Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charczuk, Simone Bicca
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141240
Resumo: Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais as concepções de interdisciplinaridade, as aprendizagens construídas no trabalho de tutoria, as dificuldades/desafios encontrados e as estratégias de intervenção desenvolvidas por tutores de sede do curso de pedagogia a distância da UFRGS que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por email. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. As aprendizagens construídas giraram em torno do conteúdo das interdisciplinas, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e da própria função de tutor. As dificuldades/desafios compreenderam as intervenções em conteúdos específicos das interdisciplinas, apropriação da função de tutor e integração da equipe. Finalmente, as estratégias de intervenção corresponderam à leitura do material da interdisciplina, diálogo com professores/colegas e estabelecimento de relações entre a interdisciplina e a formação na graduação. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.
id UFRGS-2_3f2c651ee6331dc6704eff18758c4bfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Charczuk, Simone BiccaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-05-18T02:07:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/141240000992251Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais as concepções de interdisciplinaridade, as aprendizagens construídas no trabalho de tutoria, as dificuldades/desafios encontrados e as estratégias de intervenção desenvolvidas por tutores de sede do curso de pedagogia a distância da UFRGS que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por email. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. As aprendizagens construídas giraram em torno do conteúdo das interdisciplinas, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e da própria função de tutor. As dificuldades/desafios compreenderam as intervenções em conteúdos específicos das interdisciplinas, apropriação da função de tutor e integração da equipe. Finalmente, as estratégias de intervenção corresponderam à leitura do material da interdisciplina, diálogo com professores/colegas e estabelecimento de relações entre a interdisciplina e a formação na graduação. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.application/pdfporEnsino a distânciaConcepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoEspecialização em Tutoria Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992251.pdf000992251.pdfTexto completoapplication/pdf434134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141240/1/000992251.pdf4d0b642ed81bd1bd92fdabd872e17a76MD51TEXT000992251.pdf.txt000992251.pdf.txtExtracted Texttext/plain49404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141240/2/000992251.pdf.txt753b40fdabb798f1e6d4224cd87b6e09MD52THUMBNAIL000992251.pdf.jpg000992251.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141240/3/000992251.pdf.jpg1839baf5c0dff554a5686c5c5aa690ddMD5310183/1412402021-12-06 05:33:46.87897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
title Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
spellingShingle Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
Charczuk, Simone Bicca
Ensino a distância
title_short Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
title_full Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
title_fullStr Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
title_full_unstemmed Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
title_sort Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
author Charczuk, Simone Bicca
author_facet Charczuk, Simone Bicca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charczuk, Simone Bicca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
topic Ensino a distância
description Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais as concepções de interdisciplinaridade, as aprendizagens construídas no trabalho de tutoria, as dificuldades/desafios encontrados e as estratégias de intervenção desenvolvidas por tutores de sede do curso de pedagogia a distância da UFRGS que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por email. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. As aprendizagens construídas giraram em torno do conteúdo das interdisciplinas, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e da própria função de tutor. As dificuldades/desafios compreenderam as intervenções em conteúdos específicos das interdisciplinas, apropriação da função de tutor e integração da equipe. Finalmente, as estratégias de intervenção corresponderam à leitura do material da interdisciplina, diálogo com professores/colegas e estabelecimento de relações entre a interdisciplina e a formação na graduação. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-18T02:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141240
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992251
url http://hdl.handle.net/10183/141240
identifier_str_mv 000992251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141240/1/000992251.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141240/2/000992251.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141240/3/000992251.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d0b642ed81bd1bd92fdabd872e17a76
753b40fdabb798f1e6d4224cd87b6e09
1839baf5c0dff554a5686c5c5aa690dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447173617156096