Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150406 |
Resumo: | No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos. |
id |
UFRGS-2_3e621870d01fc97cd569aaddf993f565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150406 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rodrigo Sychocki daBonatto, Carla FabianeSilva, Michelsch João da2017-01-04T02:26:47Z20161517-6312http://hdl.handle.net/10183/150406001007870No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos.In 2014, while teaching in a regular class of high school, it was the teaching of counting techniques using formulas and algorithms, and the observed results were insufficient in terms of learning and construction of mathematical concepts. This article aims to report a case study of high school students in a public school schools in the city of Caxias do Sul, in 2015, where concrete materials research problems were used. In all, developed and implemented five activities with the students, all making use of concrete material. From the productions of the students used the Theory of Vergnaud's Conceptual Fields to analyze the development of the subjects participating in the sequence of activities. The reflections from the research showed that when using concrete materials research problems involving counting as well as providing a significant building concepts, explains the role of the student as an active agent in the construction of mathematical concepts process.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 13, n. 3 (2016), p. 61-78Teoria dos campos conceituaisLearning mathematicsConceptual fieldsScoreConcrete materialUm estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagemA study in the light of the theory of conceptual fields involving the concrete use of materials in counting problems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001007870.pdf001007870.pdfTexto completoapplication/pdf335556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/1/001007870.pdf48c48375c7a1fce6bcd8e0910f2163a0MD51TEXT001007870.pdf.txt001007870.pdf.txtExtracted Texttext/plain58643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/2/001007870.pdf.txt87818892264dbfcca949c14376f0a0cfMD52THUMBNAIL001007870.pdf.jpg001007870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/3/001007870.pdf.jpg87dc9d0356343da43399689446ad6591MD5310183/1504062018-10-30 08:06:08.379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A study in the light of the theory of conceptual fields involving the concrete use of materials in counting problems |
title |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem |
spellingShingle |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem Silva, Rodrigo Sychocki da Teoria dos campos conceituais Learning mathematics Conceptual fields Score Concrete material |
title_short |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem |
title_full |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem |
title_fullStr |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem |
title_full_unstemmed |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem |
title_sort |
Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem |
author |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Sychocki da Bonatto, Carla Fabiane Silva, Michelsch João da |
author_role |
author |
author2 |
Bonatto, Carla Fabiane Silva, Michelsch João da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Bonatto, Carla Fabiane Silva, Michelsch João da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria dos campos conceituais |
topic |
Teoria dos campos conceituais Learning mathematics Conceptual fields Score Concrete material |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning mathematics Conceptual fields Score Concrete material |
description |
No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-04T02:26:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150406 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001007870 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001007870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 13, n. 3 (2016), p. 61-78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/1/001007870.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/2/001007870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150406/3/001007870.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48c48375c7a1fce6bcd8e0910f2163a0 87818892264dbfcca949c14376f0a0cf 87dc9d0356343da43399689446ad6591 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447627002544128 |