Ensinar história [entre]laçando futuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nilton Mullet
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gil, Carmem Zeli de Vargas, Seffner, Fernando, Pacievitch, Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210595
Resumo: O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do presente são condutoras da aprendizagem em história. Tal estratégia, decorrente da produção de planejamentos e de diários dos licenciandos, sustenta-se no tempo futuro como abertura ética da aula de história em sua relação com o mundo. Nesse sentido, foi fundamental o pensamento de Pagès como possibilidade para o planejamento de aulas de história, pautadas nas urgências do presente e de um passado que não passa e que, por isso mesmo, insiste e subsiste na forma de um acontecimento que distribui seus efeitos em um tempo não cronológico e não estabilizado.
id UFRGS-2_3e74d8a35b01d24b8f02d7ba0c045447
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210595
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Nilton MulletGil, Carmem Zeli de VargasSeffner, FernandoPacievitch, Caroline2020-06-25T03:33:17Z20201413-2478http://hdl.handle.net/10183/210595001113492O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do presente são condutoras da aprendizagem em história. Tal estratégia, decorrente da produção de planejamentos e de diários dos licenciandos, sustenta-se no tempo futuro como abertura ética da aula de história em sua relação com o mundo. Nesse sentido, foi fundamental o pensamento de Pagès como possibilidade para o planejamento de aulas de história, pautadas nas urgências do presente e de um passado que não passa e que, por isso mesmo, insiste e subsiste na forma de um acontecimento que distribui seus efeitos em um tempo não cronológico e não estabilizado.This article analyzes writings on subjects related to the introduction to practice and internship in a History undergraduate course, based on a problematization of time and temporality. It assumes that current urgent issues lead to History learning. This strategy results from the preparation of plans and diaries by undergraduates and is sustained in the future as an ethical opening for History classes in its relationship with the world. In this scenario, Pagès’s thought was fundamental as a possibility for planning History classes, based on urgencies of the present and a past that remains and, therefore, persists and survives as an event that distributes its effects since a non-chronological and unstable time.El artículo analiza escritos en materias de introducción a la práctica y pasantía en un curso de licenciatura en historia, a partir de una problematización del tiempo y la temporalidad. Se parte de la premisa de que los problemas apremiantes del presente son propicios para el aprendizaje de la historia. Esta estrategia, resultante de la producción de planes y diarios por los estudiantes de pregrado, se sostiene en el tiempo futuro como la apertura ética de la clase de historia en su relación con el mundo. En este sentido, el pensamiento de Pagès fue fundamental como una posibilidad para la planificación de clases de historia, basadas en las urgencias del presente y un pasado que no pasa y, por lo tanto, insiste y subsiste en la forma de un evento que distribuye sus efectos desde un tiempo no cronológico y no estabilizado.application/pdfporRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25 (mar. 2020), e250002, 20 f.Ensino de históriaHistory teachingPlanning History classesPresent timeEnseñanza de historiaPlanes de enseñanza en historiaTiempo presenteEnsinar história [entre]laçando futurosTeaching history (inter)lacing futures Enseñar historia (entre)mezclando futuros info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113492.pdf.txt001113492.pdf.txtExtracted Texttext/plain68764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210595/2/001113492.pdf.txt6afd42de209832f03d51892b38333770MD52ORIGINAL001113492.pdfTexto completoapplication/pdf200674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210595/1/001113492.pdf9ce402af613f464a7c9c0828812154aaMD5110183/2105952020-06-26 03:32:50.519577oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210595Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-06-26T06:32:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar história [entre]laçando futuros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching history (inter)lacing futures
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enseñar historia (entre)mezclando futuros
title Ensinar história [entre]laçando futuros
spellingShingle Ensinar história [entre]laçando futuros
Pereira, Nilton Mullet
Ensino de história
History teaching
Planning History classes
Present time
Enseñanza de historia
Planes de enseñanza en historia
Tiempo presente
title_short Ensinar história [entre]laçando futuros
title_full Ensinar história [entre]laçando futuros
title_fullStr Ensinar história [entre]laçando futuros
title_full_unstemmed Ensinar história [entre]laçando futuros
title_sort Ensinar história [entre]laçando futuros
author Pereira, Nilton Mullet
author_facet Pereira, Nilton Mullet
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
Pacievitch, Caroline
author_role author
author2 Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
Pacievitch, Caroline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
topic Ensino de história
History teaching
Planning History classes
Present time
Enseñanza de historia
Planes de enseñanza en historia
Tiempo presente
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Planning History classes
Present time
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de historia
Planes de enseñanza en historia
Tiempo presente
description O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do presente são condutoras da aprendizagem em história. Tal estratégia, decorrente da produção de planejamentos e de diários dos licenciandos, sustenta-se no tempo futuro como abertura ética da aula de história em sua relação com o mundo. Nesse sentido, foi fundamental o pensamento de Pagès como possibilidade para o planejamento de aulas de história, pautadas nas urgências do presente e de um passado que não passa e que, por isso mesmo, insiste e subsiste na forma de um acontecimento que distribui seus efeitos em um tempo não cronológico e não estabilizado.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T03:33:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210595
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113492
identifier_str_mv 1413-2478
001113492
url http://hdl.handle.net/10183/210595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25 (mar. 2020), e250002, 20 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210595/2/001113492.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210595/1/001113492.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6afd42de209832f03d51892b38333770
9ce402af613f464a7c9c0828812154aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725071914958848