A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theves, Denise Wildner
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243065
Resumo: O texto apresenta reflexões sobre a importância do ensino de Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a necessidade da formação qualificada dos professores. Apresenta pressupostos que destacam a indissociabilidade da humanização na produção do espaço geográfico, e o desafio que se coloca aos docentes na busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, no contexto de abundância informacional, hiperconectividade e complexas relações sócio-políticas. Assume o compromisso epistêmico de propostas pedagógicas que aventem leituras e visões de mundo diversas, contribuindo para que a escola seja um espaço de reflexão mais capacitada. Mobilizados pela temática, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e levantamento documental no Catálogo de Teses e Dissertações no Portal da Capes, a partir da produção acadêmica stricto sensu(mestrado e doutorado), em instituições públicas federais, publicadas no período de 2010 até 2020. A investigação reiterou a premência de novas leituras da escola, das pesquisas e do mundo.
id UFRGS-2_40830297f88dd7f67df2319dabea29fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243065
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Theves, Denise WildnerKaercher, Nestor André2022-07-16T05:04:41Z20220104-3757http://hdl.handle.net/10183/243065001144845O texto apresenta reflexões sobre a importância do ensino de Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a necessidade da formação qualificada dos professores. Apresenta pressupostos que destacam a indissociabilidade da humanização na produção do espaço geográfico, e o desafio que se coloca aos docentes na busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, no contexto de abundância informacional, hiperconectividade e complexas relações sócio-políticas. Assume o compromisso epistêmico de propostas pedagógicas que aventem leituras e visões de mundo diversas, contribuindo para que a escola seja um espaço de reflexão mais capacitada. Mobilizados pela temática, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e levantamento documental no Catálogo de Teses e Dissertações no Portal da Capes, a partir da produção acadêmica stricto sensu(mestrado e doutorado), em instituições públicas federais, publicadas no período de 2010 até 2020. A investigação reiterou a premência de novas leituras da escola, das pesquisas e do mundo.The text presents reflections on the importance of teaching Geography in schools in the early years of elementary school and the need for qualified teacher training. It presents assumptions that highlight the inseparability of humanization in the production of geographic space, and the challenge placed to teachers in the search for the constitution of a pedagogical space that dialogues, listens and proposes geographies with children, in the context of informational abundance, hyperconnectivity and complex socio-political relationships. It assumes the epistemic commitment of pedagogical proposals that suggest different readings and visions of the world, contributing for the school to be a space for more capable reflection. Mobilized by the theme, bibliographic research and documentary research were carried out in the Catalog of Theses and Dissertations on the Capes Portal, based on stricto sensu academic production (master's and doctorate), in federal public institutions, published from 2010 to 2020. The investigation reiterated the urgency of new readings of school, research and the world.El texto presenta reflexiones sobre la importancia de la enseñanza de la Geografía en las escuelas en los primeros años de la Enseñanza Fundamental y la necesidad de una formación docente calificada. Presenta supuestos que resaltan la inseparabilidad de lahumanización en la producción del espacio geográfico, y el desafío que se le plantea a los docentes en la búsqueda de la constitución de un espacio pedagógico que dialoga, escucha y propone geografías con los niños, en el contexto de la abundancia informativa, hiperconectividad y complejidades de las relaciones sociopolíticas. Asume el compromiso epistémico de propuestas pedagógicas que sugieran diferentes lecturas y visiones del mundo, contribuyendo a que la escuela sea un espacio de reflexión más capaz. Movilizados por el tema, se realizaron pesquisas bibliográficas e pesquisas documentales en el Catálogo de Tesis y Disertaciones del Portal de la Capes, a partir de la producción académica stricto sensu (maestría y doctorado), en instituciones públicas federales, publicadas entre 2010 y 2020. pesquisa reiterada la urgencia de nuevas lecturas de la escuela, la investigación y el mundo.application/pdfporEnsino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 29 (2022), e025, p. 1-22Ensino fundamentalGeografiaSchool geographyEarly yearsTeachingGeografía escolarPrimeros añosEnseñandoA Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhorGeography in the early years : looking far to see more, coming closer to see betterGeografía en los primeros años : mirar lejos para ver más, acercarse para ver mejorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144845.pdf.txt001144845.pdf.txtExtracted Texttext/plain53094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243065/2/001144845.pdf.txt07a5c75a93d463d863b60042b619c51dMD52ORIGINAL001144845.pdfTexto completoapplication/pdf296899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243065/1/001144845.pdfa87abc410b89bb11cc766788097b970fMD5110183/2430652022-07-17 04:53:25.237001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243065Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-17T07:53:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geography in the early years : looking far to see more, coming closer to see better
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Geografía en los primeros años : mirar lejos para ver más, acercarse para ver mejor
title A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
spellingShingle A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
Theves, Denise Wildner
Ensino fundamental
Geografia
School geography
Early years
Teaching
Geografía escolar
Primeros años
Enseñando
title_short A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
title_full A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
title_fullStr A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
title_full_unstemmed A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
title_sort A Geografia nos anos iniciais : olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
author Theves, Denise Wildner
author_facet Theves, Denise Wildner
Kaercher, Nestor André
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theves, Denise Wildner
Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Geografia
topic Ensino fundamental
Geografia
School geography
Early years
Teaching
Geografía escolar
Primeros años
Enseñando
dc.subject.eng.fl_str_mv School geography
Early years
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Geografía escolar
Primeros años
Enseñando
description O texto apresenta reflexões sobre a importância do ensino de Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a necessidade da formação qualificada dos professores. Apresenta pressupostos que destacam a indissociabilidade da humanização na produção do espaço geográfico, e o desafio que se coloca aos docentes na busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, no contexto de abundância informacional, hiperconectividade e complexas relações sócio-políticas. Assume o compromisso epistêmico de propostas pedagógicas que aventem leituras e visões de mundo diversas, contribuindo para que a escola seja um espaço de reflexão mais capacitada. Mobilizados pela temática, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e levantamento documental no Catálogo de Teses e Dissertações no Portal da Capes, a partir da produção acadêmica stricto sensu(mestrado e doutorado), em instituições públicas federais, publicadas no período de 2010 até 2020. A investigação reiterou a premência de novas leituras da escola, das pesquisas e do mundo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-16T05:04:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243065
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-3757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144845
identifier_str_mv 0104-3757
001144845
url http://hdl.handle.net/10183/243065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 29 (2022), e025, p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243065/2/001144845.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243065/1/001144845.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07a5c75a93d463d863b60042b619c51d
a87abc410b89bb11cc766788097b970f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798101835776