Quando a soma das partes altera o conteÃdo: (des) Continuidades da racionalidade tÃcnica instrumental na formaÃÃo inicial do professor de geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20345 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa à compreender os percursos (des) contÃnuos da racionalidade tÃcnica instrumental na formaÃÃo inicial do professor de Geografia à luz do Paradigma CrÃtico EmancipatÃrio/Radical (GIROUX, 1983; 1986; 1997). O estudo teve como campo empÃrico o curso de licenciatura plena em Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos â FAFIDAM/UECE, localizada na cidade Limoeiro do Norte, na regiÃo do Baixo Jaguaribe. As questÃes que nortearam o trabalho foram: Qual a relaÃÃo da racionalidade dominante com os modelos ideolÃgicos de formaÃÃo de professores? Que interseÃÃes tÃcnicas e instrumentais existem entre a âGeografia dos Professoresâ e âGeografia dos Estados Maioresâ (LACOSTE, 2009) no pensamento geogrÃfico no contexto da produÃÃo do espaÃo, especialmente a partir da metade do sÃculo XX? Quais sÃo os (des) caminhos da formaÃÃo de professores de Geografia na FAFIDAM na conjuntura neoliberal de educaÃÃo?Utilizamos as proposiÃÃes da Pesquisa Qualitativa do tipo Estudo de Caso (MINAYO, 2012; MENGA, ANDRÃ, 1998), cujo percurso metodolÃgico foi: levantamento bibliogrÃfico, pesquisa documental, realizaÃÃo de entrevistas semi-estruturadas com os professores do curso, sistematizaÃÃo, interpretaÃÃo e discussÃo dos resultados. Os autores fundamentais, dentre outros, sÃo: Adorno (1985;2008), Apple (1994), Benjamin (2002), Gramsci (1978,1982), Frigotto (2010), Duarte (2008), Saviani (2008), Gentili (1998, 2013), Harvey (2005;2010), Rocha (2000;2010;2011). A investigaÃÃo visa contribuir com a reflexÃo crÃtica sobre formaÃÃo e a prÃtica docente do professor de geografia. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQuando a soma das partes altera o conteÃdo: (des) Continuidades da racionalidade tÃcnica instrumental na formaÃÃo inicial do professor de geografia 2016-07-30LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Josà Meneleu Neto20355602334http://lattes.cnpq.br/6763689092433688 04896601343http://lattes.cnpq.br/2766225647234660Francisca JardÃlia Lima DamascenoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo de Professores RacionalidadeTeacher Training Rationality Geography / FAFIDAMEDUCACAOO objetivo desta pesquisa à compreender os percursos (des) contÃnuos da racionalidade tÃcnica instrumental na formaÃÃo inicial do professor de Geografia à luz do Paradigma CrÃtico EmancipatÃrio/Radical (GIROUX, 1983; 1986; 1997). O estudo teve como campo empÃrico o curso de licenciatura plena em Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos â FAFIDAM/UECE, localizada na cidade Limoeiro do Norte, na regiÃo do Baixo Jaguaribe. As questÃes que nortearam o trabalho foram: Qual a relaÃÃo da racionalidade dominante com os modelos ideolÃgicos de formaÃÃo de professores? Que interseÃÃes tÃcnicas e instrumentais existem entre a âGeografia dos Professoresâ e âGeografia dos Estados Maioresâ (LACOSTE, 2009) no pensamento geogrÃfico no contexto da produÃÃo do espaÃo, especialmente a partir da metade do sÃculo XX? Quais sÃo os (des) caminhos da formaÃÃo de professores de Geografia na FAFIDAM na conjuntura neoliberal de educaÃÃo?Utilizamos as proposiÃÃes da Pesquisa Qualitativa do tipo Estudo de Caso (MINAYO, 2012; MENGA, ANDRÃ, 1998), cujo percurso metodolÃgico foi: levantamento bibliogrÃfico, pesquisa documental, realizaÃÃo de entrevistas semi-estruturadas com os professores do curso, sistematizaÃÃo, interpretaÃÃo e discussÃo dos resultados. Os autores fundamentais, dentre outros, sÃo: Adorno (1985;2008), Apple (1994), Benjamin (2002), Gramsci (1978,1982), Frigotto (2010), Duarte (2008), Saviani (2008), Gentili (1998, 2013), Harvey (2005;2010), Rocha (2000;2010;2011). A investigaÃÃo visa contribuir com a reflexÃo crÃtica sobre formaÃÃo e a prÃtica docente do professor de geografia.The objective of this research is to understand the (dis) continuous paths of instrumental technical rationality in the initial formation of the Geography teacher in light of the Emancipatory / Radical Critical Paradigm (GIROUX, 1983, 1986, 1997). The empirical field was the full degree course in Geography of the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - FAFIDAM / UECE, located in the city of Limoeiro do Norte, in the region of Baixo Jaguaribe. The questions that guided the work were: What is the relation of the dominant rationality with the ideological models of teacher training? What technical and instrumental intersections exist between "Geography of Teachers" and "Geography of the Major States" (LACOSTE, 2009) in geographic thought in the context of space production, especially since the mid-twentieth century? We used the propositions of the Qualitative Research of the Case Study type (MINAYO, 2012; MENGA, ANDRÃ, 1998), whose methodological course was: survey Bibliographical research, documental research, semi-structured interviews with the teachers of the course, systematization, interpretation and discussion of the results. The main authors are Adorno (1985, 2008), Apple (1994), Benjamin (2002), Gramsci (1978,1982), Frigotto (2010), Duarte (2008), Saviani (2008), Gentili 1998, 2013), Harvey (2005; 2010), Rocha (2000; 2010; 2011). The research aims to contribute to the critical reflection on training and teaching practice of the geography teacher.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20345application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:43Zmail@mail.com - |
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