Inovação no serviço público: estudo de caso sobre a utilização do processo administrativo eletrônico na agência de fomento do Estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246247 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos, vantagens e desvantagens da utilização de sistema de processo eletrônico para tramitação de processos no âmbito do Badesul Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento RS. O estudo foi realizado com base em teorias e pesquisas sobre a inovação no serviço público, suas barreiras e impactos. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com colaboradores da instituição. Entre os resultados obtidos com o estudo estão a constatação do PROA – Processo Administrativo e-Gov como uma ferramenta inovadora para a gestão pública, que permite a tramitação mais eficiente de processos administrativos e a redução do consumo de papel. Constatou-se que a implementação de uma nova sistemática para acesso e tramitação de documentos possui diversas barreiras, dentre as quais a cultura organizacional e a resistência ao novo. Também houve sugestões de melhorias no sistema, como necessidade de treinamento a todos os colaboradores da empresa. À luz do que foi estudado sobre a inovação no serviço público, o sistema eletrônico para tramitação de processos administrativos é uma inovação dentro do Badesul, pois houve uma descontinuidade com o passado e uma melhoria significativa na gestão de processos e organizacional. |
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Bednarski, Cristiane TaísLopes, Fernando Dias2022-08-05T04:48:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/246247001145671Esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos, vantagens e desvantagens da utilização de sistema de processo eletrônico para tramitação de processos no âmbito do Badesul Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento RS. O estudo foi realizado com base em teorias e pesquisas sobre a inovação no serviço público, suas barreiras e impactos. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com colaboradores da instituição. Entre os resultados obtidos com o estudo estão a constatação do PROA – Processo Administrativo e-Gov como uma ferramenta inovadora para a gestão pública, que permite a tramitação mais eficiente de processos administrativos e a redução do consumo de papel. Constatou-se que a implementação de uma nova sistemática para acesso e tramitação de documentos possui diversas barreiras, dentre as quais a cultura organizacional e a resistência ao novo. Também houve sugestões de melhorias no sistema, como necessidade de treinamento a todos os colaboradores da empresa. À luz do que foi estudado sobre a inovação no serviço público, o sistema eletrônico para tramitação de processos administrativos é uma inovação dentro do Badesul, pois houve uma descontinuidade com o passado e uma melhoria significativa na gestão de processos e organizacional.This research aims to analyze the impacts, advantages and disadvantages of using an electronic process system for processing cases within the scope of Badesul Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento RS. The study was based on theories and research on innovation in public service, its barriers and impacts. The methodology used was a case study, with data collection through semi-structured interviews conducted with employees of the institution. Among the results obtained from the study is the finding of PROA – Administrative Process e-Gov as an innovative tool for public management, which allows for more efficient processing of administrative processes and the reduction of paper consumption. It was found that the implementation of a new system for accessing and processing documents has several barriers, including organizational culture and resistance to the new. There were also suggestions for improvements in the system, such as the need for training to all company employees. In light of what was studied about innovation in public service, the electronic system for processing administrative processes is an innovation within Badesul, as there was a discontinuity with the past and a significant improvement in process and organizational management.application/pdfporGestão de processosServiço públicoInovaçãoAdministração públicaInnovation in public SsrviceDocument managementElectronic processInovação no serviço público: estudo de caso sobre a utilização do processo administrativo eletrônico na agência de fomento do Estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização Administração Pública no Século 21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145671.pdf.txt001145671.pdf.txtExtracted Texttext/plain99625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246247/2/001145671.pdf.txt6d2a43550621c9999f8ecbbaa991ccecMD52ORIGINAL001145671.pdfTexto completoapplication/pdf1554788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246247/1/001145671.pdfb3d280cdfecabdc549f8cdf489a6d242MD5110183/2462472022-08-06 04:54:04.107703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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