Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Vitória de Barros da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254759
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico.
id UNSP_bae894c15e4e157abfaebafa8d8de29e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/254759
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográficaGeography in the early years: the challenges for geographic literacyGeografiaEnsino-aprendizagemAnos primáriosGeographyTeaching learningPrimary yearsO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico.This Course Conclusion Paper (TCC) presents a discussion about the teaching of Geography in the initial years of school. The focus on the subjects of Portuguese and Mathematics, the lack of continued training of pedagogical teachers, abstraction of the fundamental concepts of Geography - place, landscape, territory -, curricular policies and scales distant from the students' reality contribute to a lag in the so-called “geographical literacy ”. This mismatch makes the teaching of the subject become meaningless for the student, making them uncritical of their reality without seeing themselves as a tool for social transformation and reading the world, in addition to harming their learning later during their school career within Geography. The objective of this work is to map these difficulties encountered in geographic literacy, as well as suggestions for overcoming them, for example, the application of concepts arising from childhood Geography and the greater opening of dialogue between school and academic Geography and the role of the teacher in this initial teaching-learning process, for this, using bibliographical research as a methodological procedure.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Paixão, Vitória de Barros da2024-03-26T18:45:49Z2024-03-26T18:45:49Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/254759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-27T06:16:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:28:40.379139Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
Geography in the early years: the challenges for geographic literacy
title Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
spellingShingle Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
Paixão, Vitória de Barros da
Geografia
Ensino-aprendizagem
Anos primários
Geography
Teaching learning
Primary years
title_short Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
title_full Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
title_fullStr Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
title_full_unstemmed Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
title_sort Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
author Paixão, Vitória de Barros da
author_facet Paixão, Vitória de Barros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Diego Corrêa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Vitória de Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino-aprendizagem
Anos primários
Geography
Teaching learning
Primary years
topic Geografia
Ensino-aprendizagem
Anos primários
Geography
Teaching learning
Primary years
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26T18:45:49Z
2024-03-26T18:45:49Z
2024-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/254759
url https://hdl.handle.net/11449/254759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128937307406336