A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polonski, Natan Walter
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169540
Resumo: O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as barreiras físicas no contexto do estudo, analisar os dados coletados por meio de imagens das barreiras em via pública e avaliar as necessidades para acessibilidade de todos com enfoque na educação para o trânsito. O contexto do estudo consiste na avenida Assis Brasil, entre o Viaduto Obirici e o Terminal Triângulo. Trata sobre a educação no trânsito, conceito, perspectivas, realidade mostrando como está a situação educacional para o trânsito nesse período. Elenca as legislações pertinentes a esse estudo nos âmbitos federal, estadual e municipal, que tratam sobre trânsito e acessibilidade. Aborda a acessibilidade, seu histórico, definição, pontos relevantes sobre o assunto. Apresenta a metodologia utilizada para o trabalho, com o tipo de pesquisa realizada e os instrumentos de coleta de dados aplicados. Refere um breve contexto sobre a rua selecionada para este estudo, com seu histórico e crescimento até os dias atuais. Por fim, são apresentados os dados coletados e a análise destes em conformidade com os autores estudados no referencial teórico.
id UFRGS-2_3f3294db61ed8a6cbc4b7690a2ff7dae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169540
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Polonski, Natan WalterMoro, Eliane Lourdes da Silva2017-10-18T05:37:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/169540001048910O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as barreiras físicas no contexto do estudo, analisar os dados coletados por meio de imagens das barreiras em via pública e avaliar as necessidades para acessibilidade de todos com enfoque na educação para o trânsito. O contexto do estudo consiste na avenida Assis Brasil, entre o Viaduto Obirici e o Terminal Triângulo. Trata sobre a educação no trânsito, conceito, perspectivas, realidade mostrando como está a situação educacional para o trânsito nesse período. Elenca as legislações pertinentes a esse estudo nos âmbitos federal, estadual e municipal, que tratam sobre trânsito e acessibilidade. Aborda a acessibilidade, seu histórico, definição, pontos relevantes sobre o assunto. Apresenta a metodologia utilizada para o trabalho, com o tipo de pesquisa realizada e os instrumentos de coleta de dados aplicados. Refere um breve contexto sobre a rua selecionada para este estudo, com seu histórico e crescimento até os dias atuais. Por fim, são apresentados os dados coletados e a análise destes em conformidade com os autores estudados no referencial teórico.The paper deals with how education in traffic influences accessibility on public roads. From the research problem that is: What are the barriers to the route and accessibility, in the public highway, that contribute to traffic education, in an avenue in the north of Porto Alegre / RS? Checks accessibility for all, through physical barriers, on a public highway, as a contribution to education in traffic. It presents as specific objectives to identify the physical barriers in the context of the study, to analyze the collected data by means of images of the barriers in public way and to evaluate the needs for accessibility of all with focus in the education for the traffic. The context of the study consists of the Assis Brasil Avenue, between the Obirici Viaduct and the Triângulo Terminal. It deals with education in traffic, concept, perspectives, reality showing how the educational situation is for traffic in this period. It drafts legislation pertinent to this study at the federal, state and municipal levels, dealing with transit and accessibility. It addresses accessibility, its history, definition, relevant points on the subject. It presents the methodology used for the work, with the type of research carried out and the instruments of data collection applied. It refers to a brief context about the street selected for this study, with its history and growth to the present day. Finally, the collected data and the analysis of these are presented in agreement with the authors studied in the theoretical reference.application/pdfporEducação para o trânsitoEstudo de usuárioAcessibilidadeEducation for trafficMobilityAccessibilityA educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048910.pdf001048910.pdfTexto completoapplication/pdf8045933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/1/001048910.pdf8a1e73a0746a38020e0f5beb0acd6890MD51TEXT001048910.pdf.txt001048910.pdf.txtExtracted Texttext/plain107331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/2/001048910.pdf.txtcdc30584a788564e64ba77e57c6632feMD52THUMBNAIL001048910.pdf.jpg001048910.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/3/001048910.pdf.jpg5ab45954c34eea2fcc11b03850bf08d4MD5310183/1695402018-10-29 09:05:19.726oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:05:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
title A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
spellingShingle A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
Polonski, Natan Walter
Educação para o trânsito
Estudo de usuário
Acessibilidade
Education for traffic
Mobility
Accessibility
title_short A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
title_full A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
title_fullStr A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
title_full_unstemmed A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
title_sort A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
author Polonski, Natan Walter
author_facet Polonski, Natan Walter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polonski, Natan Walter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o trânsito
Estudo de usuário
Acessibilidade
topic Educação para o trânsito
Estudo de usuário
Acessibilidade
Education for traffic
Mobility
Accessibility
dc.subject.eng.fl_str_mv Education for traffic
Mobility
Accessibility
description O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as barreiras físicas no contexto do estudo, analisar os dados coletados por meio de imagens das barreiras em via pública e avaliar as necessidades para acessibilidade de todos com enfoque na educação para o trânsito. O contexto do estudo consiste na avenida Assis Brasil, entre o Viaduto Obirici e o Terminal Triângulo. Trata sobre a educação no trânsito, conceito, perspectivas, realidade mostrando como está a situação educacional para o trânsito nesse período. Elenca as legislações pertinentes a esse estudo nos âmbitos federal, estadual e municipal, que tratam sobre trânsito e acessibilidade. Aborda a acessibilidade, seu histórico, definição, pontos relevantes sobre o assunto. Apresenta a metodologia utilizada para o trabalho, com o tipo de pesquisa realizada e os instrumentos de coleta de dados aplicados. Refere um breve contexto sobre a rua selecionada para este estudo, com seu histórico e crescimento até os dias atuais. Por fim, são apresentados os dados coletados e a análise destes em conformidade com os autores estudados no referencial teórico.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:37:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169540
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048910
url http://hdl.handle.net/10183/169540
identifier_str_mv 001048910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/1/001048910.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/2/001048910.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169540/3/001048910.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a1e73a0746a38020e0f5beb0acd6890
cdc30584a788564e64ba77e57c6632fe
5ab45954c34eea2fcc11b03850bf08d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447205001035776