Endomarketing como ferramenta de rentabilização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36716 |
Resumo: | A função do bancário evoluiu muito na ultima década, passando de carimbadores e autenticadores de papeis a consultores de negócios e, através da venda de produtos, conseguir atender às demandas especificas de cada cliente. Contudo, para saber qual produto é mais adequado ao perfil do consumidor, é preciso conhecê-los e acreditar nas soluções e serviços que são comercializados. Dessa forma, o Endomarketing é essencial para o atingimento dos objetivos da organização, pois possibilita demonstrar as vantagens dos produtos ao público interno da empresa e vender-lhes a ideia que eles representam, além de auxiliar no aumento as vendas ao público externo. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi esclarecer como o Endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de rentabilização para a Agência Navegantes do Banco Alpha e seus funcionários. Através de uma pesquisa exploratória, realizada junto aos funcionários ligados diretamente a comercialização de produtos de capitalização dessa agência, com entrevistas em profundidade, posteriormente transcritas e analisadas, comprovou-se a insatisfação dos funcionários, com esses produtos, e suas razões. Dentre os principais motivos encontrados estão a rentabilidade ofertada na capitalização e seu prazo ou, simplesmente, o desgosto do vendedor em relação ao produto. Com isso, foi possível sugerir melhorias aos produtos e ações para transmitir conhecimento e encantar o cliente interno, como diminuir o prêmio e aumentar as chances de contemplação nos sorteios, a criação de grupos e produtos específicos para funcionários do Banco Alpha, a divulgação desses produtos em eventos com a comunidade (teatros, shows e cinema), através do Endomarketing, que age como ferramenta de rentabilização para a empresa, auxiliando-a a alcançar um numero maior de clientes interno e externo, possibilitando portanto, um aumento nas vendas e consequentemente um lucro maior. |
id |
UFRGS-2_3ff65ad8a7d36319493f359e1b8240fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36716 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, André Luiz CastilhosPadula, Antonio Domingos2012-01-19T01:20:54Z2011http://hdl.handle.net/10183/36716000818199A função do bancário evoluiu muito na ultima década, passando de carimbadores e autenticadores de papeis a consultores de negócios e, através da venda de produtos, conseguir atender às demandas especificas de cada cliente. Contudo, para saber qual produto é mais adequado ao perfil do consumidor, é preciso conhecê-los e acreditar nas soluções e serviços que são comercializados. Dessa forma, o Endomarketing é essencial para o atingimento dos objetivos da organização, pois possibilita demonstrar as vantagens dos produtos ao público interno da empresa e vender-lhes a ideia que eles representam, além de auxiliar no aumento as vendas ao público externo. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi esclarecer como o Endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de rentabilização para a Agência Navegantes do Banco Alpha e seus funcionários. Através de uma pesquisa exploratória, realizada junto aos funcionários ligados diretamente a comercialização de produtos de capitalização dessa agência, com entrevistas em profundidade, posteriormente transcritas e analisadas, comprovou-se a insatisfação dos funcionários, com esses produtos, e suas razões. Dentre os principais motivos encontrados estão a rentabilidade ofertada na capitalização e seu prazo ou, simplesmente, o desgosto do vendedor em relação ao produto. Com isso, foi possível sugerir melhorias aos produtos e ações para transmitir conhecimento e encantar o cliente interno, como diminuir o prêmio e aumentar as chances de contemplação nos sorteios, a criação de grupos e produtos específicos para funcionários do Banco Alpha, a divulgação desses produtos em eventos com a comunidade (teatros, shows e cinema), através do Endomarketing, que age como ferramenta de rentabilização para a empresa, auxiliando-a a alcançar um numero maior de clientes interno e externo, possibilitando portanto, um aumento nas vendas e consequentemente um lucro maior.application/pdfporEndomarketingMarketing de serviçosEndomarketing como ferramenta de rentabilizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818199.pdf000818199.pdfTexto completoapplication/pdf230203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/1/000818199.pdf42057d0aaee03c62524ca4cb5901033aMD51TEXT000818199.pdf.txt000818199.pdf.txtExtracted Texttext/plain71067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/2/000818199.pdf.txtb2a086e7db7c7b1180b0a1abf176c3ebMD52THUMBNAIL000818199.pdf.jpg000818199.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/3/000818199.pdf.jpgb7387c9b05c101fbe4f65802b984db6cMD5310183/367162018-10-11 08:51:55.021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:51:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização |
title |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização |
spellingShingle |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização Martins, André Luiz Castilhos Endomarketing Marketing de serviços |
title_short |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização |
title_full |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização |
title_fullStr |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização |
title_full_unstemmed |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização |
title_sort |
Endomarketing como ferramenta de rentabilização |
author |
Martins, André Luiz Castilhos |
author_facet |
Martins, André Luiz Castilhos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, André Luiz Castilhos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Padula, Antonio Domingos |
contributor_str_mv |
Padula, Antonio Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Marketing de serviços |
topic |
Endomarketing Marketing de serviços |
description |
A função do bancário evoluiu muito na ultima década, passando de carimbadores e autenticadores de papeis a consultores de negócios e, através da venda de produtos, conseguir atender às demandas especificas de cada cliente. Contudo, para saber qual produto é mais adequado ao perfil do consumidor, é preciso conhecê-los e acreditar nas soluções e serviços que são comercializados. Dessa forma, o Endomarketing é essencial para o atingimento dos objetivos da organização, pois possibilita demonstrar as vantagens dos produtos ao público interno da empresa e vender-lhes a ideia que eles representam, além de auxiliar no aumento as vendas ao público externo. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi esclarecer como o Endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de rentabilização para a Agência Navegantes do Banco Alpha e seus funcionários. Através de uma pesquisa exploratória, realizada junto aos funcionários ligados diretamente a comercialização de produtos de capitalização dessa agência, com entrevistas em profundidade, posteriormente transcritas e analisadas, comprovou-se a insatisfação dos funcionários, com esses produtos, e suas razões. Dentre os principais motivos encontrados estão a rentabilidade ofertada na capitalização e seu prazo ou, simplesmente, o desgosto do vendedor em relação ao produto. Com isso, foi possível sugerir melhorias aos produtos e ações para transmitir conhecimento e encantar o cliente interno, como diminuir o prêmio e aumentar as chances de contemplação nos sorteios, a criação de grupos e produtos específicos para funcionários do Banco Alpha, a divulgação desses produtos em eventos com a comunidade (teatros, shows e cinema), através do Endomarketing, que age como ferramenta de rentabilização para a empresa, auxiliando-a a alcançar um numero maior de clientes interno e externo, possibilitando portanto, um aumento nas vendas e consequentemente um lucro maior. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T01:20:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36716 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818199 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36716 |
identifier_str_mv |
000818199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/1/000818199.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/2/000818199.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/3/000818199.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42057d0aaee03c62524ca4cb5901033a b2a086e7db7c7b1180b0a1abf176c3eb b7387c9b05c101fbe4f65802b984db6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447071231049728 |