A educação permanente como estratégia de resistência dos/as trabalhadores/as no acolhimento institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiane Naiara Fernandes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225961
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Serviço Social da UFRGS busca evidenciar como se expressa a constituição dos processos de Educação Permanente no Serviço de Acolhimento Institucional, vinculado a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPERGS), no Núcleo de Abrigos Residenciais Leste (NAR Leste). O processo investigativo teve como problema de pesquisa como se constituem os processos de Educação Permanente no Serviço de Acolhimento Institucional e suas repercussões para o trabalho dos/as profissionais e como objetivo geral, analisar como se constituem os processos de Educação Permanente no Serviço de Acolhimento Institucional e suas repercussões para o trabalho dos/as profissionais, com vistas a compreender a contribuição da Educação Permanente no cotidiano de trabalho. O tema de estudo está vinculado a dois tipos de pesquisa, uma bibliográfica realizada no período de 2019/2, que tem o objetivo analisar de forma crítica, as produções realizadas na área do Serviço Social sobre Educação Permanente na Política Nacional de Assistência Social desde a criação da PNEP-SUAS, e a outra, por meio de pesquisa documental a partir das produções realizadas no projeto de intervenção de estágio curricular obrigatório de Serviço Social II e III, realizado durante o ano de 2019. Sobre os resultados da pesquisa bibliográfica apenas 0,77% do material encontrado versava sobre Educação Permanente no SUAS. Quanto a Educação Permanente mostrou-se como um instrumento, que possibilita articulação teórico-prática, que valoriza as experiências de trabalho, os saberes e resistências coletivas dos/as trabalhadores/as.
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