O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169466 |
Resumo: | O trabalho aborda a trajetória artística de César Passarinho (1949 – 1998) sob o viés da análise do discurso popular presente em sua obra. Passarinho foi porta-voz de uma coletividade e, mediante seu canto e encanto, representou, simbolicamente, um determinado nicho sociocultural. A Teoria da Folkcomunicação é o canal de diálogo entre a obra do intérprete e a academia, trazendo para o debate o conteúdo das letras e seu impacto sobre os públicos. Trata-se de um inventário cultural que organiza e apresenta as músicas consideradas engajadas. As letras que escolheu cantar compõem um discurso com alto teor de denúncia social e revela injustiças históricas cometidas contra o povo afro-gaúcho ao longo de séculos. A pesquisa em sete discos ou álbuns e 68 composições que interpretou como cantor Nativista conduziu à conclusão de que parte da discografia de César Passarinho funciona como aprendizado da realidade histórica à qual foram submetidos os afrodescendentes gaúchos, assegurando ao intérprete lugar de destaque e representatividade no folclore Nativista do sul do Brasil. |
id |
UFRGS-2_3ff1988239936a573b36c155b19d67d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169466 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Braga, Felipe TosonRocha, Mario Eugenio Villas-Boas da2017-10-12T02:49:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/169466001048519O trabalho aborda a trajetória artística de César Passarinho (1949 – 1998) sob o viés da análise do discurso popular presente em sua obra. Passarinho foi porta-voz de uma coletividade e, mediante seu canto e encanto, representou, simbolicamente, um determinado nicho sociocultural. A Teoria da Folkcomunicação é o canal de diálogo entre a obra do intérprete e a academia, trazendo para o debate o conteúdo das letras e seu impacto sobre os públicos. Trata-se de um inventário cultural que organiza e apresenta as músicas consideradas engajadas. As letras que escolheu cantar compõem um discurso com alto teor de denúncia social e revela injustiças históricas cometidas contra o povo afro-gaúcho ao longo de séculos. A pesquisa em sete discos ou álbuns e 68 composições que interpretou como cantor Nativista conduziu à conclusão de que parte da discografia de César Passarinho funciona como aprendizado da realidade histórica à qual foram submetidos os afrodescendentes gaúchos, assegurando ao intérprete lugar de destaque e representatividade no folclore Nativista do sul do Brasil.The paper addresses the artistic trajectory of Cesar Passarinho (1949 - 1998) under the bias of the analysis of the popular discourse present in his work. Passarinho was spokesman of a collectivity and, through her singing and charm, represented symbolically a given sociocultural niche. The Theory of Folkcomunicação is the channel of dialog between the work of the interpreter and the academy bring to the debate the content of the letters and their impact on the public. It is a cultural inventory that organizes and presents the songs considered engaged. The letters that he chose to sing up speech with high content of complaint and reveals historic injustices committed against the people of african gaucho over centuries. The research in seven discs or albums and 68 compositions that he played as a singer Nativista has led to the conclusion that part of the discography of Cesar Passarinho acts as a learning of historical reality to which they were subjected the afro gauchos, ensuring the interpreter place of prominence and representativeness in the folklore Nativista from southern Brazil.application/pdfporFolkcomunicaçãoCésar PassarinhoMúsica nativista : Rio Grande do SulEngagedFolkloreNativista musicPopular discourseO canto e encanto de César Passarinho: inventário culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048519.pdf001048519.pdfTexto completoapplication/pdf1105058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169466/1/001048519.pdf66dabb28265b95265afc6d49f8a4d33bMD51TEXT001048519.pdf.txt001048519.pdf.txtExtracted Texttext/plain155152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169466/2/001048519.pdf.txt498fbadd8d2d74d1ed1a85b19d956bb4MD52THUMBNAIL001048519.pdf.jpg001048519.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169466/3/001048519.pdf.jpgdd037233495b6f743eddd93759f0443fMD5310183/1694662018-10-29 08:57:07.617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169466Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:57:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural |
title |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural |
spellingShingle |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural Braga, Felipe Toson Folkcomunicação César Passarinho Música nativista : Rio Grande do Sul Engaged Folklore Nativista music Popular discourse |
title_short |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural |
title_full |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural |
title_fullStr |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural |
title_full_unstemmed |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural |
title_sort |
O canto e encanto de César Passarinho: inventário cultural |
author |
Braga, Felipe Toson |
author_facet |
Braga, Felipe Toson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Felipe Toson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Mario Eugenio Villas-Boas da |
contributor_str_mv |
Rocha, Mario Eugenio Villas-Boas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Folkcomunicação César Passarinho Música nativista : Rio Grande do Sul |
topic |
Folkcomunicação César Passarinho Música nativista : Rio Grande do Sul Engaged Folklore Nativista music Popular discourse |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Engaged Folklore Nativista music Popular discourse |
description |
O trabalho aborda a trajetória artística de César Passarinho (1949 – 1998) sob o viés da análise do discurso popular presente em sua obra. Passarinho foi porta-voz de uma coletividade e, mediante seu canto e encanto, representou, simbolicamente, um determinado nicho sociocultural. A Teoria da Folkcomunicação é o canal de diálogo entre a obra do intérprete e a academia, trazendo para o debate o conteúdo das letras e seu impacto sobre os públicos. Trata-se de um inventário cultural que organiza e apresenta as músicas consideradas engajadas. As letras que escolheu cantar compõem um discurso com alto teor de denúncia social e revela injustiças históricas cometidas contra o povo afro-gaúcho ao longo de séculos. A pesquisa em sete discos ou álbuns e 68 composições que interpretou como cantor Nativista conduziu à conclusão de que parte da discografia de César Passarinho funciona como aprendizado da realidade histórica à qual foram submetidos os afrodescendentes gaúchos, assegurando ao intérprete lugar de destaque e representatividade no folclore Nativista do sul do Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-12T02:49:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169466 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048519 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169466 |
identifier_str_mv |
001048519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169466/1/001048519.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169466/2/001048519.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169466/3/001048519.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66dabb28265b95265afc6d49f8a4d33b 498fbadd8d2d74d1ed1a85b19d956bb4 dd037233495b6f743eddd93759f0443f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224538903543808 |