Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charczuk, Simone Bicca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Tania Beatriz Iwaszko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986
Resumo: Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.
id UNESP-35_8d795469e431957560441e0802447243
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1986
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridadeTutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância.Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/198610.36311/1984-1655.2009.v2n4.1986Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009)1984-165510.5555/repeg.v2i4reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986/1638Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCharczuk, Simone BiccaMarques, Tania Beatriz Iwaszko2022-02-02T17:08:47Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1986Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:08:47Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
title Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
spellingShingle Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
Charczuk, Simone Bicca
Tutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância.
title_short Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
title_full Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
title_fullStr Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
title_sort Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
author Charczuk, Simone Bicca
author_facet Charczuk, Simone Bicca
Marques, Tania Beatriz Iwaszko
author_role author
author2 Marques, Tania Beatriz Iwaszko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charczuk, Simone Bicca
Marques, Tania Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância.
topic Tutoria; Interdisciplinaridade; Educação a distância.
description Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986
10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1986
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1986/1638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009)
1984-1655
10.5555/repeg.v2i4
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037766000640