Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bonatto, Carla Fabiane, Silva, Michelsch João da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150406
Resumo: No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos.
id UFRGS-2_3e621870d01fc97cd569aaddf993f565
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150406
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rodrigo Sychocki daBonatto, Carla FabianeSilva, Michelsch João da2017-01-04T02:26:47Z20161517-6312http://hdl.handle.net/10183/150406001007870No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos.In 2014, while teaching in a regular class of high school, it was the teaching of counting techniques using formulas and algorithms, and the observed results were insufficient in terms of learning and construction of mathematical concepts. This article aims to report a case study of high school students in a public school schools in the city of Caxias do Sul, in 2015, where concrete materials research problems were used. In all, developed and implemented five activities with the students, all making use of concrete material. From the productions of the students used the Theory of Vergnaud's Conceptual Fields to analyze the development of the subjects participating in the sequence of activities. The reflections from the research showed that when using concrete materials research problems involving counting as well as providing a significant building concepts, explains the role of the student as an active agent in the construction of mathematical concepts process.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 13, n. 3 (2016), p. 61-78Teoria dos campos conceituaisLearning mathematicsConceptual fieldsScoreConcrete materialUm estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagemA study in the light of the theory of conceptual fields involving the concrete use of materials in counting problems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001007870.pdf001007870.pdfTexto completoapplication/pdf335556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/1/001007870.pdf48c48375c7a1fce6bcd8e0910f2163a0MD51TEXT001007870.pdf.txt001007870.pdf.txtExtracted Texttext/plain58643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/2/001007870.pdf.txt87818892264dbfcca949c14376f0a0cfMD52THUMBNAIL001007870.pdf.jpg001007870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/3/001007870.pdf.jpg87dc9d0356343da43399689446ad6591MD5310183/1504062018-10-30 08:06:08.379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A study in the light of the theory of conceptual fields involving the concrete use of materials in counting problems
title Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
spellingShingle Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
Silva, Rodrigo Sychocki da
Teoria dos campos conceituais
Learning mathematics
Conceptual fields
Score
Concrete material
title_short Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
title_full Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
title_fullStr Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
title_full_unstemmed Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
title_sort Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
author Silva, Rodrigo Sychocki da
author_facet Silva, Rodrigo Sychocki da
Bonatto, Carla Fabiane
Silva, Michelsch João da
author_role author
author2 Bonatto, Carla Fabiane
Silva, Michelsch João da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Bonatto, Carla Fabiane
Silva, Michelsch João da
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos campos conceituais
topic Teoria dos campos conceituais
Learning mathematics
Conceptual fields
Score
Concrete material
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning mathematics
Conceptual fields
Score
Concrete material
description No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-04T02:26:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150406
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001007870
identifier_str_mv 1517-6312
001007870
url http://hdl.handle.net/10183/150406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 13, n. 3 (2016), p. 61-78
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/1/001007870.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/2/001007870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/3/001007870.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48c48375c7a1fce6bcd8e0910f2163a0
87818892264dbfcca949c14376f0a0cf
87dc9d0356343da43399689446ad6591
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447627002544128