Um estudo de caso do soft power brasileiro : o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandri, Cesar Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189728
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC – G) enquanto estratégia da política externa brasileira de poder brando. Para isso, lança-se a hipótese de que o programa gera tais recursos de poder, limitando-se a uma área de atuação que envolve países do Sul Global. No cenário internacional pós-Guerra Fria, aspectos culturais e educacionais se tornaram relevantes na projeção de um Estado, em detrimento do poder militar e econômico puro e simplesmente. Nesse sentido, a agenda dos atores internacionais adquiriu novos aspectos, como a cooperação educacional de caráter horizontal e solidário. Com essa nova agenda internacional, a educação superior se configura como um dos principais meios de cooperação internacional para o desenvolvimento da política externa de um país. No caso brasileiro, o PEC-G se manteve desde sua criação, em 1965, como uma importante ferramenta para a projeção do país, especialmente durante o governo Lula da Silva (2003-2010).
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