Inovação no serviço público: estudo de caso sobre a utilização do processo administrativo eletrônico na agência de fomento do Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bednarski, Cristiane Taís
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246247
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos, vantagens e desvantagens da utilização de sistema de processo eletrônico para tramitação de processos no âmbito do Badesul Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento RS. O estudo foi realizado com base em teorias e pesquisas sobre a inovação no serviço público, suas barreiras e impactos. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com colaboradores da instituição. Entre os resultados obtidos com o estudo estão a constatação do PROA – Processo Administrativo e-Gov como uma ferramenta inovadora para a gestão pública, que permite a tramitação mais eficiente de processos administrativos e a redução do consumo de papel. Constatou-se que a implementação de uma nova sistemática para acesso e tramitação de documentos possui diversas barreiras, dentre as quais a cultura organizacional e a resistência ao novo. Também houve sugestões de melhorias no sistema, como necessidade de treinamento a todos os colaboradores da empresa. À luz do que foi estudado sobre a inovação no serviço público, o sistema eletrônico para tramitação de processos administrativos é uma inovação dentro do Badesul, pois houve uma descontinuidade com o passado e uma melhoria significativa na gestão de processos e organizacional.
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