Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Roberto Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101756
Resumo: Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem.
id UFRGS-2_3ee8c5a383d89b2c1716157a8902ab01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101756
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, Roberto MachadoMonteiro, Alberto de Oliveira2014-08-23T02:16:25Z2014http://hdl.handle.net/10183/101756000933040Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem.This paper discusses about educational and or methodological differences and similarities found in differents stages of learning judo (iniciation, development and training) within the Bugre Lucena project of the ESEF/UFRGS. The research is qualitative descritive, using as a tool for gathering information through semi-structured interview. It seeks to understand how the Bugre Lucena Project teachers teach their classes, showing the diferences and similarities worked as well as highlighting the focus of these lessons, clarifying if the methods used are meant for competition or for personal building and also to identify the proposed pedagogical progression used in the different stages of learning of this Project. The results indicate that Bugre Lucena Project teachers have their classes based on the principles and labels that Jigoro Kano out as important, which shows a similarity of attitudinal character crafted by teachers in differents stages of education, however, the pedagogic progression and the focus of the classes are differentiated according to each teacher and stage of learning.application/pdfporJudôPedagogia : Educação físicaSport pedagogyTeaching methodologyDiferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933040.pdf000933040.pdfTexto completoapplication/pdf190868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/1/000933040.pdf6bae2e9837047366a0f426a72e23b1fcMD51TEXT000933040.pdf.txt000933040.pdf.txtExtracted Texttext/plain80620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/2/000933040.pdf.txt96e760e625b4d799aab5db88fae2570cMD52THUMBNAIL000933040.pdf.jpg000933040.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/3/000933040.pdf.jpg9b7e6b12e3f137ca1131d959e38bfbb9MD5310183/1017562018-10-22 09:26:04.944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101756Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:26:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
title Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
spellingShingle Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
Cardoso, Roberto Machado
Judô
Pedagogia : Educação física
Sport pedagogy
Teaching methodology
title_short Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
title_full Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
title_fullStr Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
title_full_unstemmed Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
title_sort Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
author Cardoso, Roberto Machado
author_facet Cardoso, Roberto Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Roberto Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
contributor_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Judô
Pedagogia : Educação física
topic Judô
Pedagogia : Educação física
Sport pedagogy
Teaching methodology
dc.subject.eng.fl_str_mv Sport pedagogy
Teaching methodology
description Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-23T02:16:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101756
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933040
url http://hdl.handle.net/10183/101756
identifier_str_mv 000933040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/1/000933040.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/2/000933040.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/3/000933040.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bae2e9837047366a0f426a72e23b1fc
96e760e625b4d799aab5db88fae2570c
9b7e6b12e3f137ca1131d959e38bfbb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469929263104