguaiana por sua posição geográfica e estratégica foi a que mais se beneficiou do incremento do Transporte Internacional de Cargas e do Comércio exterior entre os países. Análises apontam que hoje no município de Uruguaiana, quase dez mil pessoas trabalham em função do comércio exterior ou do transporte de carga, o que representa 10,78% da PEA (População Economicamente Ativa) do município, gerando novas oportunidades de emprego, propiciando a criação de curso de formação na área e movimentando a economia do Cidade. Estimativas dos órgãos envolvidos apontam para uma arrecadação de impostos federais na cidade próxima a um bilhão de reais, somente com o comércio exterior e o transporte internacional. Como não existe comércio exterior sem um transporte internacional efetivo, competitivo e confiável, o mesmo cresceu na mesma proporção que o comércio exterior, sendo que a principal modalidade ainda é o rodoviário. Anualmente cruzam por Uruguaiana mais de 150.000 veículos de carga, levando ou trazendo mercadorias da Argentina e do Chile, e em pequena escala do Uruguai, Peru e Bolívia. O Transporte internacional é um grande negócio em Uruguaiana, são mais de cento e setenta empresas de transporte, e destas, sessenta e nove tem escritórios ou representação na cidade. Uruguaiana possui 1573 caminhões tratores, tipo carretas, usados no Transporte Internacional, emplacados na cidade. Em números absolutos é a quinta maior frota deste tipo de veículos no estado e a quinquagésima no Brasil, mas é a primeira em números percentuais do Rio Grande do Sul, ou seja, um caminhão trator para cada grupo de 80 habitantes. O Porto Seco Rodoviário é administrado pela empresa Elog, e abriga em seu interior todas as organizações necessárias para o pleno funcionamento do Comércio e do Transporte Internacional, está instalado numa área de 167.000 metros quadrados e tem capacidade para estacionamento com segurança, para até 880 caminhões simultaneamente. Seus concorrentes são o Porto Seco Ferroviário, localizado a menos de 1 km e o CUF (Centro Unificado de Fronteira) em São Borja, distante 180Km de Uruguaiana. A cidade de Uruguaiana não tem políticas públicas voltadas para o setor de transporte e não são criados incentivos para que mais empresas de transporte estabeleçam-se no município. Os poucos cursos profissionais existentes são de iniciativas do SEST-SENAT ou do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.Este estudio examinó la importancia de la Carretera Puerto Seco tiene para la ciudad de Uruguaiana, su impacto positivo para la empleabilidad y para los ingresos tributarios municipales, también encontró que cualquier desajuste en la política entre Brasil y Argentina comercio bilateral directamente influye en el movimiento de carga y en la comunidad local. Se realizaron encuestas y visitas a los órganos de representación de los diversos actores involucrados en el Comercio Internacional y Transporte para la profundización del tema y un estudio de la legislación que regula el sector. El MERCOSUR fue creado en 1991, y fue crucial para el crecimiento del comercio bilateral entre Brasil y Argentina, alcanzando cifras de hoy en día superior a treinta y dos millones de dólares, colocando a la Argentina como el segundo socio comercial de Brasil, sólo por detrás de los Estados Unidos de América . La proximidad de los principales centros productores y consumidores de ambos países, que van desde 1500 hasta 2900 km, el medio de transporte elegido fue el camino. La ciudad de Uruguaiana por su posición geográfica estratégica y fue la más beneficiada por el incremento en el Transporte Internacional de Carga y Comercio Exterior entre los países. Análisis indican que hoy en día la ciudad de Uruguaiana, cerca de diez mil personas trabajan de acuerdo con el tráfico o el transporte de carga, lo que representa 10,78% de la PEA (Población Económicamente Activa) en la ciudad, generando nuevas oportunidades de empleo, siempre que el la creación de cursos de formación en el área y mover la economía de la ciudad. Las estimaciones de los órganos que apuntan a un ingreso fiscal federal en la ciudad, junto a mil millones de dólares, sólo con el comercio exterior y transporte internacional. Como no hay comercio sin un efectivo transporte marítimo internacional, competitiva y fiable, ha crecido en proporción al comercio exterior, y el modo primario sigue siendo el camino. Anualmente cruz por Uruguaiana más de 150.000 vehículos de carga, llevando o trayendo productos de Argentina y Chile, y la escala pequeña de Uruguay, Perú y Bolivia. El transporte internacional es un gran problema en Uruguaiana son más de ciento setenta empresas de transporte, y de éstos, el sesenta y nueve tiene oficinas o representación en la ciudad. Uruguaiana tiene 1573 cabezas tractoras, remolques tipo, utilizados en el transporte internacional, emplacados en la ciudad. En números absolutos es la quinta más grande de la flota de vehículos de este tipo en el estado y cincuenta en Brasil, pero es el primero de los números porcentuales de Rio Grande do Sul, o un camión tractor por cada grupo de 80 residentes. El Camino Puerto Seco está gestionado por la empresa Elog, y alberga en su interior todas las organizaciones necesarias para un funcionamiento totalmente Comercio y Transporte Internacional, está instalado en un área de 167.000 metros cuadrados y tiene capacidad para garantizar aparcamiento con capacidad para 880 camiones simultáneamente. Sus competidores son Porto Seco Rail, situado a menos de 1 km y CUF (Centro Unificado de Frontera) en San Borja, a 180 kilómetros de distancia de Uruguaiana. La ciudad cuenta con políticas públicas Uruguaiana para el sector del transporte y no se crea más incentivos para que las empresas de transporte para establecer aquí, los cursos de formación profesional son pocas las iniciativas existentes SESC-Senat o la Unión de Agentes Aduanales.application/pdfporLogísticaTransporte internacionalComércio exteriorUruguaiana (RS)LogísticaComercio exteriorTransporte internacionalA importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000870918.pdf000870918.pdfTexto completoapplication/pdf1000538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/1/000870918.pdf0603e44daa673821b8db41c76521c177MD51TEXT000870918.pdf.txt000870918.pdf.txtExtracted Texttext/plain91022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/2/000870918.pdf.txt931c954647f858feb4a87c1e44350b43MD52THUMBNAIL000870918.pdf.jpg000870918.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/3/000870918.pdf.jpg59f80a19b0156b001471240482e3067bMD5310183/713412018-10-17 07:32:25.585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
title A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
spellingShingle A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
Nino, Alexandre Antonio dos Santos
Logística
Transporte internacional
Comércio exterior
Uruguaiana (RS)
Logística
Comercio exterior
Transporte internacional
title_short A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
title_full A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
title_fullStr A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
title_full_unstemmed A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
title_sort A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana
author Nino, Alexandre Antonio dos Santos
author_facet Nino, Alexandre Antonio dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nino, Alexandre Antonio dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Clezio Saldanha dos
contributor_str_mv Santos, Clezio Saldanha dos
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Transporte internacional
Comércio exterior
Uruguaiana (RS)
topic Logística
Transporte internacional
Comércio exterior
Uruguaiana (RS)
Logística
Comercio exterior
Transporte internacional
dc.subject.spa.fl_str_mv Logística
Comercio exterior
Transporte internacional
description Este trabalho analisou a importância que o Porto Seco Rodoviário tem para a cidade de Uruguaiana, seus reflexos positivos para empregabilidade da população e para a arrecadação municipal, também verificou que qualquer desajuste na política do comércio bilateral Brasil-Argentina influencia diretamente no movimento de cargas e na comunidade local. Foram realizadas pesquisas e visitas aos órgãos representativos dos diversos atores envolvidos no Comércio e no Transporte Internacional para o aprofundamento do tema e um estudo da legislação que regula o setor. O MERCOSUL foi criado em 1991, e foi determinante para o crescimento do comércio bilateral entre Brasil e a Argentina, alcançando hoje cifras superiores a trinta e dois bilhões de dólares, colocando a Argentina como segunda parceira comercial do Brasil, somente atrás dos Estados Unidos da América. Pela proximidade dos principais centros produtores e consumidores de ambos os países, que variam de 1500 à 2900 Km, o modal de transporte escolhido foi o rodoviário. A cidade de Uruguaiana por sua posição geográfica e estratégica foi a que mais se beneficiou do incremento do Transporte Internacional de Cargas e do Comércio exterior entre os países. Análises apontam que hoje no município de Uruguaiana, quase dez mil pessoas trabalham em função do comércio exterior ou do transporte de carga, o que representa 10,78% da PEA (População Economicamente Ativa) do município, gerando novas oportunidades de emprego, propiciando a criação de curso de formação na área e movimentando a economia do Cidade. Estimativas dos órgãos envolvidos apontam para uma arrecadação de impostos federais na cidade próxima a um bilhão de reais, somente com o comércio exterior e o transporte internacional. Como não existe comércio exterior sem um transporte internacional efetivo, competitivo e confiável, o mesmo cresceu na mesma proporção que o comércio exterior, sendo que a principal modalidade ainda é o rodoviário. Anualmente cruzam por Uruguaiana mais de 150.000 veículos de carga, levando ou trazendo mercadorias da Argentina e do Chile, e em pequena escala do Uruguai, Peru e Bolívia. O Transporte internacional é um grande negócio em Uruguaiana, são mais de cento e setenta empresas de transporte, e destas, sessenta e nove tem escritórios ou representação na cidade. Uruguaiana possui 1573 caminhões tratores, tipo carretas, usados no Transporte Internacional, emplacados na cidade. Em números absolutos é a quinta maior frota deste tipo de veículos no estado e a quinquagésima no Brasil, mas é a primeira em números percentuais do Rio Grande do Sul, ou seja, um caminhão trator para cada grupo de 80 habitantes. O Porto Seco Rodoviário é administrado pela empresa Elog, e abriga em seu interior todas as organizações necessárias para o pleno funcionamento do Comércio e do Transporte Internacional, está instalado numa área de 167.000 metros quadrados e tem capacidade para estacionamento com segurança, para até 880 caminhões simultaneamente. Seus concorrentes são o Porto Seco Ferroviário, localizado a menos de 1 km e o CUF (Centro Unificado de Fronteira) em São Borja, distante 180Km de Uruguaiana. A cidade de Uruguaiana não tem políticas públicas voltadas para o setor de transporte e não são criados incentivos para que mais empresas de transporte estabeleçam-se no município. Os poucos cursos profissionais existentes são de iniciativas do SEST-SENAT ou do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-10T10:27:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000870918
url http://hdl.handle.net/10183/71341
identifier_str_mv 000870918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/1/000870918.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/2/000870918.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/3/000870918.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0603e44daa673821b8db41c76521c177
931c954647f858feb4a87c1e44350b43
59f80a19b0156b001471240482e3067b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447105568768000