Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178336 |
Resumo: | Um modelo de negócio bem desenvolvido é essencial para que empreendedores consigam entregar e capturar valor. Grande parte dos problemas encontrados em pequenas empresas e MEIs derivam de questões estratégicas – a baixa capacitação gerencial, muitas vezes presentes nestas empresas, impede a definição de estratégias de longo prazo. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar a situação atual de uma MEI que comercializa doces, mapear seu modelo de negócio e, a partir de uma análise estratégica, identificar e explicitar potenciais pontos de melhoria através de um redesenho do modelo de negócio atual. Foi realizada uma pesquisa qualitativa desdobrada em três etapas: diagnóstico atual, onde foram feitas análises da empresa e do ambiente em que ela está inserida; análise crítica, onde foram analisados os dados obtidos com o auxilio da Matriz Importância-Desempenho e da Matriz SWOT; e reestruturação, onde foi proposto um novo modelo de negócio. Como principal resultado, destaca-se o modelo de negócio proposto, definido a partir de características e tendências identificadas no mercado de doces. |
id |
UFRGS-2_3e4b275da448eccdbc543ba949805de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178336 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Padão, Lucas WallauCortimiglia, Marcelo Nogueira2018-05-17T02:26:05Z2017http://hdl.handle.net/10183/178336001064221Um modelo de negócio bem desenvolvido é essencial para que empreendedores consigam entregar e capturar valor. Grande parte dos problemas encontrados em pequenas empresas e MEIs derivam de questões estratégicas – a baixa capacitação gerencial, muitas vezes presentes nestas empresas, impede a definição de estratégias de longo prazo. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar a situação atual de uma MEI que comercializa doces, mapear seu modelo de negócio e, a partir de uma análise estratégica, identificar e explicitar potenciais pontos de melhoria através de um redesenho do modelo de negócio atual. Foi realizada uma pesquisa qualitativa desdobrada em três etapas: diagnóstico atual, onde foram feitas análises da empresa e do ambiente em que ela está inserida; análise crítica, onde foram analisados os dados obtidos com o auxilio da Matriz Importância-Desempenho e da Matriz SWOT; e reestruturação, onde foi proposto um novo modelo de negócio. Como principal resultado, destaca-se o modelo de negócio proposto, definido a partir de características e tendências identificadas no mercado de doces.application/pdfporEngenharia de produçãoAnálise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de docesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2017Engenharia de Produçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064221.pdf001064221.pdfTexto completoapplication/pdf933454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178336/1/001064221.pdf4d42790c1b3d9244ae1bb9e71214da02MD51TEXT001064221.pdf.txt001064221.pdf.txtExtracted Texttext/plain50740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178336/2/001064221.pdf.txt44eb7d528934a56f5b36fb877cc0d686MD5210183/1783362018-05-18 02:27:01.10783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178336Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-18T05:27:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces |
title |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces |
spellingShingle |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces Padão, Lucas Wallau Engenharia de produção |
title_short |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces |
title_full |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces |
title_fullStr |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces |
title_full_unstemmed |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces |
title_sort |
Análise estratégica e modelagem de negócios em uma microempresa de doces |
author |
Padão, Lucas Wallau |
author_facet |
Padão, Lucas Wallau |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padão, Lucas Wallau |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cortimiglia, Marcelo Nogueira |
contributor_str_mv |
Cortimiglia, Marcelo Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção |
topic |
Engenharia de produção |
description |
Um modelo de negócio bem desenvolvido é essencial para que empreendedores consigam entregar e capturar valor. Grande parte dos problemas encontrados em pequenas empresas e MEIs derivam de questões estratégicas – a baixa capacitação gerencial, muitas vezes presentes nestas empresas, impede a definição de estratégias de longo prazo. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar a situação atual de uma MEI que comercializa doces, mapear seu modelo de negócio e, a partir de uma análise estratégica, identificar e explicitar potenciais pontos de melhoria através de um redesenho do modelo de negócio atual. Foi realizada uma pesquisa qualitativa desdobrada em três etapas: diagnóstico atual, onde foram feitas análises da empresa e do ambiente em que ela está inserida; análise crítica, onde foram analisados os dados obtidos com o auxilio da Matriz Importância-Desempenho e da Matriz SWOT; e reestruturação, onde foi proposto um novo modelo de negócio. Como principal resultado, destaca-se o modelo de negócio proposto, definido a partir de características e tendências identificadas no mercado de doces. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-17T02:26:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178336 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064221 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178336 |
identifier_str_mv |
001064221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178336/1/001064221.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178336/2/001064221.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d42790c1b3d9244ae1bb9e71214da02 44eb7d528934a56f5b36fb877cc0d686 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224550150569984 |