Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268178 |
Resumo: | Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? Inúmeros questionamentos trazem luz para uma compreensão melhor de como o cérebro aprende. Diante disso, o presente trabalho de revisão tem por objetivo investigar particularidades da relação entre memórias de interferência e aprendizado prévio. Nesse sentido, nos concentramos nas seguintes questões: (a) se a memória de interferência afeta o aprendizado prévio; (b) se conhecimentos pré-adquiridos contribuem para consolidação da memória. A pesquisa com suporte de computador com acesso à internet irá utilizar a seguinte base de dados: PUBmed. Apenas artigos, teses e dissertações publicados tanto em inglês como em português conduzidos de 2000 a 2021 serão considerados. As palavras-chave utilizadas serão: memória de interferência retroativa e memória de interferência proativa. Os critérios de inclusão para os estudos relacionados à primeira e segunda questão são: (1) uma seleção prévia dos artigos que contem ambos os termos (2) que contenham os termos tanto no título quanto no resumo. |
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Veiga Júnior, Breno Costa daAlvares, Lucas de Oliveira2023-12-08T03:22:21Z2020http://hdl.handle.net/10183/268178001130557Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? Inúmeros questionamentos trazem luz para uma compreensão melhor de como o cérebro aprende. Diante disso, o presente trabalho de revisão tem por objetivo investigar particularidades da relação entre memórias de interferência e aprendizado prévio. Nesse sentido, nos concentramos nas seguintes questões: (a) se a memória de interferência afeta o aprendizado prévio; (b) se conhecimentos pré-adquiridos contribuem para consolidação da memória. A pesquisa com suporte de computador com acesso à internet irá utilizar a seguinte base de dados: PUBmed. Apenas artigos, teses e dissertações publicados tanto em inglês como em português conduzidos de 2000 a 2021 serão considerados. As palavras-chave utilizadas serão: memória de interferência retroativa e memória de interferência proativa. Os critérios de inclusão para os estudos relacionados à primeira e segunda questão são: (1) uma seleção prévia dos artigos que contem ambos os termos (2) que contenham os termos tanto no título quanto no resumo.application/pdfporCérebroMemóriaEsquecimentoMecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130557.pdf.txt001130557.pdf.txtExtracted Texttext/plain18710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268178/2/001130557.pdf.txta141caa939cb21b447c0bf365c39d38eMD52ORIGINAL001130557.pdfTexto completoapplication/pdf278118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268178/1/001130557.pdffa6dc324f9811d6b4c4ab8175e7c426eMD5110183/2681782023-12-09 04:28:43.685906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-09T06:28:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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