O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271032
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um estudo qualitativo documental que investiga uma disciplina universitária, posicionada no início do percurso formativo de um curso de Licenciatura em Química, pertencente a uma universidade federal. A pesquisa investiga as práticas pedagógicas desenvolvidas e explora documentos elaborados pelo docente ministrante e pelos discentes, sendo realizada a análise de conteúdo dos dados textuais contidos nestes. Os resultados explicitam que os informantes, inicialmente, entendiam o bom professor de Química com ênfase na dimensão estratégica, bem como pensavam a formação docente como processo mais orientado pelo modelo da racionalidade técnica. Por outro lado, após o desenvolvimento das atividades da disciplina referida, centradas em uma perspectiva crítica, constatou-se a constituição de reflexões mais aprofundadas por parte dos discentes, estas relacionadas ao ofício docente. Os resultados obtidos sugerem que instituições e profissionais formadores de docentes devem acentuar o planejamento de propostas centradas na tendência filosófica/ educacional transformadora da realidade e das relações sociais subjacentes a esta.
id UFRGS-2_3e60f63be66cb257324324ddd6dd5f63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271032
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos Ventura2024-01-18T03:22:35Z20231982-2413http://hdl.handle.net/10183/271032001194434Neste artigo, apresenta-se um estudo qualitativo documental que investiga uma disciplina universitária, posicionada no início do percurso formativo de um curso de Licenciatura em Química, pertencente a uma universidade federal. A pesquisa investiga as práticas pedagógicas desenvolvidas e explora documentos elaborados pelo docente ministrante e pelos discentes, sendo realizada a análise de conteúdo dos dados textuais contidos nestes. Os resultados explicitam que os informantes, inicialmente, entendiam o bom professor de Química com ênfase na dimensão estratégica, bem como pensavam a formação docente como processo mais orientado pelo modelo da racionalidade técnica. Por outro lado, após o desenvolvimento das atividades da disciplina referida, centradas em uma perspectiva crítica, constatou-se a constituição de reflexões mais aprofundadas por parte dos discentes, estas relacionadas ao ofício docente. Os resultados obtidos sugerem que instituições e profissionais formadores de docentes devem acentuar o planejamento de propostas centradas na tendência filosófica/ educacional transformadora da realidade e das relações sociais subjacentes a esta.This article presents a qualitative documental study that investigates a university discipline, positioned at the beginning of the formative path of an Academic Program in Chemistry Teacher Education belonging to a federal university. The research investigates the pedagogical practices developed and explores documents prepared by the lecturer and the students, with a content analysis of the textual data contained therein. The results show that the informants, initially, understood a good Chemistry teacher with emphasis on the strategic dimension, as well as thinking of teacher education as a process more guided by the model of technical rationality. On the other hand, after the development of the activities of the mentioned discipline centered on a critical perspective it was verified the formation of more in-depth reflections by the students, these related to the teaching profession. The results obtained suggest that institutions and professionals who train teachers should emphasize the planning of proposalscentered on the philosophical/educational trend that transforms reality and the social relations underlying it.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 32-60Formação de professoresEnsino de quimicaPrática pedagógicaTeacher educationChemistry teachingCritical rationalityO campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em QuímicaThe field of teaching based on critical rationality : research in the initial stage of an academic program in chemistry teacher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194434.pdf.txt001194434.pdf.txtExtracted Texttext/plain118354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271032/2/001194434.pdf.txt00bb7661f9219af95f092253cfc2c000MD52ORIGINAL001194434.pdfTexto completoapplication/pdf393072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271032/1/001194434.pdfd9af07d1a3f290c54c9f688a6608b01fMD5110183/2710322024-01-19 04:24:28.611095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:24:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The field of teaching based on critical rationality : research in the initial stage of an academic program in chemistry teacher education
title O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
spellingShingle O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
Fonseca, Carlos Ventura
Formação de professores
Ensino de quimica
Prática pedagógica
Teacher education
Chemistry teaching
Critical rationality
title_short O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
title_full O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
title_fullStr O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
title_full_unstemmed O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
title_sort O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de quimica
Prática pedagógica
topic Formação de professores
Ensino de quimica
Prática pedagógica
Teacher education
Chemistry teaching
Critical rationality
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Chemistry teaching
Critical rationality
description Neste artigo, apresenta-se um estudo qualitativo documental que investiga uma disciplina universitária, posicionada no início do percurso formativo de um curso de Licenciatura em Química, pertencente a uma universidade federal. A pesquisa investiga as práticas pedagógicas desenvolvidas e explora documentos elaborados pelo docente ministrante e pelos discentes, sendo realizada a análise de conteúdo dos dados textuais contidos nestes. Os resultados explicitam que os informantes, inicialmente, entendiam o bom professor de Química com ênfase na dimensão estratégica, bem como pensavam a formação docente como processo mais orientado pelo modelo da racionalidade técnica. Por outro lado, após o desenvolvimento das atividades da disciplina referida, centradas em uma perspectiva crítica, constatou-se a constituição de reflexões mais aprofundadas por parte dos discentes, estas relacionadas ao ofício docente. Os resultados obtidos sugerem que instituições e profissionais formadores de docentes devem acentuar o planejamento de propostas centradas na tendência filosófica/ educacional transformadora da realidade e das relações sociais subjacentes a esta.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-18T03:22:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271032
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194434
identifier_str_mv 1982-2413
001194434
url http://hdl.handle.net/10183/271032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 32-60
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271032/2/001194434.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271032/1/001194434.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00bb7661f9219af95f092253cfc2c000
d9af07d1a3f290c54c9f688a6608b01f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109658140672