Afinal, o que querem e necessitam os alunos de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul? Uma survey aplicada no ano de 2018
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202097 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com os alunos de pós-graduação stricto sensu, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi de abordar as necessidades apresentadas no cotidiano acadêmico, dentro da instituição. Realizou-se uma pesquisa de modalidade survey, com a aplicação de um questionário online em escala Likert, com 5 níveis de respostas, aplicadas a 27 perguntas objetivas e uma dissertativa, de resposta opcional. As respostas e a análise de dados posterior apresentaram elementos significativos com relação às vivências dentro da pós-graduação, no que tange a relacionamentos, infraestrutura disponibilizada pela universidade, empregabilidade futura, saúde física e mental, finanças e demais demandas. Os respondentes propuseram, na resposta optativa do questionário, melhorias e sugestões para os programas de pós-graduação e universidade, informações que poderão servir como base para implementação de políticas públicas internas da instituição, a fim de propiciar melhor qualidade às experiências vivenciadas pelos pós-graduandos em sua formação. |
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Müller, Jéssica HoepersSchröeder, Christine da Silva2019-11-27T04:01:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/202097001106034O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com os alunos de pós-graduação stricto sensu, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi de abordar as necessidades apresentadas no cotidiano acadêmico, dentro da instituição. Realizou-se uma pesquisa de modalidade survey, com a aplicação de um questionário online em escala Likert, com 5 níveis de respostas, aplicadas a 27 perguntas objetivas e uma dissertativa, de resposta opcional. As respostas e a análise de dados posterior apresentaram elementos significativos com relação às vivências dentro da pós-graduação, no que tange a relacionamentos, infraestrutura disponibilizada pela universidade, empregabilidade futura, saúde física e mental, finanças e demais demandas. Os respondentes propuseram, na resposta optativa do questionário, melhorias e sugestões para os programas de pós-graduação e universidade, informações que poderão servir como base para implementação de políticas públicas internas da instituição, a fim de propiciar melhor qualidade às experiências vivenciadas pelos pós-graduandos em sua formação.This work presents a research conducted with stricto sensu graduation students from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), whose objective was addressing the needs presented in everyday’s academic life within the institution. A quantitative-qualitative data collection was performed through the application of an online questionnaire based on the Likert scale, with 5 levels of answers, applied with 28 objective questions and optional 01 essay. Data analysis over the collected answers presented significant aspects related to the experiences within the graduation degree studies, in relation to student’s relationships, infrastructure offered by the university, future employability, physical and mental health, finance and remaining demands. The respondents proposed in the questionnaire’s optional last question improvements and suggestions for graduate and university programs, an input that could serve as a basis for implementing institution internal public policies, improving experiences to graduate students in their academic formation.application/pdfporAdministração públicaPolíticas públicasPós-GraduaçãoPost-graduationStricto sensuNeedsRealityPublic PolicyAfinal, o que querem e necessitam os alunos de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul? Uma survey aplicada no ano de 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106034.pdf.txt001106034.pdf.txtExtracted Texttext/plain157177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202097/2/001106034.pdf.txtc7486306035c15bc27b77761399522afMD52ORIGINAL001106034.pdfTexto completoapplication/pdf1396912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202097/1/001106034.pdf44bf0e00a413fbf612543821508f1362MD5110183/2020972019-11-28 04:56:43.714896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-28T06:56:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com os alunos de pós-graduação stricto sensu, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi de abordar as necessidades apresentadas no cotidiano acadêmico, dentro da instituição. Realizou-se uma pesquisa de modalidade survey, com a aplicação de um questionário online em escala Likert, com 5 níveis de respostas, aplicadas a 27 perguntas objetivas e uma dissertativa, de resposta opcional. As respostas e a análise de dados posterior apresentaram elementos significativos com relação às vivências dentro da pós-graduação, no que tange a relacionamentos, infraestrutura disponibilizada pela universidade, empregabilidade futura, saúde física e mental, finanças e demais demandas. Os respondentes propuseram, na resposta optativa do questionário, melhorias e sugestões para os programas de pós-graduação e universidade, informações que poderão servir como base para implementação de políticas públicas internas da instituição, a fim de propiciar melhor qualidade às experiências vivenciadas pelos pós-graduandos em sua formação. |
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