O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cleidiane da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Maia, Maxwell Lima, Morais, Sara Maria Peres de, Diez, Sebastian, Santos, Ítalo Lima dos, Praxedes, Antônia Luana Fernandes, Sousa, Francsico Wagner de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040
Resumo: Desafios contemporâneos são enfrentados na construção de uma sociedade preocupada e envolvida com a preservação do meio ambiente, de tal forma que esta temática quando abordada em aulas de Química Ambiental contribui para o desenvolvimento de valores, comportamentos e atitudes nos alunos. O presente artigo apresenta uma proposta de experimentação aplicada objetivando o favorecimento da aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental na temática de poluição atmosférica, utilizando Amostragem Passiva (AP) para o gás Dióxido de Nitrogênio (NO2(g)). A pesquisa foi realizada no IFCE/Caucaia- CE, no período de mar.- jun. de 2023, com turmas de 2° e 3° ano do ensino médio, na disciplina de Química Analítica. Os procedimentos metodológicos das atividades seguiram as seguintes etapas: desenvolvimento do amostrador passivo; levantamento do conhecimento prévio; apresentação da temática; descrição e execução da atividade experimental de NO2(g); avaliação da percepção de aprendizagem e do recurso didático. Os resultados obtidos mostraram a construção de um kit de AP de PVC de baixo custo e reutilizável. Além disso, a análise de conhecimento prévio mostrou que os estudantes possuem algum conhecimento sobre o tema. A avaliação da percepção de aprendizagem e experimentação mostrou que a formação técnica e teórica dada aos estudantes motiva e facilita a aprendizagem significativa no tema. Neste contexto, a experimentação aplicada no intuito de favorecer a aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental é uma ótima alternativa e uma grande aliada para tornar o Ensino e a aprendizagem de estudantes do Ensino médio de escolas públicas/técnicas mais atraente, eficaz e significativa.
id UNIFEI_72d7d229d4648a38c4c5fbef136d791a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45040
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosféricaThe teaching of environmental chemistry: Experimentation as a potentiator of meaningful learning on the subject of air pollutionEnseñanza de la química ambiental: La experimentación como facilitadora del aprendizaje significativo sobre el tema de la contaminación atmosféricaEnseñanzaQuímica ambientalContaminación atmosféricaExperimentaciónAprendizaje significativo.TeachingEnvironmental chemistryAtmospheric pollutionExperimentationMeaningful learning.EnsinoQuímica ambientalPoluição atmosféricaExperimentaçãoAprendizagem significativa.Desafios contemporâneos são enfrentados na construção de uma sociedade preocupada e envolvida com a preservação do meio ambiente, de tal forma que esta temática quando abordada em aulas de Química Ambiental contribui para o desenvolvimento de valores, comportamentos e atitudes nos alunos. O presente artigo apresenta uma proposta de experimentação aplicada objetivando o favorecimento da aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental na temática de poluição atmosférica, utilizando Amostragem Passiva (AP) para o gás Dióxido de Nitrogênio (NO2(g)). A pesquisa foi realizada no IFCE/Caucaia- CE, no período de mar.- jun. de 2023, com turmas de 2° e 3° ano do ensino médio, na disciplina de Química Analítica. Os procedimentos metodológicos das atividades seguiram as seguintes etapas: desenvolvimento do amostrador passivo; levantamento do conhecimento prévio; apresentação da temática; descrição e execução da atividade experimental de NO2(g); avaliação da percepção de aprendizagem e do recurso didático. Os resultados obtidos mostraram a construção de um kit de AP de PVC de baixo custo e reutilizável. Além disso, a análise de conhecimento prévio mostrou que os estudantes possuem algum conhecimento sobre o tema. A avaliação da percepção de aprendizagem e experimentação mostrou que a formação técnica e teórica dada aos estudantes motiva e facilita a aprendizagem significativa no tema. Neste contexto, a experimentação aplicada no intuito de favorecer a aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental é uma ótima alternativa e uma grande aliada para tornar o Ensino e a aprendizagem de estudantes do Ensino médio de escolas públicas/técnicas mais atraente, eficaz e significativa.Contemporary challenges are faced in the construction of a society concerned and committed to the preservation of the environment, in such a way that this theme, when approached in Environmental Chemistry classes, contributes to the development of values, behaviors and attitudes in students. This article presents a proposal for applied experimentation aiming to promote meaningful learning in the teaching of Environmental Chemistry on the topic of atmospheric pollution, using Passive Sampling (AP) for Nitrogen Dioxide gas (NO2(g)).The survey was carried out at the IFCE/Caucaia-CE, in the period from March to June of 2023, with 2nd and 3rd year high school classes, in Analytical Chemistry. The methodological procedures of the activities followed the following steps: development of the passive sampler; survey of prior knowledge; presentation of the theme; description and execution of the experimental activity of NO2(g); evaluation of the perception of learning and the didactic resource. The results obtained showed the construction of a low-cost and reusable PVC AP kit. In addition, the analysis of prior knowledge showed that students have some knowledge on the subject. The assessment of the perception of learning and experimentation showed that the technical and theoretical training given to students motivates and facilitates meaningful learning on the subject. In this context, applied experimentation in order to favor meaningful learning in the teaching of Environmental Chemistry is a great alternative and a great ally to make teaching and learning of high school students from public/technical schools more attractive, effective and meaningful.Los desafíos contemporáneos se enfrentan en la construcción de una sociedad preocupada e involucrada con la preservación del medio ambiente, de modo que este tema cuando se aborda en las clases de Química Ambiental contribuye al desarrollo de valores, comportamientos y actitudes en los estudiantes. Este artículo presenta una propuesta de experimentación aplicada con el objetivo de promover el aprendizaje significativo en la enseñanza de la Química Ambiental en el tema de la contaminación atmosférica, utilizando Muestreo Pasivo (AP) para el gas Dióxido de Nitrógeno (NO2(g)). La investigación se realizó en el IFCE/Caucaia-CE, entre marzo y junio. 2023, con clases de 2do y 3er año de secundaria, en la disciplina de Química Analítica. Los procedimientos metodológicos de las actividades siguieron los siguientes pasos: desarrollo del muestreador pasivo; encuesta de conocimientos previos; presentación del tema; descripción y ejecución de la actividad experimental de NO2(g); Evaluación de la percepción del aprendizaje y del recurso didáctico. Los resultados obtenidos mostraron la construcción de un kit AP de PVC reutilizable y de bajo costo. Además, el análisis de conocimientos previos mostró que los estudiantes tienen algún conocimiento sobre el tema. La evaluación de la percepción sobre el aprendizaje y la experimentación mostró que la formación técnica y teórica impartida a los estudiantes motiva y facilita el aprendizaje significativo sobre el tema. En este contexto, la experimentación aplicada con el objetivo de promover el aprendizaje significativo en la enseñanza de la Química Ambiental es una gran alternativa y un gran aliado para hacer más atractiva, efectiva y significativa la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes de secundaria de escuelas públicas/técnicas.Research, Society and Development2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4504010.33448/rsd-v13i2.45040Research, Society and Development; Vol. 13 No. 2; e9113245040Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 2; e9113245040Research, Society and Development; v. 13 n. 2; e91132450402525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040/35975Copyright (c) 2024 Cleidiane da Silva Oliveira; Maxwell Lima Maia; Sara Maria Peres de Morais; Sebastian Diez; Ítalo Lima dos Santos; Antônia Luana Fernandes Praxedes; Francsico Wagner de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cleidiane da Silva Maia, Maxwell Lima Morais, Sara Maria Peres de Diez, Sebastian Santos, Ítalo Lima dosPraxedes, Antônia Luana Fernandes Sousa, Francsico Wagner de2024-03-04T09:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45040Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-03-04T09:47:20Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
The teaching of environmental chemistry: Experimentation as a potentiator of meaningful learning on the subject of air pollution
Enseñanza de la química ambiental: La experimentación como facilitadora del aprendizaje significativo sobre el tema de la contaminación atmosférica
title O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
spellingShingle O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
Oliveira, Cleidiane da Silva
Enseñanza
Química ambiental
Contaminación atmosférica
Experimentación
Aprendizaje significativo.
Teaching
Environmental chemistry
Atmospheric pollution
Experimentation
Meaningful learning.
Ensino
Química ambiental
Poluição atmosférica
Experimentação
Aprendizagem significativa.
title_short O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
title_full O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
title_fullStr O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
title_full_unstemmed O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
title_sort O ensino de química ambiental: A experimentação como potencializadora da aprendizagem significativa sobre a temática poluição atmosférica
author Oliveira, Cleidiane da Silva
author_facet Oliveira, Cleidiane da Silva
Maia, Maxwell Lima
Morais, Sara Maria Peres de
Diez, Sebastian
Santos, Ítalo Lima dos
Praxedes, Antônia Luana Fernandes
Sousa, Francsico Wagner de
author_role author
author2 Maia, Maxwell Lima
Morais, Sara Maria Peres de
Diez, Sebastian
Santos, Ítalo Lima dos
Praxedes, Antônia Luana Fernandes
Sousa, Francsico Wagner de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cleidiane da Silva
Maia, Maxwell Lima
Morais, Sara Maria Peres de
Diez, Sebastian
Santos, Ítalo Lima dos
Praxedes, Antônia Luana Fernandes
Sousa, Francsico Wagner de
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza
Química ambiental
Contaminación atmosférica
Experimentación
Aprendizaje significativo.
Teaching
Environmental chemistry
Atmospheric pollution
Experimentation
Meaningful learning.
Ensino
Química ambiental
Poluição atmosférica
Experimentação
Aprendizagem significativa.
topic Enseñanza
Química ambiental
Contaminación atmosférica
Experimentación
Aprendizaje significativo.
Teaching
Environmental chemistry
Atmospheric pollution
Experimentation
Meaningful learning.
Ensino
Química ambiental
Poluição atmosférica
Experimentação
Aprendizagem significativa.
description Desafios contemporâneos são enfrentados na construção de uma sociedade preocupada e envolvida com a preservação do meio ambiente, de tal forma que esta temática quando abordada em aulas de Química Ambiental contribui para o desenvolvimento de valores, comportamentos e atitudes nos alunos. O presente artigo apresenta uma proposta de experimentação aplicada objetivando o favorecimento da aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental na temática de poluição atmosférica, utilizando Amostragem Passiva (AP) para o gás Dióxido de Nitrogênio (NO2(g)). A pesquisa foi realizada no IFCE/Caucaia- CE, no período de mar.- jun. de 2023, com turmas de 2° e 3° ano do ensino médio, na disciplina de Química Analítica. Os procedimentos metodológicos das atividades seguiram as seguintes etapas: desenvolvimento do amostrador passivo; levantamento do conhecimento prévio; apresentação da temática; descrição e execução da atividade experimental de NO2(g); avaliação da percepção de aprendizagem e do recurso didático. Os resultados obtidos mostraram a construção de um kit de AP de PVC de baixo custo e reutilizável. Além disso, a análise de conhecimento prévio mostrou que os estudantes possuem algum conhecimento sobre o tema. A avaliação da percepção de aprendizagem e experimentação mostrou que a formação técnica e teórica dada aos estudantes motiva e facilita a aprendizagem significativa no tema. Neste contexto, a experimentação aplicada no intuito de favorecer a aprendizagem significativa no ensino de Química Ambiental é uma ótima alternativa e uma grande aliada para tornar o Ensino e a aprendizagem de estudantes do Ensino médio de escolas públicas/técnicas mais atraente, eficaz e significativa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040
10.33448/rsd-v13i2.45040
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v13i2.45040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45040/35975
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 13 No. 2; e9113245040
Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 2; e9113245040
Research, Society and Development; v. 13 n. 2; e9113245040
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052638180671488