Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101756 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_3ee8c5a383d89b2c1716157a8902ab01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101756 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Roberto MachadoMonteiro, Alberto de Oliveira2014-08-23T02:16:25Z2014http://hdl.handle.net/10183/101756000933040Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem.This paper discusses about educational and or methodological differences and similarities found in differents stages of learning judo (iniciation, development and training) within the Bugre Lucena project of the ESEF/UFRGS. The research is qualitative descritive, using as a tool for gathering information through semi-structured interview. It seeks to understand how the Bugre Lucena Project teachers teach their classes, showing the diferences and similarities worked as well as highlighting the focus of these lessons, clarifying if the methods used are meant for competition or for personal building and also to identify the proposed pedagogical progression used in the different stages of learning of this Project. The results indicate that Bugre Lucena Project teachers have their classes based on the principles and labels that Jigoro Kano out as important, which shows a similarity of attitudinal character crafted by teachers in differents stages of education, however, the pedagogic progression and the focus of the classes are differentiated according to each teacher and stage of learning.application/pdfporJudôPedagogia : Educação físicaSport pedagogyTeaching methodologyDiferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933040.pdf000933040.pdfTexto completoapplication/pdf190868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/1/000933040.pdf6bae2e9837047366a0f426a72e23b1fcMD51TEXT000933040.pdf.txt000933040.pdf.txtExtracted Texttext/plain80620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/2/000933040.pdf.txt96e760e625b4d799aab5db88fae2570cMD52THUMBNAIL000933040.pdf.jpg000933040.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/3/000933040.pdf.jpg9b7e6b12e3f137ca1131d959e38bfbb9MD5310183/1017562018-10-22 09:26:04.944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101756Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:26:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS |
title |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS |
spellingShingle |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS Cardoso, Roberto Machado Judô Pedagogia : Educação física Sport pedagogy Teaching methodology |
title_short |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS |
title_full |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS |
title_fullStr |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS |
title_sort |
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS |
author |
Cardoso, Roberto Machado |
author_facet |
Cardoso, Roberto Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Roberto Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Alberto de Oliveira |
contributor_str_mv |
Monteiro, Alberto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Judô Pedagogia : Educação física |
topic |
Judô Pedagogia : Educação física Sport pedagogy Teaching methodology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sport pedagogy Teaching methodology |
description |
Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-23T02:16:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101756 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000933040 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101756 |
identifier_str_mv |
000933040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/1/000933040.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/2/000933040.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101756/3/000933040.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bae2e9837047366a0f426a72e23b1fc 96e760e625b4d799aab5db88fae2570c 9b7e6b12e3f137ca1131d959e38bfbb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224469929263104 |