Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141240 |
Resumo: | Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais as concepções de interdisciplinaridade, as aprendizagens construídas no trabalho de tutoria, as dificuldades/desafios encontrados e as estratégias de intervenção desenvolvidas por tutores de sede do curso de pedagogia a distância da UFRGS que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por email. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. As aprendizagens construídas giraram em torno do conteúdo das interdisciplinas, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e da própria função de tutor. As dificuldades/desafios compreenderam as intervenções em conteúdos específicos das interdisciplinas, apropriação da função de tutor e integração da equipe. Finalmente, as estratégias de intervenção corresponderam à leitura do material da interdisciplina, diálogo com professores/colegas e estabelecimento de relações entre a interdisciplina e a formação na graduação. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo. |
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