O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nilton Mullet
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213765
Resumo: O artigo se propõe a um debate teórico sobre o ensino e a sala de aula de História. Esse debate se dá com base nas contribuições do filósofo Henri Bergson e do teórico do campo da teoria da História, Hayden White. A ideia central consiste em problematizar o que se ensina e o modo como se ensina História na sala de aula da escola básica. Essa problematização considera a imaginação como elemento vital na criação conceitual e na constituição de relações com o passado. Nesse sentido, as considerações teóricas realizadas no âmbito deste artigo se desdobram em proposições de como produzir provocações que levem do tempo cronológico da sala de aula e da relação linear que temos com o passado, desde o eurocentrismo, ao tempo da imaginação, virtualidade vital que enseja um jogo que tem a potência do passado como forma de problematizar o presente e abrir o futuro.
id UFRGS-2_cf978a477549e3092fd3b3f59b6de8ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Nilton Mullet2020-09-26T04:08:49Z20200102-9487http://hdl.handle.net/10183/213765001116779O artigo se propõe a um debate teórico sobre o ensino e a sala de aula de História. Esse debate se dá com base nas contribuições do filósofo Henri Bergson e do teórico do campo da teoria da História, Hayden White. A ideia central consiste em problematizar o que se ensina e o modo como se ensina História na sala de aula da escola básica. Essa problematização considera a imaginação como elemento vital na criação conceitual e na constituição de relações com o passado. Nesse sentido, as considerações teóricas realizadas no âmbito deste artigo se desdobram em proposições de como produzir provocações que levem do tempo cronológico da sala de aula e da relação linear que temos com o passado, desde o eurocentrismo, ao tempo da imaginação, virtualidade vital que enseja um jogo que tem a potência do passado como forma de problematizar o presente e abrir o futuro.This article theorizes History teaching in History classroom, based on philosopher Henri Bergson and History theorist Hayden White. The main idea is problematizing what we teach and what way we teach History in basic education classroom and considers the imagination as a vital element in conceptual creation and in the relationship with the past. These theoretical considerations propose how to provoke a movement from the chronological time and the linear past since eurocentrism, to the imagination time, vital essence in which the past power plays a way to problematize the present and to open the future.El artículo propone una discusión teórica sobre la enseñanza y el aula de Historia, con base en las contribuciones del filósofo Henri Bergson y del teórico de la Historia Hayden White. La idea central es problematizar qué y cómo se enseña Historia en la enseñanza básica, considerando la imaginación como elemento vital en la creación conceptual y en la constitución de relaciones con el pasado. Esas consideraciones teóricas desdóblanse en provocaciones para que el aula se mueva de su tiempo cronológico y de la relación linear con el pasado desde el eurocentrismo, para el tiempo de la imaginación, virtualidad vital que da lugar a la potencia del pasado como un juego para problematizar el presente y abrir el futuro.application/pdfporClio. Recife, PE. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 48-67Ensino de históriaImaginaçãoTempoHistory learningImaginationTimeHistory TeachingEnseñanza de historiaImaginaciónAprendizaje HistóricoTiempoO que pode a imaginação na aprendizagem histórica?What can the imagination do for historical learning? ¿Qué puede la imaginación en el aprendizaje histórico? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116779.pdf.txt001116779.pdf.txtExtracted Texttext/plain65344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213765/2/001116779.pdf.txt1a95278fdebe7cc890fb81845f0b71fdMD52ORIGINAL001116779.pdfTexto completoapplication/pdf255181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213765/1/001116779.pdf8adc17f8d735667bb3b98c72a527d099MD5110183/2137652020-09-27 04:04:34.410953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-27T07:04:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What can the imagination do for historical learning?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv ¿Qué puede la imaginación en el aprendizaje histórico?
title O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
spellingShingle O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
Pereira, Nilton Mullet
Ensino de história
Imaginação
Tempo
History learning
Imagination
Time
History Teaching
Enseñanza de historia
Imaginación
Aprendizaje Histórico
Tiempo
title_short O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
title_full O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
title_fullStr O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
title_full_unstemmed O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
title_sort O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
author Pereira, Nilton Mullet
author_facet Pereira, Nilton Mullet
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Imaginação
Tempo
topic Ensino de história
Imaginação
Tempo
History learning
Imagination
Time
History Teaching
Enseñanza de historia
Imaginación
Aprendizaje Histórico
Tiempo
dc.subject.eng.fl_str_mv History learning
Imagination
Time
History Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de historia
Imaginación
Aprendizaje Histórico
Tiempo
description O artigo se propõe a um debate teórico sobre o ensino e a sala de aula de História. Esse debate se dá com base nas contribuições do filósofo Henri Bergson e do teórico do campo da teoria da História, Hayden White. A ideia central consiste em problematizar o que se ensina e o modo como se ensina História na sala de aula da escola básica. Essa problematização considera a imaginação como elemento vital na criação conceitual e na constituição de relações com o passado. Nesse sentido, as considerações teóricas realizadas no âmbito deste artigo se desdobram em proposições de como produzir provocações que levem do tempo cronológico da sala de aula e da relação linear que temos com o passado, desde o eurocentrismo, ao tempo da imaginação, virtualidade vital que enseja um jogo que tem a potência do passado como forma de problematizar o presente e abrir o futuro.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-26T04:08:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213765
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-9487
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116779
identifier_str_mv 0102-9487
001116779
url http://hdl.handle.net/10183/213765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Clio. Recife, PE. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 48-67
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213765/2/001116779.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213765/1/001116779.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a95278fdebe7cc890fb81845f0b71fd
8adc17f8d735667bb3b98c72a527d099
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224998165151744