O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mariane Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201412
Resumo: A presente Monografia apresenta uma pesquisa que aborda o uso de Softwares Educacionais na alfabetização matemática. O problema de pesquisa que orientou o desenvolvimento desse estudo foi: como o uso de Tecnologias Digitais (TD) pode contribuir para a alfabetização matemática? Desse modo, o objetivo geral da investigação foi avaliar alguns softwares inseridos na categoria de alfabetização matemática, a fim de identificar e analisar suas contribuições nesse campo. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam alfabetização matemática, Tecnologias Digitais para alfabetização matemática, avaliação de softwares e de Objetos Digitais de Aprendizagem. Para dar conta de responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram avaliadas alguns softwares educacionais previamente selecionados. Como resultados, observou-se que os softwares educacionais podem contribuir nos processos de alfabetização matemática e, a partir análise de algumas delas, pode-se sugerir seu uso em sala de aula, no intuito de apoiar o trabalho do docente, despertando o interesse do aluno pela matemática e desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, desde que seja baseado em um planejamento adequado.
id UFRGS-2_3e75ad4d74548fb29cf9cc472512aa98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201412
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Mariane SantosFuck, Rafael Schilling2019-11-05T03:50:22Z2018http://hdl.handle.net/10183/201412001106055A presente Monografia apresenta uma pesquisa que aborda o uso de Softwares Educacionais na alfabetização matemática. O problema de pesquisa que orientou o desenvolvimento desse estudo foi: como o uso de Tecnologias Digitais (TD) pode contribuir para a alfabetização matemática? Desse modo, o objetivo geral da investigação foi avaliar alguns softwares inseridos na categoria de alfabetização matemática, a fim de identificar e analisar suas contribuições nesse campo. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam alfabetização matemática, Tecnologias Digitais para alfabetização matemática, avaliação de softwares e de Objetos Digitais de Aprendizagem. Para dar conta de responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram avaliadas alguns softwares educacionais previamente selecionados. Como resultados, observou-se que os softwares educacionais podem contribuir nos processos de alfabetização matemática e, a partir análise de algumas delas, pode-se sugerir seu uso em sala de aula, no intuito de apoiar o trabalho do docente, despertando o interesse do aluno pela matemática e desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, desde que seja baseado em um planejamento adequado.The present Monograph presents a research that addresses the use of Educational Software in mathematical literacy. The research problem that guided the development of this study was: how can the use of Digital Technologies (TD) contribute to mathematical literacy? Thus, the general objective of the research was to evaluate some softwares inserted in the category of mathematical literacy, in order to identify and analyze their contributions in this field. The theoretical framework was based on authors who approach mathematical literacy, Digital Technologies for mathematical literacy, evaluation of software and Digital Learning Objects. In order to account for responding to the research problem and meeting its objectives, a qualitative research was undertaken, in which some previously selected educational software was evaluated. As results, it was observed that educational software can contribute to the processes of mathematical literacy and, from the analysis of some of them, it can be suggested its use in the classroom, in order to support the work of the teacher, arousing the interest of the student for mathematics and developing logical-mathematical reasoning, as long as it is based on adequate planning.application/pdfporAlfabetizaçãoSoftware educacionalMatemáticaMathematical LiteracyEducational SoftwareEvaluation of educational softwareO uso de softwares educacionais na alfabetização matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106055.pdf.txt001106055.pdf.txtExtracted Texttext/plain57698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201412/2/001106055.pdf.txt3e3ab5285b7015cf07c4eeb146348d1eMD52ORIGINAL001106055.pdfTexto completoapplication/pdf889356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201412/1/001106055.pdffedae0068ca5ecf6b3e4e8304f10f47cMD5110183/2014122019-11-06 04:49:15.848587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-06T06:49:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
title O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
spellingShingle O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
Soares, Mariane Santos
Alfabetização
Software educacional
Matemática
Mathematical Literacy
Educational Software
Evaluation of educational software
title_short O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
title_full O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
title_fullStr O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
title_full_unstemmed O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
title_sort O uso de softwares educacionais na alfabetização matemática
author Soares, Mariane Santos
author_facet Soares, Mariane Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mariane Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fuck, Rafael Schilling
contributor_str_mv Fuck, Rafael Schilling
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Software educacional
Matemática
topic Alfabetização
Software educacional
Matemática
Mathematical Literacy
Educational Software
Evaluation of educational software
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical Literacy
Educational Software
Evaluation of educational software
description A presente Monografia apresenta uma pesquisa que aborda o uso de Softwares Educacionais na alfabetização matemática. O problema de pesquisa que orientou o desenvolvimento desse estudo foi: como o uso de Tecnologias Digitais (TD) pode contribuir para a alfabetização matemática? Desse modo, o objetivo geral da investigação foi avaliar alguns softwares inseridos na categoria de alfabetização matemática, a fim de identificar e analisar suas contribuições nesse campo. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam alfabetização matemática, Tecnologias Digitais para alfabetização matemática, avaliação de softwares e de Objetos Digitais de Aprendizagem. Para dar conta de responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram avaliadas alguns softwares educacionais previamente selecionados. Como resultados, observou-se que os softwares educacionais podem contribuir nos processos de alfabetização matemática e, a partir análise de algumas delas, pode-se sugerir seu uso em sala de aula, no intuito de apoiar o trabalho do docente, despertando o interesse do aluno pela matemática e desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, desde que seja baseado em um planejamento adequado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-05T03:50:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106055
url http://hdl.handle.net/10183/201412
identifier_str_mv 001106055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201412/2/001106055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201412/1/001106055.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e3ab5285b7015cf07c4eeb146348d1e
fedae0068ca5ecf6b3e4e8304f10f47c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447254847193088