Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisognin, Roselaine de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004qz0
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.
id UFSM_53b880ac66cef8dd132058b9f82d9755
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14883
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetizaçãoInnovative practices: the use of educational software in literacyEducaçãoSoftwares educativosAlfabetizaçãoEducationEducational softwareLiteracyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.This paper deals with the use of media in education, in this case the use of educational software in educational activities in the early years, with a view allowing greater pedagogical support for the expansion of learning in literacy. Use of this tool is aimed at expanding the students' learning through a pedagogical approach that is based on action research and is used in exploration and monitoring of the students with the use of computers and their applications as an auxiliary feature of the teaching process -learning in the first year of literacy. We live in a digital society, and seek to make intelligent use of computers in education with a view to forming new horizons for creative and critical readers, with ability to reflect, work as a team, know their own intellectual potential and the other faz- if necessary so that the student can build and develop such skills. So we ensure that the use of the software in literacy is rather a great ally in the teaching-learning process not only for its attractiveness and teaching potential, but because of its potential inclusion of social groups disadvantaged socially.Esse artigo trata do uso das mídias na educação escolar, neste caso o uso dos softwares educativos em atividades didáticas nos anos iniciais, tendo em vista possibilitar um maior suporte pedagógico para a ampliação da aprendizagem no processo de alfabetização. O uso desta ferramenta visa a ampliação da aprendizagem dos educandos através de uma abordagem pedagógica que tem como base a pesquisa ação e utiliza-se da exploração e do acompanhamento dos estudantes frente ao uso do computador e seus aplicativos como um recurso auxiliar do processo de ensino-aprendizagem no primeiro ano de alfabetização. Vivemos em uma sociedade digital, e buscar fazer o uso inteligente do computador na educação tendo em vista novos horizontes de formação para leitores críticos e criativos, com capacidade de refletir, trabalhar em equipe, conhecer o seu próprio potencial intelectual e o do outro faz-se necessário para que o educando possa construir e desenvolver tais competências . Então podemos garantir que o uso dos softwares na alfabetização é sim um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem não só por sua atratividade e potencial pedagógico, mas pelo seu potencial de inclusão das camadas sociais menos favorecidas socialmente.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaCordenonsi, Andre ZankiBisognin, Roselaine de Oliveira2018-11-21T14:44:16Z2018-11-21T14:44:16Z2014-12-192014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883ark:/26339/0013000004qz0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-22T05:03:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-22T05:03:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
Innovative practices: the use of educational software in literacy
title Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
spellingShingle Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
Bisognin, Roselaine de Oliveira
Educação
Softwares educativos
Alfabetização
Education
Educational software
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
title_full Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
title_fullStr Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
title_full_unstemmed Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
title_sort Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
author Bisognin, Roselaine de Oliveira
author_facet Bisognin, Roselaine de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisognin, Roselaine de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Softwares educativos
Alfabetização
Education
Educational software
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Softwares educativos
Alfabetização
Education
Educational software
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
2014
2018-11-21T14:44:16Z
2018-11-21T14:44:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004qz0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004qz0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172283200700416