Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga Júnior, Breno Costa da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268178
Resumo: Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? Inúmeros questionamentos trazem luz para uma compreensão melhor de como o cérebro aprende. Diante disso, o presente trabalho de revisão tem por objetivo investigar particularidades da relação entre memórias de interferência e aprendizado prévio. Nesse sentido, nos concentramos nas seguintes questões: (a) se a memória de interferência afeta o aprendizado prévio; (b) se conhecimentos pré-adquiridos contribuem para consolidação da memória. A pesquisa com suporte de computador com acesso à internet irá utilizar a seguinte base de dados: PUBmed. Apenas artigos, teses e dissertações publicados tanto em inglês como em português conduzidos de 2000 a 2021 serão considerados. As palavras-chave utilizadas serão: memória de interferência retroativa e memória de interferência proativa. Os critérios de inclusão para os estudos relacionados à primeira e segunda questão são: (1) uma seleção prévia dos artigos que contem ambos os termos (2) que contenham os termos tanto no título quanto no resumo.
id UFRGS-2_3fcaa6023273995e33f3569c032a1b69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268178
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Veiga Júnior, Breno Costa daAlvares, Lucas de Oliveira2023-12-08T03:22:21Z2020http://hdl.handle.net/10183/268178001130557Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? Inúmeros questionamentos trazem luz para uma compreensão melhor de como o cérebro aprende. Diante disso, o presente trabalho de revisão tem por objetivo investigar particularidades da relação entre memórias de interferência e aprendizado prévio. Nesse sentido, nos concentramos nas seguintes questões: (a) se a memória de interferência afeta o aprendizado prévio; (b) se conhecimentos pré-adquiridos contribuem para consolidação da memória. A pesquisa com suporte de computador com acesso à internet irá utilizar a seguinte base de dados: PUBmed. Apenas artigos, teses e dissertações publicados tanto em inglês como em português conduzidos de 2000 a 2021 serão considerados. As palavras-chave utilizadas serão: memória de interferência retroativa e memória de interferência proativa. Os critérios de inclusão para os estudos relacionados à primeira e segunda questão são: (1) uma seleção prévia dos artigos que contem ambos os termos (2) que contenham os termos tanto no título quanto no resumo.application/pdfporCérebroMemóriaEsquecimentoMecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130557.pdf.txt001130557.pdf.txtExtracted Texttext/plain18710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268178/2/001130557.pdf.txta141caa939cb21b447c0bf365c39d38eMD52ORIGINAL001130557.pdfTexto completoapplication/pdf278118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268178/1/001130557.pdffa6dc324f9811d6b4c4ab8175e7c426eMD5110183/2681782023-12-09 04:28:43.685906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-09T06:28:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
title Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
spellingShingle Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
Veiga Júnior, Breno Costa da
Cérebro
Memória
Esquecimento
title_short Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
title_full Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
title_fullStr Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
title_sort Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
author Veiga Júnior, Breno Costa da
author_facet Veiga Júnior, Breno Costa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga Júnior, Breno Costa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alvares, Lucas de Oliveira
contributor_str_mv Alvares, Lucas de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cérebro
Memória
Esquecimento
topic Cérebro
Memória
Esquecimento
description Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? Inúmeros questionamentos trazem luz para uma compreensão melhor de como o cérebro aprende. Diante disso, o presente trabalho de revisão tem por objetivo investigar particularidades da relação entre memórias de interferência e aprendizado prévio. Nesse sentido, nos concentramos nas seguintes questões: (a) se a memória de interferência afeta o aprendizado prévio; (b) se conhecimentos pré-adquiridos contribuem para consolidação da memória. A pesquisa com suporte de computador com acesso à internet irá utilizar a seguinte base de dados: PUBmed. Apenas artigos, teses e dissertações publicados tanto em inglês como em português conduzidos de 2000 a 2021 serão considerados. As palavras-chave utilizadas serão: memória de interferência retroativa e memória de interferência proativa. Os critérios de inclusão para os estudos relacionados à primeira e segunda questão são: (1) uma seleção prévia dos artigos que contem ambos os termos (2) que contenham os termos tanto no título quanto no resumo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-08T03:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268178
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130557
url http://hdl.handle.net/10183/268178
identifier_str_mv 001130557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268178/2/001130557.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268178/1/001130557.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a141caa939cb21b447c0bf365c39d38e
fa6dc324f9811d6b4c4ab8175e7c426e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224672226836480