Endomarketing como ferramenta de rentabilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, André Luiz Castilhos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36716
Resumo: A função do bancário evoluiu muito na ultima década, passando de carimbadores e autenticadores de papeis a consultores de negócios e, através da venda de produtos, conseguir atender às demandas especificas de cada cliente. Contudo, para saber qual produto é mais adequado ao perfil do consumidor, é preciso conhecê-los e acreditar nas soluções e serviços que são comercializados. Dessa forma, o Endomarketing é essencial para o atingimento dos objetivos da organização, pois possibilita demonstrar as vantagens dos produtos ao público interno da empresa e vender-lhes a ideia que eles representam, além de auxiliar no aumento as vendas ao público externo. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi esclarecer como o Endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de rentabilização para a Agência Navegantes do Banco Alpha e seus funcionários. Através de uma pesquisa exploratória, realizada junto aos funcionários ligados diretamente a comercialização de produtos de capitalização dessa agência, com entrevistas em profundidade, posteriormente transcritas e analisadas, comprovou-se a insatisfação dos funcionários, com esses produtos, e suas razões. Dentre os principais motivos encontrados estão a rentabilidade ofertada na capitalização e seu prazo ou, simplesmente, o desgosto do vendedor em relação ao produto. Com isso, foi possível sugerir melhorias aos produtos e ações para transmitir conhecimento e encantar o cliente interno, como diminuir o prêmio e aumentar as chances de contemplação nos sorteios, a criação de grupos e produtos específicos para funcionários do Banco Alpha, a divulgação desses produtos em eventos com a comunidade (teatros, shows e cinema), através do Endomarketing, que age como ferramenta de rentabilização para a empresa, auxiliando-a a alcançar um numero maior de clientes interno e externo, possibilitando portanto, um aumento nas vendas e consequentemente um lucro maior.
id UFRGS-2_3ff65ad8a7d36319493f359e1b8240fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36716
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, André Luiz CastilhosPadula, Antonio Domingos2012-01-19T01:20:54Z2011http://hdl.handle.net/10183/36716000818199A função do bancário evoluiu muito na ultima década, passando de carimbadores e autenticadores de papeis a consultores de negócios e, através da venda de produtos, conseguir atender às demandas especificas de cada cliente. Contudo, para saber qual produto é mais adequado ao perfil do consumidor, é preciso conhecê-los e acreditar nas soluções e serviços que são comercializados. Dessa forma, o Endomarketing é essencial para o atingimento dos objetivos da organização, pois possibilita demonstrar as vantagens dos produtos ao público interno da empresa e vender-lhes a ideia que eles representam, além de auxiliar no aumento as vendas ao público externo. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi esclarecer como o Endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de rentabilização para a Agência Navegantes do Banco Alpha e seus funcionários. Através de uma pesquisa exploratória, realizada junto aos funcionários ligados diretamente a comercialização de produtos de capitalização dessa agência, com entrevistas em profundidade, posteriormente transcritas e analisadas, comprovou-se a insatisfação dos funcionários, com esses produtos, e suas razões. Dentre os principais motivos encontrados estão a rentabilidade ofertada na capitalização e seu prazo ou, simplesmente, o desgosto do vendedor em relação ao produto. Com isso, foi possível sugerir melhorias aos produtos e ações para transmitir conhecimento e encantar o cliente interno, como diminuir o prêmio e aumentar as chances de contemplação nos sorteios, a criação de grupos e produtos específicos para funcionários do Banco Alpha, a divulgação desses produtos em eventos com a comunidade (teatros, shows e cinema), através do Endomarketing, que age como ferramenta de rentabilização para a empresa, auxiliando-a a alcançar um numero maior de clientes interno e externo, possibilitando portanto, um aumento nas vendas e consequentemente um lucro maior.application/pdfporEndomarketingMarketing de serviçosEndomarketing como ferramenta de rentabilizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818199.pdf000818199.pdfTexto completoapplication/pdf230203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/1/000818199.pdf42057d0aaee03c62524ca4cb5901033aMD51TEXT000818199.pdf.txt000818199.pdf.txtExtracted Texttext/plain71067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/2/000818199.pdf.txtb2a086e7db7c7b1180b0a1abf176c3ebMD52THUMBNAIL000818199.pdf.jpg000818199.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/3/000818199.pdf.jpgb7387c9b05c101fbe4f65802b984db6cMD5310183/367162018-10-11 08:51:55.021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:51:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing como ferramenta de rentabilização
title Endomarketing como ferramenta de rentabilização
spellingShingle Endomarketing como ferramenta de rentabilização
Martins, André Luiz Castilhos
Endomarketing
Marketing de serviços
title_short Endomarketing como ferramenta de rentabilização
title_full Endomarketing como ferramenta de rentabilização
title_fullStr Endomarketing como ferramenta de rentabilização
title_full_unstemmed Endomarketing como ferramenta de rentabilização
title_sort Endomarketing como ferramenta de rentabilização
author Martins, André Luiz Castilhos
author_facet Martins, André Luiz Castilhos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, André Luiz Castilhos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padula, Antonio Domingos
contributor_str_mv Padula, Antonio Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Marketing de serviços
topic Endomarketing
Marketing de serviços
description A função do bancário evoluiu muito na ultima década, passando de carimbadores e autenticadores de papeis a consultores de negócios e, através da venda de produtos, conseguir atender às demandas especificas de cada cliente. Contudo, para saber qual produto é mais adequado ao perfil do consumidor, é preciso conhecê-los e acreditar nas soluções e serviços que são comercializados. Dessa forma, o Endomarketing é essencial para o atingimento dos objetivos da organização, pois possibilita demonstrar as vantagens dos produtos ao público interno da empresa e vender-lhes a ideia que eles representam, além de auxiliar no aumento as vendas ao público externo. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi esclarecer como o Endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de rentabilização para a Agência Navegantes do Banco Alpha e seus funcionários. Através de uma pesquisa exploratória, realizada junto aos funcionários ligados diretamente a comercialização de produtos de capitalização dessa agência, com entrevistas em profundidade, posteriormente transcritas e analisadas, comprovou-se a insatisfação dos funcionários, com esses produtos, e suas razões. Dentre os principais motivos encontrados estão a rentabilidade ofertada na capitalização e seu prazo ou, simplesmente, o desgosto do vendedor em relação ao produto. Com isso, foi possível sugerir melhorias aos produtos e ações para transmitir conhecimento e encantar o cliente interno, como diminuir o prêmio e aumentar as chances de contemplação nos sorteios, a criação de grupos e produtos específicos para funcionários do Banco Alpha, a divulgação desses produtos em eventos com a comunidade (teatros, shows e cinema), através do Endomarketing, que age como ferramenta de rentabilização para a empresa, auxiliando-a a alcançar um numero maior de clientes interno e externo, possibilitando portanto, um aumento nas vendas e consequentemente um lucro maior.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36716
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818199
url http://hdl.handle.net/10183/36716
identifier_str_mv 000818199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/1/000818199.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/2/000818199.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36716/3/000818199.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 42057d0aaee03c62524ca4cb5901033a
b2a086e7db7c7b1180b0a1abf176c3eb
b7387c9b05c101fbe4f65802b984db6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447071231049728