Um estudo de caso do soft power brasileiro : o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189728 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC – G) enquanto estratégia da política externa brasileira de poder brando. Para isso, lança-se a hipótese de que o programa gera tais recursos de poder, limitando-se a uma área de atuação que envolve países do Sul Global. No cenário internacional pós-Guerra Fria, aspectos culturais e educacionais se tornaram relevantes na projeção de um Estado, em detrimento do poder militar e econômico puro e simplesmente. Nesse sentido, a agenda dos atores internacionais adquiriu novos aspectos, como a cooperação educacional de caráter horizontal e solidário. Com essa nova agenda internacional, a educação superior se configura como um dos principais meios de cooperação internacional para o desenvolvimento da política externa de um país. No caso brasileiro, o PEC-G se manteve desde sua criação, em 1965, como uma importante ferramenta para a projeção do país, especialmente durante o governo Lula da Silva (2003-2010). |
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Sandri, Cesar HenriqueSilva, André Luiz Reis da2019-03-29T04:10:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/189728001080245Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC – G) enquanto estratégia da política externa brasileira de poder brando. Para isso, lança-se a hipótese de que o programa gera tais recursos de poder, limitando-se a uma área de atuação que envolve países do Sul Global. No cenário internacional pós-Guerra Fria, aspectos culturais e educacionais se tornaram relevantes na projeção de um Estado, em detrimento do poder militar e econômico puro e simplesmente. Nesse sentido, a agenda dos atores internacionais adquiriu novos aspectos, como a cooperação educacional de caráter horizontal e solidário. Com essa nova agenda internacional, a educação superior se configura como um dos principais meios de cooperação internacional para o desenvolvimento da política externa de um país. No caso brasileiro, o PEC-G se manteve desde sua criação, em 1965, como uma importante ferramenta para a projeção do país, especialmente durante o governo Lula da Silva (2003-2010).This research aims to carry out an analysis of the Student Agreement - Graduate Program (PEC - G) as a strategy of the Brazilian foreign policy of soft power. To this end, it is hypothesized that the program generates such power resources, limiting itself to an area of action involving countries of the Global South. In the post-Cold War international scene, cultural and educational aspects have become relevant to the projection of a State, to the detriment of military and economic power pure and simple. Therefore, the agenda of international actors has acquired new aspects, such as educational cooperation of a horizontal and solidarity nature. With this new international agenda, higher education is one of the main means of international cooperation for the development of a country's foreign policy. In the Brazilian case, the PEC-G has remained since its creation, in 1965, as an important tool for the projection of the country, especially during the Lula da Silva administration (2003-2010).application/pdfporRelações internacionaisBrasilBrazilian foreign policyPEC-GEducational cooperationSoft powerPublic diplomacyUm estudo de caso do soft power brasileiro : o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)Um estudo de caso do soft power brasileiro : o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) durante o Governo Lula (2003-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001080245.pdf.txt001080245.pdf.txtExtracted Texttext/plain135363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189728/2/001080245.pdf.txtb2acf630b4da60efee2e41110dc262a9MD52ORIGINAL001080245.pdfTexto completoapplication/pdf685634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189728/1/001080245.pdf90895c28f54faf886080e792ca9a89e9MD5110183/1897282019-03-30 04:22:55.873482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189728Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:22:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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