Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/254759 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. |
id |
UNSP_bae894c15e4e157abfaebafa8d8de29e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/254759 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográficaGeography in the early years: the challenges for geographic literacyGeografiaEnsino-aprendizagemAnos primáriosGeographyTeaching learningPrimary yearsO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico.This Course Conclusion Paper (TCC) presents a discussion about the teaching of Geography in the initial years of school. The focus on the subjects of Portuguese and Mathematics, the lack of continued training of pedagogical teachers, abstraction of the fundamental concepts of Geography - place, landscape, territory -, curricular policies and scales distant from the students' reality contribute to a lag in the so-called “geographical literacy ”. This mismatch makes the teaching of the subject become meaningless for the student, making them uncritical of their reality without seeing themselves as a tool for social transformation and reading the world, in addition to harming their learning later during their school career within Geography. The objective of this work is to map these difficulties encountered in geographic literacy, as well as suggestions for overcoming them, for example, the application of concepts arising from childhood Geography and the greater opening of dialogue between school and academic Geography and the role of the teacher in this initial teaching-learning process, for this, using bibliographical research as a methodological procedure.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Paixão, Vitória de Barros da2024-03-26T18:45:49Z2024-03-26T18:45:49Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/254759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-27T06:16:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:28:40.379139Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica Geography in the early years: the challenges for geographic literacy |
title |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica |
spellingShingle |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica Paixão, Vitória de Barros da Geografia Ensino-aprendizagem Anos primários Geography Teaching learning Primary years |
title_short |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica |
title_full |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica |
title_fullStr |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica |
title_full_unstemmed |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica |
title_sort |
Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica |
author |
Paixão, Vitória de Barros da |
author_facet |
Paixão, Vitória de Barros da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Diego Corrêa [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Vitória de Barros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino-aprendizagem Anos primários Geography Teaching learning Primary years |
topic |
Geografia Ensino-aprendizagem Anos primários Geography Teaching learning Primary years |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-26T18:45:49Z 2024-03-26T18:45:49Z 2024-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/254759 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/254759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128937307406336 |