Da escola que temos a escola que queremos : uma viagem pela Educação do Campo na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otto, Juliana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181659
Resumo: O presente estudo problematiza a percepção de estudantes da EJA sobre três questões: a) acerca de sua identidade (como sujeitos do campo ou não); b) acerca do meio em que estão inseridos (se reconhecem a cidade de Tramandaí como pertencente ao campo); c) acerca de como veem as suas diferentes realidades sendo trabalhadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa empírica se deu com estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, localizado no município de Tramandaí-RS, por meio de questionários e observação participante, com o objetivo de apresentar um perfil com aspectos sociais dos estudantes, que responda às problematizações. Os resultados desta investigação indicam que a Educação do Campo necessita de uma visibilidade maior nesta região. Ainda que a instituição pesquisada está caracterizada como urbana, a pesquisa indica que são necessárias políticas públicas voltadas à educação do campo interligadas à oferta da EJA. Além disso, na perspectiva da análise do município, a EJA necessita ser ofertada tanto no diurno quanto no noturno e em diferentes bairros da cidade, bem como na região da Estância, considerada única região rural do município. Outras questões apresentadas pela pesquisa são sobre a perspectiva da EJA lançar-se ao desafio de incorporar na sua proposta pedagógica a pedagogia da alternância, além de pensar estratégias para que as mulheres possam frequentar a EJA sem interrupções de estudos por não ter onde e com quem deixar seus filhos.
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