Histórias e trajetórias caminhos dos estudantes indígenas formados no curso de pedagogia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Carine Kloh
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195607
Resumo: Este trabalho tem como propósito estudar o percurso formativo dos três primeiros estudantes indígenas (kaingang) formados na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Constitui-se, em uma narrativa das experiências contadas por estes estudantes, destacando os aspectos positivos dessa trajetória, bem como as adversidades vivenciadas. Com isso, procuro dar destaque à caminhada de cada um, até a conclusão de sua formação docente . Como forma de apresentar a temática, narro o intenso contato com a cultura Kaingang que vivenciei durante meu percurso acadêmico e discuto sobre os costumes e algumas tradições Kaingang, evidenciando concepções de mundo e a educação própria deste povo. Apresento a política afirmativa que propiciou o ingresso de estudantes indígenas em diferentes cursos de graduação da UFRGS desde 2008, por meio de um vestibular específico e diferenciado, que busca atender as especificidades culturais. Constato que a Licenciatura em Pedagogia é um dos cursos mais escolhidos pelos indígenas que buscam o ensino superior nesta universidade. Para desenvolver o presente estudo, realizei entrevista com os três estudantes e analisei os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Através das entrevistas, de leituras em literatura especializada e das vivências compartilhadas com os estudantes Kaingang, percorro o mundo do indígena universitário e suas visões e versões das experiências no curso. Constato, também, que nos últimos anos há uma presença crescente de estudantes indígenas nas universidades brasileiras. Esse movimento decorre da luta dos povos originários, que constroem sua autonomia afirmando sua cultura em diálogo, mas sem depender exclusivamente dos fóg (não indígenas).
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