O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurski, Rose
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Stéphanie Strzykalski e, Perrone, Cláudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250164
Resumo: Neste artigo, partimos da noção de que a complexidade dos aspectos clínicos e educacionais apresentada pela adolescência contemporânea evoca questões de ordem ético-política, social e individual. Renovando a aposta na torção irredutível entre o social e o psíquico e, concomitantemente, recusando explicações simplistas de causas puramente orgânicas, buscamos problematizar o aumento preocupante do mal-estar juvenil de nosso tempo, revelado por crescentes índices de depressão e suicídio de jovens brasileiros. De que forma os adolescentes têm vivenciado a mais delicada das passagens subjetivas em meio às configurações do laço atual? O que tais manifestações sintomáticas tem a nos dizer sobre as condições de nosso tempo histórico? O que não vai bem com essa turma que, tantas vezes, insiste em nos perguntar " tá ligado"? Quais interlocuções podem ser pensadas entre a problemática social e o campo da educação? Essas e outras questões foram desdobradas a partir de uma retomada do tema da adolescência na perspectiva psicanalítica. Na sequência, foi analisado um episódio de nossa história recente que, de modo complexo, articula temas como violência, laço social, suicídio, adolescência e ambiente escolar: o Massacre de Suzano. Por fim, recolhendo algumas falas de expoentes políticos de nossa sociedade, buscamos refletir sobre os efeitos psíquicos de uma adolescência vivida em meio à propagação de discursos de ódio assentados em políticas de morte.
id UFRGS-2_3f4ab38d0f451169001086d4502717cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gurski, RoseSilva, Stéphanie Strzykalski ePerrone, Cláudia Maria2022-10-22T05:01:19Z20200101-4838http://hdl.handle.net/10183/250164001147828Neste artigo, partimos da noção de que a complexidade dos aspectos clínicos e educacionais apresentada pela adolescência contemporânea evoca questões de ordem ético-política, social e individual. Renovando a aposta na torção irredutível entre o social e o psíquico e, concomitantemente, recusando explicações simplistas de causas puramente orgânicas, buscamos problematizar o aumento preocupante do mal-estar juvenil de nosso tempo, revelado por crescentes índices de depressão e suicídio de jovens brasileiros. De que forma os adolescentes têm vivenciado a mais delicada das passagens subjetivas em meio às configurações do laço atual? O que tais manifestações sintomáticas tem a nos dizer sobre as condições de nosso tempo histórico? O que não vai bem com essa turma que, tantas vezes, insiste em nos perguntar " tá ligado"? Quais interlocuções podem ser pensadas entre a problemática social e o campo da educação? Essas e outras questões foram desdobradas a partir de uma retomada do tema da adolescência na perspectiva psicanalítica. Na sequência, foi analisado um episódio de nossa história recente que, de modo complexo, articula temas como violência, laço social, suicídio, adolescência e ambiente escolar: o Massacre de Suzano. Por fim, recolhendo algumas falas de expoentes políticos de nossa sociedade, buscamos refletir sobre os efeitos psíquicos de uma adolescência vivida em meio à propagação de discursos de ódio assentados em políticas de morte.In this article, we start from the notion that the complexity of clinical and educational aspects presented by contemporary adolescence evokes ethical, political, social and individual issues. Renewing the bet on the irreducible twist between the social and the psychic and, at the same time, refusing simplistic explanations of purely organic causes, we seek to problematize the worrying increase in the youth malaise of our time, revealed by increasing rates of depression and suicide among young Brazilians. How have teenagers experienced the most delicate of subjective passages in the midst of the configurations of the current bond? What do such symptomatic manifestations have to say to us about the conditions of our historical time? What does not go well with this group that, so often, insists on asking us "you know?". What interlocutions can be thought about between this social problem and the field of education? These and other questions were developed from a return to the theme of adolescence from a psychoanalytic perspective. Then, an episode from our recent history was analyzed, which, in a complex way, articulates themes such as violence, social ties, suicide, adolescence and school environment: the Suzano Massacre. Finally, gathering some speeches by political exponents of our society, we seek to reflect on the psychic effects of an adolescence lived in the midst of the spread of hate speech based on death policies.En este artículo partimos de la noción de que la complejidad de los aspectos clínicos y educativos que presenta la adolescencia contemporánea evoca cuestiones éticas, políticas, sociales e individuales. Renovando la apuesta por el giro irreductible entre lo social y lo psíquico y, al mismo tiempo, rechazando explicaciones simplistas de causas puramente orgánicas, buscamos problematizar el preocupante aumento del malestar juvenil de nuestro tiempo, revelado por los crecientes índices de depresión y suicidio entre los jóvenes brasileños. ¿Cómo han vivido los adolescentes el más delicado de los pasajes subjetivos en medio de las configuraciones del vínculo actual? ¿Qué nos dicen estas manifestaciones sintomáticas sobre las condiciones de nuestro tiempo histórico? ¿Qué no le va bien a este grupo que, tantas veces, insiste en preguntarnos "ya sabes"? ¿Qué interlocuciones se pueden pensar entre este problema social y el campo de la educación? Estas y otras preguntas se desarrollaron a partir de un regreso al tema de la adolescencia desde una perspectiva psicoanalítica. Luego, se analizó un episodio de nuestra historia reciente que, de manera compleja, articula temas como la violencia, los lazos sociales, el suicidio, la adolescencia y el ambiente escolar: la Masacre de Suzano. Finalmente, recogiendo algunos discursos de exponentes políticos de nuestra sociedad, buscamos reflexionar sobre los efectos psíquicos de una adolescencia vivida en medio de la difusión del discurso de odio basado en políticas de muerte.application/pdfporTempo psicanalítico. Rio de janeiro. Vol. 52, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 357-383SuicidioNecropolíticaSuicídioAdolescenteViolência escolarPsychoanalysisAdolescenceEducationSuicideDeath policiesAdolescenciaPsicoanálisisEducaciónPolíticas de muerteO despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educaçãoThe awakening of adolescence, youth suicide and current death policies : issues for the field of educationEl despertar de la adolescencia, el suicidio juvenil y las políticas actuales de muerte : temas para el campo de la educacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147828.pdf.txt001147828.pdf.txtExtracted Texttext/plain64086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/2/001147828.pdf.txt5045ad8459aa8cebc1030393fa4357deMD52ORIGINAL001147828.pdfTexto completoapplication/pdf239681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/1/001147828.pdfdfa9608ee0c60e1c5a1baaa53223d74eMD5110183/2501642024-03-28 06:22:06.454868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-28T09:22:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The awakening of adolescence, youth suicide and current death policies : issues for the field of education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El despertar de la adolescencia, el suicidio juvenil y las políticas actuales de muerte : temas para el campo de la educación
title O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
spellingShingle O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
Gurski, Rose
Suicidio
Necropolítica
Suicídio
Adolescente
Violência escolar
Psychoanalysis
Adolescence
Education
Suicide
Death policies
Adolescencia
Psicoanálisis
Educación
Políticas de muerte
title_short O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
title_full O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
title_fullStr O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
title_full_unstemmed O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
title_sort O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
author Gurski, Rose
author_facet Gurski, Rose
Silva, Stéphanie Strzykalski e
Perrone, Cláudia Maria
author_role author
author2 Silva, Stéphanie Strzykalski e
Perrone, Cláudia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurski, Rose
Silva, Stéphanie Strzykalski e
Perrone, Cláudia Maria
dc.subject.fr.fl_str_mv Suicidio
topic Suicidio
Necropolítica
Suicídio
Adolescente
Violência escolar
Psychoanalysis
Adolescence
Education
Suicide
Death policies
Adolescencia
Psicoanálisis
Educación
Políticas de muerte
dc.subject.por.fl_str_mv Necropolítica
Suicídio
Adolescente
Violência escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Adolescence
Education
Suicide
Death policies
dc.subject.spa.fl_str_mv Adolescencia
Psicoanálisis
Educación
Políticas de muerte
description Neste artigo, partimos da noção de que a complexidade dos aspectos clínicos e educacionais apresentada pela adolescência contemporânea evoca questões de ordem ético-política, social e individual. Renovando a aposta na torção irredutível entre o social e o psíquico e, concomitantemente, recusando explicações simplistas de causas puramente orgânicas, buscamos problematizar o aumento preocupante do mal-estar juvenil de nosso tempo, revelado por crescentes índices de depressão e suicídio de jovens brasileiros. De que forma os adolescentes têm vivenciado a mais delicada das passagens subjetivas em meio às configurações do laço atual? O que tais manifestações sintomáticas tem a nos dizer sobre as condições de nosso tempo histórico? O que não vai bem com essa turma que, tantas vezes, insiste em nos perguntar " tá ligado"? Quais interlocuções podem ser pensadas entre a problemática social e o campo da educação? Essas e outras questões foram desdobradas a partir de uma retomada do tema da adolescência na perspectiva psicanalítica. Na sequência, foi analisado um episódio de nossa história recente que, de modo complexo, articula temas como violência, laço social, suicídio, adolescência e ambiente escolar: o Massacre de Suzano. Por fim, recolhendo algumas falas de expoentes políticos de nossa sociedade, buscamos refletir sobre os efeitos psíquicos de uma adolescência vivida em meio à propagação de discursos de ódio assentados em políticas de morte.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-22T05:01:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250164
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-4838
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147828
identifier_str_mv 0101-4838
001147828
url http://hdl.handle.net/10183/250164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tempo psicanalítico. Rio de janeiro. Vol. 52, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 357-383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/2/001147828.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/1/001147828.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5045ad8459aa8cebc1030393fa4357de
dfa9608ee0c60e1c5a1baaa53223d74e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071714369537