Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Francielle Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183663
Resumo: A presente pesquisa analisa a BNCC, aprovada em 15 de dezembro de 2017, com um recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo as lentes voltadas aos componentes curriculares de Geografia que envolvem a Área de Ciências Humanas. Os objetivos do trabalho são de fomento ao debate sobre a Base Nacional e de reconhecimento das políticas públicas. Verificando se as habilidades de Geografia que compõem a BNCC tem respaldo para os anos posteriores, além de verificar e discutir a implementação da Geografia nos Anos Iniciais. Os cursos de Pedagogia, de forma geral, apresentam em suas arquiteturas curriculares os ensinos da Geografia de forma incipiente e isso repercute para dentro da docência dos formandos. Para além há cada vez um maior leque de documentos pautando os currículos escolares. Documentações de paginações extensas com o intuito de auxiliar, mas que muitas vezes sequer são folheadas. Por meio deste trabalho apresento em linhas gerais a BNCC, com o enfoque na Geografia, um dos documentos mais importantes atualmente na área educacional. Tal documento alterará toda a modelagem atual da formação pedagógica e da educação escolar.
id UFRGS-2_3ed86582d24abe7d882ae808d58ffaa7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183663
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assunção, Francielle RodriguesCostella, Roselane Zordan2018-10-19T02:43:05Z2018http://hdl.handle.net/10183/183663001075483A presente pesquisa analisa a BNCC, aprovada em 15 de dezembro de 2017, com um recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo as lentes voltadas aos componentes curriculares de Geografia que envolvem a Área de Ciências Humanas. Os objetivos do trabalho são de fomento ao debate sobre a Base Nacional e de reconhecimento das políticas públicas. Verificando se as habilidades de Geografia que compõem a BNCC tem respaldo para os anos posteriores, além de verificar e discutir a implementação da Geografia nos Anos Iniciais. Os cursos de Pedagogia, de forma geral, apresentam em suas arquiteturas curriculares os ensinos da Geografia de forma incipiente e isso repercute para dentro da docência dos formandos. Para além há cada vez um maior leque de documentos pautando os currículos escolares. Documentações de paginações extensas com o intuito de auxiliar, mas que muitas vezes sequer são folheadas. Por meio deste trabalho apresento em linhas gerais a BNCC, com o enfoque na Geografia, um dos documentos mais importantes atualmente na área educacional. Tal documento alterará toda a modelagem atual da formação pedagógica e da educação escolar.application/pdfporGeografiaFormação pedagógicaSéries iniciaisOs Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075483.pdfTexto completoapplication/pdf504595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183663/1/001075483.pdf08dcc809d4ebac3a1cdf6be20f9ae69bMD51TEXT001075483.pdf.txt001075483.pdf.txtExtracted Texttext/plain109956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183663/2/001075483.pdf.txtff2431ebd32cae0163fe171bbaf0cf20MD52THUMBNAIL001075483.pdf.jpg001075483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183663/3/001075483.pdf.jpg6d20e8431773ad737ff911c4e146ab2dMD5310183/1836632018-10-20 03:16:06.896071oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-20T06:16:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
title Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
spellingShingle Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
Assunção, Francielle Rodrigues
Geografia
Formação pedagógica
Séries iniciais
title_short Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
title_full Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
title_fullStr Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
title_full_unstemmed Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
title_sort Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
author Assunção, Francielle Rodrigues
author_facet Assunção, Francielle Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Francielle Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Formação pedagógica
Séries iniciais
topic Geografia
Formação pedagógica
Séries iniciais
description A presente pesquisa analisa a BNCC, aprovada em 15 de dezembro de 2017, com um recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo as lentes voltadas aos componentes curriculares de Geografia que envolvem a Área de Ciências Humanas. Os objetivos do trabalho são de fomento ao debate sobre a Base Nacional e de reconhecimento das políticas públicas. Verificando se as habilidades de Geografia que compõem a BNCC tem respaldo para os anos posteriores, além de verificar e discutir a implementação da Geografia nos Anos Iniciais. Os cursos de Pedagogia, de forma geral, apresentam em suas arquiteturas curriculares os ensinos da Geografia de forma incipiente e isso repercute para dentro da docência dos formandos. Para além há cada vez um maior leque de documentos pautando os currículos escolares. Documentações de paginações extensas com o intuito de auxiliar, mas que muitas vezes sequer são folheadas. Por meio deste trabalho apresento em linhas gerais a BNCC, com o enfoque na Geografia, um dos documentos mais importantes atualmente na área educacional. Tal documento alterará toda a modelagem atual da formação pedagógica e da educação escolar.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-19T02:43:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183663
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075483
url http://hdl.handle.net/10183/183663
identifier_str_mv 001075483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183663/1/001075483.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183663/2/001075483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183663/3/001075483.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 08dcc809d4ebac3a1cdf6be20f9ae69b
ff2431ebd32cae0163fe171bbaf0cf20
6d20e8431773ad737ff911c4e146ab2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447227217215488