Propostas de classificação da aptidão cardiorrespiratória de crianças e adolescentes : revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergmann, Gabriel Gustavo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo, Moreira, Rodrigo Baptista, Pinheiro, Eraldo dos Santos, Marques, Alexandre Carriconde, Hallal, Pedro Curi, Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116092
Resumo: O objetivo deste estudo de revisão foi avaliar os procedimentos metodológicos para a elaboração dos pontos de corte para a aptidão cardiorrespiratória (ApC) de crianças e adolescentes. Foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas Medline/Pubmed, Web of Science, Scopus, Lilacs, Scielo, e Google Acadêmico. Os termos foram utilizados em português e inglês para a busca. Para serem incluídos, os documentos deveriam: a) ter sido publicados na íntegra; b) ter sido publicados até dezembro de 2011 c) ter como objetivo propor pontos de corte para a aptidão cardiorrespiratória de crianças e/ou adolescentes ou apresentar os procedimentos utilizados por instituições para esta proposição; e d) os pontos de corte propostos deveriam ser específicos para crianças e/ou adolescentes saudáveis. Foram encontrados 10 documentos. Dois documentos apresentaram os procedimentos adotados por instituições para a proposição de pontos de corte e oito apresentaram propostas originais. Dentre as propostas originais, sete utilizaram a curva ROC como procedimento metodológico. Para medidas laboratoriais da ApC existem pontos de corte propostos de forma metodologicamente consistente. Para os testes de campo, pontos de corte estão disponíveis para os testes de corrida/caminhada de 9 minutos (9-min) e corrida de vai e vem de 20 metros (20-m) para crianças e adolescentes de 07 a 12 anos e de 10 a 18 respectivamente. Em conclusão, tanto medidas laboratoriais quanto alguns testes de campo apresentam pontos de corte elaborados de forma metodologicamente adequada para a avaliação de ApC crianças e adolescentes.
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