A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169540 |
Resumo: | O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as barreiras físicas no contexto do estudo, analisar os dados coletados por meio de imagens das barreiras em via pública e avaliar as necessidades para acessibilidade de todos com enfoque na educação para o trânsito. O contexto do estudo consiste na avenida Assis Brasil, entre o Viaduto Obirici e o Terminal Triângulo. Trata sobre a educação no trânsito, conceito, perspectivas, realidade mostrando como está a situação educacional para o trânsito nesse período. Elenca as legislações pertinentes a esse estudo nos âmbitos federal, estadual e municipal, que tratam sobre trânsito e acessibilidade. Aborda a acessibilidade, seu histórico, definição, pontos relevantes sobre o assunto. Apresenta a metodologia utilizada para o trabalho, com o tipo de pesquisa realizada e os instrumentos de coleta de dados aplicados. Refere um breve contexto sobre a rua selecionada para este estudo, com seu histórico e crescimento até os dias atuais. Por fim, são apresentados os dados coletados e a análise destes em conformidade com os autores estudados no referencial teórico. |
id |
UFRGS-2_3f3294db61ed8a6cbc4b7690a2ff7dae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169540 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Polonski, Natan WalterMoro, Eliane Lourdes da Silva2017-10-18T05:37:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/169540001048910O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as barreiras físicas no contexto do estudo, analisar os dados coletados por meio de imagens das barreiras em via pública e avaliar as necessidades para acessibilidade de todos com enfoque na educação para o trânsito. O contexto do estudo consiste na avenida Assis Brasil, entre o Viaduto Obirici e o Terminal Triângulo. Trata sobre a educação no trânsito, conceito, perspectivas, realidade mostrando como está a situação educacional para o trânsito nesse período. Elenca as legislações pertinentes a esse estudo nos âmbitos federal, estadual e municipal, que tratam sobre trânsito e acessibilidade. Aborda a acessibilidade, seu histórico, definição, pontos relevantes sobre o assunto. Apresenta a metodologia utilizada para o trabalho, com o tipo de pesquisa realizada e os instrumentos de coleta de dados aplicados. Refere um breve contexto sobre a rua selecionada para este estudo, com seu histórico e crescimento até os dias atuais. Por fim, são apresentados os dados coletados e a análise destes em conformidade com os autores estudados no referencial teórico.The paper deals with how education in traffic influences accessibility on public roads. From the research problem that is: What are the barriers to the route and accessibility, in the public highway, that contribute to traffic education, in an avenue in the north of Porto Alegre / RS? Checks accessibility for all, through physical barriers, on a public highway, as a contribution to education in traffic. It presents as specific objectives to identify the physical barriers in the context of the study, to analyze the collected data by means of images of the barriers in public way and to evaluate the needs for accessibility of all with focus in the education for the traffic. The context of the study consists of the Assis Brasil Avenue, between the Obirici Viaduct and the Triângulo Terminal. It deals with education in traffic, concept, perspectives, reality showing how the educational situation is for traffic in this period. It drafts legislation pertinent to this study at the federal, state and municipal levels, dealing with transit and accessibility. It addresses accessibility, its history, definition, relevant points on the subject. It presents the methodology used for the work, with the type of research carried out and the instruments of data collection applied. It refers to a brief context about the street selected for this study, with its history and growth to the present day. Finally, the collected data and the analysis of these are presented in agreement with the authors studied in the theoretical reference.application/pdfporEducação para o trânsitoEstudo de usuárioAcessibilidadeEducation for trafficMobilityAccessibilityA educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048910.pdf001048910.pdfTexto completoapplication/pdf8045933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/1/001048910.pdf8a1e73a0746a38020e0f5beb0acd6890MD51TEXT001048910.pdf.txt001048910.pdf.txtExtracted Texttext/plain107331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/2/001048910.pdf.txtcdc30584a788564e64ba77e57c6632feMD52THUMBNAIL001048910.pdf.jpg001048910.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/3/001048910.pdf.jpg5ab45954c34eea2fcc11b03850bf08d4MD5310183/1695402018-10-29 09:05:19.726oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:05:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS |
title |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS |
spellingShingle |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS Polonski, Natan Walter Educação para o trânsito Estudo de usuário Acessibilidade Education for traffic Mobility Accessibility |
title_short |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS |
title_full |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS |
title_fullStr |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS |
title_full_unstemmed |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS |
title_sort |
A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS |
author |
Polonski, Natan Walter |
author_facet |
Polonski, Natan Walter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polonski, Natan Walter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para o trânsito Estudo de usuário Acessibilidade |
topic |
Educação para o trânsito Estudo de usuário Acessibilidade Education for traffic Mobility Accessibility |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education for traffic Mobility Accessibility |
description |
O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as barreiras físicas no contexto do estudo, analisar os dados coletados por meio de imagens das barreiras em via pública e avaliar as necessidades para acessibilidade de todos com enfoque na educação para o trânsito. O contexto do estudo consiste na avenida Assis Brasil, entre o Viaduto Obirici e o Terminal Triângulo. Trata sobre a educação no trânsito, conceito, perspectivas, realidade mostrando como está a situação educacional para o trânsito nesse período. Elenca as legislações pertinentes a esse estudo nos âmbitos federal, estadual e municipal, que tratam sobre trânsito e acessibilidade. Aborda a acessibilidade, seu histórico, definição, pontos relevantes sobre o assunto. Apresenta a metodologia utilizada para o trabalho, com o tipo de pesquisa realizada e os instrumentos de coleta de dados aplicados. Refere um breve contexto sobre a rua selecionada para este estudo, com seu histórico e crescimento até os dias atuais. Por fim, são apresentados os dados coletados e a análise destes em conformidade com os autores estudados no referencial teórico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-18T05:37:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169540 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048910 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169540 |
identifier_str_mv |
001048910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/1/001048910.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/2/001048910.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/3/001048910.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a1e73a0746a38020e0f5beb0acd6890 cdc30584a788564e64ba77e57c6632fe 5ab45954c34eea2fcc11b03850bf08d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447205001035776 |