O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250164 |
Resumo: | Neste artigo, partimos da noção de que a complexidade dos aspectos clínicos e educacionais apresentada pela adolescência contemporânea evoca questões de ordem ético-política, social e individual. Renovando a aposta na torção irredutível entre o social e o psíquico e, concomitantemente, recusando explicações simplistas de causas puramente orgânicas, buscamos problematizar o aumento preocupante do mal-estar juvenil de nosso tempo, revelado por crescentes índices de depressão e suicídio de jovens brasileiros. De que forma os adolescentes têm vivenciado a mais delicada das passagens subjetivas em meio às configurações do laço atual? O que tais manifestações sintomáticas tem a nos dizer sobre as condições de nosso tempo histórico? O que não vai bem com essa turma que, tantas vezes, insiste em nos perguntar " tá ligado"? Quais interlocuções podem ser pensadas entre a problemática social e o campo da educação? Essas e outras questões foram desdobradas a partir de uma retomada do tema da adolescência na perspectiva psicanalítica. Na sequência, foi analisado um episódio de nossa história recente que, de modo complexo, articula temas como violência, laço social, suicídio, adolescência e ambiente escolar: o Massacre de Suzano. Por fim, recolhendo algumas falas de expoentes políticos de nossa sociedade, buscamos refletir sobre os efeitos psíquicos de uma adolescência vivida em meio à propagação de discursos de ódio assentados em políticas de morte. |
id |
UFRGS-2_3f4ab38d0f451169001086d4502717cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250164 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gurski, RoseSilva, Stéphanie Strzykalski ePerrone, Cláudia Maria2022-10-22T05:01:19Z20200101-4838http://hdl.handle.net/10183/250164001147828Neste artigo, partimos da noção de que a complexidade dos aspectos clínicos e educacionais apresentada pela adolescência contemporânea evoca questões de ordem ético-política, social e individual. Renovando a aposta na torção irredutível entre o social e o psíquico e, concomitantemente, recusando explicações simplistas de causas puramente orgânicas, buscamos problematizar o aumento preocupante do mal-estar juvenil de nosso tempo, revelado por crescentes índices de depressão e suicídio de jovens brasileiros. De que forma os adolescentes têm vivenciado a mais delicada das passagens subjetivas em meio às configurações do laço atual? O que tais manifestações sintomáticas tem a nos dizer sobre as condições de nosso tempo histórico? O que não vai bem com essa turma que, tantas vezes, insiste em nos perguntar " tá ligado"? Quais interlocuções podem ser pensadas entre a problemática social e o campo da educação? Essas e outras questões foram desdobradas a partir de uma retomada do tema da adolescência na perspectiva psicanalítica. Na sequência, foi analisado um episódio de nossa história recente que, de modo complexo, articula temas como violência, laço social, suicídio, adolescência e ambiente escolar: o Massacre de Suzano. Por fim, recolhendo algumas falas de expoentes políticos de nossa sociedade, buscamos refletir sobre os efeitos psíquicos de uma adolescência vivida em meio à propagação de discursos de ódio assentados em políticas de morte.In this article, we start from the notion that the complexity of clinical and educational aspects presented by contemporary adolescence evokes ethical, political, social and individual issues. Renewing the bet on the irreducible twist between the social and the psychic and, at the same time, refusing simplistic explanations of purely organic causes, we seek to problematize the worrying increase in the youth malaise of our time, revealed by increasing rates of depression and suicide among young Brazilians. How have teenagers experienced the most delicate of subjective passages in the midst of the configurations of the current bond? What do such symptomatic manifestations have to say to us about the conditions of our historical time? What does not go well with this group that, so often, insists on asking us "you know?". What interlocutions can be thought about between this social problem and the field of education? These and other questions were developed from a return to the theme of adolescence from a psychoanalytic perspective. Then, an episode from our recent history was analyzed, which, in a complex way, articulates themes such as violence, social ties, suicide, adolescence and school environment: the Suzano Massacre. Finally, gathering some speeches by political exponents of our society, we seek to reflect on the psychic effects of an adolescence lived in the midst of the spread of hate speech based on death policies.En este artículo partimos de la noción de que la complejidad de los aspectos clínicos y educativos que presenta la adolescencia contemporánea evoca cuestiones éticas, políticas, sociales e individuales. Renovando la apuesta por el giro irreductible entre lo social y lo psíquico y, al mismo tiempo, rechazando explicaciones simplistas de causas puramente orgánicas, buscamos problematizar el preocupante aumento del malestar juvenil de nuestro tiempo, revelado por los crecientes índices de depresión y suicidio entre los jóvenes brasileños. ¿Cómo han vivido los adolescentes el más delicado de los pasajes subjetivos en medio de las configuraciones del vínculo actual? ¿Qué nos dicen estas manifestaciones sintomáticas sobre las condiciones de nuestro tiempo histórico? ¿Qué no le va bien a este grupo que, tantas veces, insiste en preguntarnos "ya sabes"? ¿Qué interlocuciones se pueden pensar entre este problema social y el campo de la educación? Estas y otras preguntas se desarrollaron a partir de un regreso al tema de la adolescencia desde una perspectiva psicoanalítica. Luego, se analizó un episodio de nuestra historia reciente que, de manera compleja, articula temas como la violencia, los lazos sociales, el suicidio, la adolescencia y el ambiente escolar: la Masacre de Suzano. Finalmente, recogiendo algunos discursos de exponentes políticos de nuestra sociedad, buscamos reflexionar sobre los efectos psíquicos de una adolescencia vivida en medio de la difusión del discurso de odio basado en políticas de muerte.application/pdfporTempo psicanalítico. Rio de janeiro. Vol. 52, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 357-383SuicidioNecropolíticaSuicídioAdolescenteViolência escolarPsychoanalysisAdolescenceEducationSuicideDeath policiesAdolescenciaPsicoanálisisEducaciónPolíticas de muerteO despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educaçãoThe awakening of adolescence, youth suicide and current death policies : issues for the field of educationEl despertar de la adolescencia, el suicidio juvenil y las políticas actuales de muerte : temas para el campo de la educacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147828.pdf.txt001147828.pdf.txtExtracted Texttext/plain64086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/2/001147828.pdf.txt5045ad8459aa8cebc1030393fa4357deMD52ORIGINAL001147828.pdfTexto completoapplication/pdf239681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/1/001147828.pdfdfa9608ee0c60e1c5a1baaa53223d74eMD5110183/2501642024-03-28 06:22:06.454868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-28T09:22:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The awakening of adolescence, youth suicide and current death policies : issues for the field of education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El despertar de la adolescencia, el suicidio juvenil y las políticas actuales de muerte : temas para el campo de la educación |
title |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação |
spellingShingle |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação Gurski, Rose Suicidio Necropolítica Suicídio Adolescente Violência escolar Psychoanalysis Adolescence Education Suicide Death policies Adolescencia Psicoanálisis Educación Políticas de muerte |
title_short |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação |
title_full |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação |
title_fullStr |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação |
title_full_unstemmed |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação |
title_sort |
O despertar da adolescência, o suicídio juvenil e as atuais políticas de morte : questões para o campo da educação |
author |
Gurski, Rose |
author_facet |
Gurski, Rose Silva, Stéphanie Strzykalski e Perrone, Cláudia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Stéphanie Strzykalski e Perrone, Cláudia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gurski, Rose Silva, Stéphanie Strzykalski e Perrone, Cláudia Maria |
dc.subject.fr.fl_str_mv |
Suicidio |
topic |
Suicidio Necropolítica Suicídio Adolescente Violência escolar Psychoanalysis Adolescence Education Suicide Death policies Adolescencia Psicoanálisis Educación Políticas de muerte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necropolítica Suicídio Adolescente Violência escolar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychoanalysis Adolescence Education Suicide Death policies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Adolescencia Psicoanálisis Educación Políticas de muerte |
description |
Neste artigo, partimos da noção de que a complexidade dos aspectos clínicos e educacionais apresentada pela adolescência contemporânea evoca questões de ordem ético-política, social e individual. Renovando a aposta na torção irredutível entre o social e o psíquico e, concomitantemente, recusando explicações simplistas de causas puramente orgânicas, buscamos problematizar o aumento preocupante do mal-estar juvenil de nosso tempo, revelado por crescentes índices de depressão e suicídio de jovens brasileiros. De que forma os adolescentes têm vivenciado a mais delicada das passagens subjetivas em meio às configurações do laço atual? O que tais manifestações sintomáticas tem a nos dizer sobre as condições de nosso tempo histórico? O que não vai bem com essa turma que, tantas vezes, insiste em nos perguntar " tá ligado"? Quais interlocuções podem ser pensadas entre a problemática social e o campo da educação? Essas e outras questões foram desdobradas a partir de uma retomada do tema da adolescência na perspectiva psicanalítica. Na sequência, foi analisado um episódio de nossa história recente que, de modo complexo, articula temas como violência, laço social, suicídio, adolescência e ambiente escolar: o Massacre de Suzano. Por fim, recolhendo algumas falas de expoentes políticos de nossa sociedade, buscamos refletir sobre os efeitos psíquicos de uma adolescência vivida em meio à propagação de discursos de ódio assentados em políticas de morte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-22T05:01:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250164 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-4838 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147828 |
identifier_str_mv |
0101-4838 001147828 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tempo psicanalítico. Rio de janeiro. Vol. 52, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 357-383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/2/001147828.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250164/1/001147828.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5045ad8459aa8cebc1030393fa4357de dfa9608ee0c60e1c5a1baaa53223d74e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225071714369537 |