Walt, é você mesmo? uma análise das transformações de Walter White na série televisual Breaking Bad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, Raul dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177724
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso busca investigar como se deu a construção da personagem Walter White na série televisual Breaking Bad e explorar os pontos nos quais seria possível identificar, ao longo do enredo, momentos que evidenciariam as rupturas provocadoras das mudanças pelas quais ela passa durante a história. Além disso, o estudo também procura avaliar o processo de transformação do protagonista na narrativa e refletir acerca das particularidades das séries de televisão, sobretudo as complexas, e compreender como se dá o processo de desenvolvimento dos seres ficcionais nas últimas. A metodologia do trabalho foi composta por cinco etapas. A primeira teve como objetivo principal, a partir da visualização completa de Breaking Bad, de fazer-se um sobrevoo do enredo e recordar a maneira como a trama que tem Walter White como centro se desenvolveu. Após, por meio de duas novas visualizações integrais da narrativa, onde cada uma configurou nova fase metodológica, realizou-se a decupagem de todas as cenas nas quais ele aparece, a fim de criar-se um banco contendo a descrição de cada uma delas, e foram escolhidas as sequências que poderiam ser utilizadas durante a análise Já o quarto momento consistiu na delimitação final dos trechos explorados no estudo e o último pelo exame de todos as sequências selecionadas, onde foram empregadas, predominantemente, a teoria das personagens trazida por autores como Pallottini (1989; 1998), Arantes (2008), Fischer e Nascimento (2012) e outros, e as propostas de análise fílmica desenvolvidas por Vanoye e Goliot-Leté (1994) e Jullier e Marie (2009). Através do capítulo empírico foi possível, então, observar os recursos utilizados na série para a edificação de seu protagonista e como esta o desenvolve de maneira complexa através de sua trajetória ao longo da narrativa, marcando-o como um sujeito multifacetado, tomado por nuances e indeterminações e que apresenta aberturas pelas quais o inesperado pode emergir, sendo, dessa maneira, uma figura de grande profundidade.
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A primeira teve como objetivo principal, a partir da visualização completa de Breaking Bad, de fazer-se um sobrevoo do enredo e recordar a maneira como a trama que tem Walter White como centro se desenvolveu. Após, por meio de duas novas visualizações integrais da narrativa, onde cada uma configurou nova fase metodológica, realizou-se a decupagem de todas as cenas nas quais ele aparece, a fim de criar-se um banco contendo a descrição de cada uma delas, e foram escolhidas as sequências que poderiam ser utilizadas durante a análise Já o quarto momento consistiu na delimitação final dos trechos explorados no estudo e o último pelo exame de todos as sequências selecionadas, onde foram empregadas, predominantemente, a teoria das personagens trazida por autores como Pallottini (1989; 1998), Arantes (2008), Fischer e Nascimento (2012) e outros, e as propostas de análise fílmica desenvolvidas por Vanoye e Goliot-Leté (1994) e Jullier e Marie (2009). Através do capítulo empírico foi possível, então, observar os recursos utilizados na série para a edificação de seu protagonista e como esta o desenvolve de maneira complexa através de sua trajetória ao longo da narrativa, marcando-o como um sujeito multifacetado, tomado por nuances e indeterminações e que apresenta aberturas pelas quais o inesperado pode emergir, sendo, dessa maneira, uma figura de grande profundidade.This Undergraduate Thesis aims to investigate the construction of the character Walter White in the television series Breaking Bad and explore the points in which was possible to identify, throughout the plot, moments that would show provocative ruptures of the changes which he faces during the story. Moreover, the study also attempts to survey the process of transformation of the protagonist in the narrative and think the particularities of the television series, especially the complex ones, and understand how the development process of the fictional beings, in the latest ones, takes place. The methodology of the workpiece was composed of five stages. The first one had as main objective, from the complete visualization of Breaking Bad, to make an overflight of the story and to remember the way the plot, which has White Walter as the central character, has developed. After that, through two new complete visualizations of the narrative, each one setting up a new methodological phase, a selection of all the scenes in which he appears was made in order to create a file containing each one’s description, and the sequences that could be used during the analysis were chosen The fourth moment consisted of the final delimitation of the excerpts explored in the study and the last one by the examination of all the selected sequences, in which the theory of the characters, brought by authors such as Pallottini (1989, 1998), Arantes (2008) Fischer and Nascimento (2012) and others, and the proposals of film analysis developed by Vanoye and Goliot-Leté (1994) and Jullier and Marie (2009), was applied. Through the empirical chapter it was then possible to observe the resources used to build its protagonist and how it has developed him in a complex way on his journey throughout the narrative, turning him into a multifaceted subject, taken by nuances and uncertainties and presenting openings by which the unexpected can emerge, being, in this way, a figure of great depth.application/pdfporNarrativaWalter White (Personagem)Television SeriesComplex NarrativeCharacterWalt, é você mesmo? uma análise das transformações de Walter White na série televisual Breaking Badinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062665.pdf001062665.pdfTexto completoapplication/pdf2928101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177724/1/001062665.pdf0eee5e8d5dc5e9c010fda8bba6d83582MD51TEXT001062665.pdf.txt001062665.pdf.txtExtracted Texttext/plain225449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177724/2/001062665.pdf.txtb4d9c706b1973cb24c26744666145316MD5210183/1777242018-05-11 02:33:40.54477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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