Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986 |
Resumo: | Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo. |
id |
UNESP-35_8d795469e431957560441e0802447243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1986 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridadeTutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância.Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/198610.36311/1984-1655.2009.v2n4.1986Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009)1984-165510.5555/repeg.v2i4reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986/1638Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCharczuk, Simone BiccaMarques, Tania Beatriz Iwaszko2022-02-02T17:08:47Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1986Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:08:47Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade |
title |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade Charczuk, Simone Bicca Tutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância. |
title_short |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade |
title_full |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade |
title_sort |
Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade |
author |
Charczuk, Simone Bicca |
author_facet |
Charczuk, Simone Bicca Marques, Tania Beatriz Iwaszko |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Tania Beatriz Iwaszko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca Marques, Tania Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância. |
topic |
Tutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância. |
description |
Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986 10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1986 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986/1638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009) 1984-1655 10.5555/repeg.v2i4 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037766000640 |