Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Franceschi da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256963
Resumo: O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o surgimento dos impactos da emissão de gases poluentes, especialmente na abordagem do aumento da acidez da atmosfera e da chuva ácida. Para isso, foram realizadas quatro etapas como ação proposta, com grupos de alunos do 7º ano da escola municipal de educação Básica Santo Inácio, localizada no município de Esteio/RS. As etapas desenvolvidas contemplaram apresentação dos conceitos sobre gases poluentes, chuva ácida e meio ambiente explanados pela professora; preparo e execução do experimento pelos grupos de alunos; após os procedimentos concluídos e ponderados pelos grupos, anotações foram realizadas em relatório, além de um texto descritivo, sobre as conclusões obtidas pelos impactos dos gases poluentes ao meio ambiente, bem como sua participação no processo para minimizar esses efeitos. Os resultados obtidos a partir da leitura dos relatórios e textos descritivos entregues pelos alunos evidenciam a importância da experimentação para o ensino de ciências e para o aprofundamento dos conhecimentos científicos, principalmente para o processo significativo da aprendizagem.
id UFRGS-2_3ff8047796bf9b4b9f09326719a09eff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256963
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Camila Franceschi daMotta, Amanda de Souza daRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-12T03:26:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/256963001155119O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o surgimento dos impactos da emissão de gases poluentes, especialmente na abordagem do aumento da acidez da atmosfera e da chuva ácida. Para isso, foram realizadas quatro etapas como ação proposta, com grupos de alunos do 7º ano da escola municipal de educação Básica Santo Inácio, localizada no município de Esteio/RS. As etapas desenvolvidas contemplaram apresentação dos conceitos sobre gases poluentes, chuva ácida e meio ambiente explanados pela professora; preparo e execução do experimento pelos grupos de alunos; após os procedimentos concluídos e ponderados pelos grupos, anotações foram realizadas em relatório, além de um texto descritivo, sobre as conclusões obtidas pelos impactos dos gases poluentes ao meio ambiente, bem como sua participação no processo para minimizar esses efeitos. Os resultados obtidos a partir da leitura dos relatórios e textos descritivos entregues pelos alunos evidenciam a importância da experimentação para o ensino de ciências e para o aprofundamento dos conhecimentos científicos, principalmente para o processo significativo da aprendizagem.This article aims to contribute to the student's teaching-learning process in a meaningful construction of concepts about polluting gases and the environment from an experimental practice in the classroom on the emergence of the impacts of polluting gás emissions, especially in the approach to increasing pollution acidity of the atmosphere and acid rain. Thus, four stages were carried out as the proposed action, with groups of students from the 7th grade of the public basic education school Santo Inácio, located in the city of Esteio/RS. The stages developed include the presentation of concepts, by the teacher, which are about polluting gases, acid rain and the environment; preparation and execution of the experiment were made by the group of students; after the procedures concluded and analyzed by the educators, notes were taken in a report, in addition to a descriptive text about the conclusions reached by the impacts of polluting gases on the environment, as well as their participation in the process to minimize these effects. The results obtained from reading the reports and descriptive texts delivered by the students show the importance of experimentation for science teaching and the deepening of scientific knowledge, especially for the meaningful process of learning.application/pdfporEnsino de ciênciasAprendizagemMeio ambientePoluentes atmosféricosScience teachingExperimentationMeaningful learningExperimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativaExperimentation in science teaching to build meaningful learning info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155119.pdf.txt001155119.pdf.txtExtracted Texttext/plain44901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256963/2/001155119.pdf.txt187404b1e9c3f12797ea0933f982f213MD52ORIGINAL001155119.pdfTexto completoapplication/pdf1093209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256963/1/001155119.pdf3ced70c6686b4d63ce6688fce233eebfMD5110183/2569632023-08-03 03:32:39.212924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256963Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:32:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experimentation in science teaching to build meaningful learning
title Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
spellingShingle Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
Silva, Camila Franceschi da
Ensino de ciências
Aprendizagem
Meio ambiente
Poluentes atmosféricos
Science teaching
Experimentation
Meaningful learning
title_short Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
title_full Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
title_fullStr Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
title_sort Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
author Silva, Camila Franceschi da
author_facet Silva, Camila Franceschi da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Franceschi da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Amanda de Souza da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
contributor_str_mv Motta, Amanda de Souza da
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Aprendizagem
Meio ambiente
Poluentes atmosféricos
topic Ensino de ciências
Aprendizagem
Meio ambiente
Poluentes atmosféricos
Science teaching
Experimentation
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Experimentation
Meaningful learning
description O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o surgimento dos impactos da emissão de gases poluentes, especialmente na abordagem do aumento da acidez da atmosfera e da chuva ácida. Para isso, foram realizadas quatro etapas como ação proposta, com grupos de alunos do 7º ano da escola municipal de educação Básica Santo Inácio, localizada no município de Esteio/RS. As etapas desenvolvidas contemplaram apresentação dos conceitos sobre gases poluentes, chuva ácida e meio ambiente explanados pela professora; preparo e execução do experimento pelos grupos de alunos; após os procedimentos concluídos e ponderados pelos grupos, anotações foram realizadas em relatório, além de um texto descritivo, sobre as conclusões obtidas pelos impactos dos gases poluentes ao meio ambiente, bem como sua participação no processo para minimizar esses efeitos. Os resultados obtidos a partir da leitura dos relatórios e textos descritivos entregues pelos alunos evidenciam a importância da experimentação para o ensino de ciências e para o aprofundamento dos conhecimentos científicos, principalmente para o processo significativo da aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:26:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256963
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155119
url http://hdl.handle.net/10183/256963
identifier_str_mv 001155119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256963/2/001155119.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256963/1/001155119.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 187404b1e9c3f12797ea0933f982f213
3ced70c6686b4d63ce6688fce233eebf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224657493295104