Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000004qz0 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. |
id |
UFSM_53b880ac66cef8dd132058b9f82d9755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14883 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetizaçãoInnovative practices: the use of educational software in literacyEducaçãoSoftwares educativosAlfabetizaçãoEducationEducational softwareLiteracyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.This paper deals with the use of media in education, in this case the use of educational software in educational activities in the early years, with a view allowing greater pedagogical support for the expansion of learning in literacy. Use of this tool is aimed at expanding the students' learning through a pedagogical approach that is based on action research and is used in exploration and monitoring of the students with the use of computers and their applications as an auxiliary feature of the teaching process -learning in the first year of literacy. We live in a digital society, and seek to make intelligent use of computers in education with a view to forming new horizons for creative and critical readers, with ability to reflect, work as a team, know their own intellectual potential and the other faz- if necessary so that the student can build and develop such skills. So we ensure that the use of the software in literacy is rather a great ally in the teaching-learning process not only for its attractiveness and teaching potential, but because of its potential inclusion of social groups disadvantaged socially.Esse artigo trata do uso das mídias na educação escolar, neste caso o uso dos softwares educativos em atividades didáticas nos anos iniciais, tendo em vista possibilitar um maior suporte pedagógico para a ampliação da aprendizagem no processo de alfabetização. O uso desta ferramenta visa a ampliação da aprendizagem dos educandos através de uma abordagem pedagógica que tem como base a pesquisa ação e utiliza-se da exploração e do acompanhamento dos estudantes frente ao uso do computador e seus aplicativos como um recurso auxiliar do processo de ensino-aprendizagem no primeiro ano de alfabetização. Vivemos em uma sociedade digital, e buscar fazer o uso inteligente do computador na educação tendo em vista novos horizontes de formação para leitores críticos e criativos, com capacidade de refletir, trabalhar em equipe, conhecer o seu próprio potencial intelectual e o do outro faz-se necessário para que o educando possa construir e desenvolver tais competências . Então podemos garantir que o uso dos softwares na alfabetização é sim um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem não só por sua atratividade e potencial pedagógico, mas pelo seu potencial de inclusão das camadas sociais menos favorecidas socialmente.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaCordenonsi, Andre ZankiBisognin, Roselaine de Oliveira2018-11-21T14:44:16Z2018-11-21T14:44:16Z2014-12-192014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883ark:/26339/0013000004qz0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-22T05:03:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-22T05:03:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização Innovative practices: the use of educational software in literacy |
title |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização |
spellingShingle |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização Bisognin, Roselaine de Oliveira Educação Softwares educativos Alfabetização Education Educational software Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização |
title_full |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização |
title_fullStr |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização |
title_full_unstemmed |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização |
title_sort |
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização |
author |
Bisognin, Roselaine de Oliveira |
author_facet |
Bisognin, Roselaine de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cordenonsi, Andre Zanki |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisognin, Roselaine de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Softwares educativos Alfabetização Education Educational software Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Softwares educativos Alfabetização Education Educational software Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 2014 2018-11-21T14:44:16Z 2018-11-21T14:44:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000004qz0 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14883 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000004qz0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172283200700416 |