O fenômeno Edutubers segundo a revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253599 |
Resumo: | Este trabalho buscou mapear as enunciações sobre os youtubers da educação na revista Nova Escola. A partir da questão: ‘Como são representados os professores e os processos de ensino nas publicações da revista Nova Escola que tematizam o uso da plataforma de vídeos YouTube?’, e de referencial teórico advindo dos Estudos Culturais, realizou-se uma análise enunciativa de inspiração foucaultiana. O corpus foi constituído por 17 matérias, com dois focos de análise identificados: as recorrências enunciativas associavam educação à ação de entreter e apontavam o uso do YouTube como inovador. Questiona-se de que modo tais resultados afetam identidades e práticas docentes. |
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Mutz, Andresa Silva da CostaGomes, Raquel Salcedo2023-01-12T04:56:01Z20220100-3143http://hdl.handle.net/10183/253599001156966Este trabalho buscou mapear as enunciações sobre os youtubers da educação na revista Nova Escola. A partir da questão: ‘Como são representados os professores e os processos de ensino nas publicações da revista Nova Escola que tematizam o uso da plataforma de vídeos YouTube?’, e de referencial teórico advindo dos Estudos Culturais, realizou-se uma análise enunciativa de inspiração foucaultiana. O corpus foi constituído por 17 matérias, com dois focos de análise identificados: as recorrências enunciativas associavam educação à ação de entreter e apontavam o uso do YouTube como inovador. Questiona-se de que modo tais resultados afetam identidades e práticas docentes.This paper sought to map the enunciations about education You- Tubers in the Nova Escola magazine. Starting from the question: ‘How are teachers and teaching processes represented in the publications of Nova Escola magazine that discuss the use of YouTube video platform?’, and adopting a theoretical framework derived from Cultural Studies, an enunciative analysis of Foucaultian inspiration was carried out. The corpus consisted of 17 articles, with two focuses of analysis identified: the enunciative recurrences associated education with the action of entertaining and pointed to the use of YouTube as innovative. It is questioned how such results affect teachers’ identities and practices.application/pdfporEducação & realidade [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 47 (2022), e117122, 22 p.Nova Escola (Revista)YouTube (Site)Identidade docenteEdutuberTeacher identitiesO fenômeno Edutubers segundo a revista Nova EscolaThe Edutubers phenomenon according to Nova Escola magazine info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156966.pdf.txt001156966.pdf.txtExtracted Texttext/plain64083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253599/3/001156966.pdf.txt840945a7eed864d5cfe1e8e42e975d36MD53001156966-02.pdf.txt001156966-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain61645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253599/4/001156966-02.pdf.txt974bd19aff840c6e2e75d9c8be09dd17MD54ORIGINAL001156966.pdfTexto completoapplication/pdf267139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253599/1/001156966.pdfc716d80ea4b740a8e926cd47968ba5c4MD51001156966-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf234753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253599/2/001156966-02.pdfb317f8f6b86bd7a558f5c3b7e869610bMD5210183/2535992023-01-13 06:03:27.058437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253599Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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