Reflexão linguística apartir do texto literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157952 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir a elaboração de tarefas de reflexão linguística (RL) a partir do texto literário, mais especificamente do gênero do discurso conto. Para tal, propõe-se tarefas de RL para o conto “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca, com base na análise do conjunto de tarefas (de diferentes tipos) que foram elaboradas para esse texto por mim e outras duas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em 2015/1 em um projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema violência. São explanadas as concepções que orientam o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) na escola, com destaque para a compreensão do trabalho com RL. Também são discutidas algumas especificidades da linguagem literária e do conto contemporâneo para o auxílio da seleção de fenômenos que poderiam ser enfocados nas tarefas de RL a serem elaboradas. Esta pesquisa nos mostrou que, através de documentos acessíveis a todos, pode ser feito um trabalho atualizado de RL nas aulas de LP, contribuindo desse modo para o término da prática de ensino tradicional de LP. Além disso são apresentados materiais utilizados anteriormente em aulas de LP podem ser aprimorados pelos docentes para futuros trabalhos. |
id |
UFRGS-2_40a7e74c16568b67bc7ca802c9a99fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157952 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Jéssica OlequesBulla, Gabriela da Silva2017-05-16T02:27:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/157952001018352Este trabalho tem como objetivo discutir a elaboração de tarefas de reflexão linguística (RL) a partir do texto literário, mais especificamente do gênero do discurso conto. Para tal, propõe-se tarefas de RL para o conto “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca, com base na análise do conjunto de tarefas (de diferentes tipos) que foram elaboradas para esse texto por mim e outras duas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em 2015/1 em um projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema violência. São explanadas as concepções que orientam o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) na escola, com destaque para a compreensão do trabalho com RL. Também são discutidas algumas especificidades da linguagem literária e do conto contemporâneo para o auxílio da seleção de fenômenos que poderiam ser enfocados nas tarefas de RL a serem elaboradas. Esta pesquisa nos mostrou que, através de documentos acessíveis a todos, pode ser feito um trabalho atualizado de RL nas aulas de LP, contribuindo desse modo para o término da prática de ensino tradicional de LP. Além disso são apresentados materiais utilizados anteriormente em aulas de LP podem ser aprimorados pelos docentes para futuros trabalhos.This work aims to promote ways of to work linguistic reflection from a literary text. It suggests new linguistic reflection tasks to the short story “Passeio Noturno”, by Rubem Fonseca, based on tasks analyses which were applied to this text by me and other two undergraduate trainee teachers of PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência1) in 2015/1, part of an apprenticeship project developed with high school students about the subject violence. Conceptions that orient the Portuguese Language and Literature teaching at school, which highlight are made to the understanding the work with linguistic reflection. Some specificities about literacy language and the short story are discussed, in way to help the phenomenon selections which could be focused in linguistic reflection tasks to be elaborated. This research showed us through everybody accessible documents it could be made a linguistic reflection updated work classes, it contributing to the traditional Portuguese Language teaching ending. Besides, it’s showed materials used previously in Portuguese Language classes could be improved by teachers to future works.application/pdfporLingüística : EnsinoLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemLiteratura : Ensino médioLinguistic reflectionShort storyTasksReflexão linguística apartir do texto literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018352.pdf001018352.pdfTexto completoapplication/pdf1111833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/1/001018352.pdf919eff50eaeca020805ea66bcc182835MD51TEXT001018352.pdf.txt001018352.pdf.txtExtracted Texttext/plain116433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/2/001018352.pdf.txt61684e43769597aa2f8be6d6dd70275bMD52THUMBNAIL001018352.pdf.jpg001018352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/3/001018352.pdf.jpg5af6c32fe4887976001d12d2d4a033c8MD5310183/1579522018-10-30 07:52:53.529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157952Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:52:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexão linguística apartir do texto literário |
title |
Reflexão linguística apartir do texto literário |
spellingShingle |
Reflexão linguística apartir do texto literário Rodrigues, Jéssica Oleques Lingüística : Ensino Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Literatura : Ensino médio Linguistic reflection Short story Tasks |
title_short |
Reflexão linguística apartir do texto literário |
title_full |
Reflexão linguística apartir do texto literário |
title_fullStr |
Reflexão linguística apartir do texto literário |
title_full_unstemmed |
Reflexão linguística apartir do texto literário |
title_sort |
Reflexão linguística apartir do texto literário |
author |
Rodrigues, Jéssica Oleques |
author_facet |
Rodrigues, Jéssica Oleques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jéssica Oleques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
contributor_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística : Ensino Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Literatura : Ensino médio |
topic |
Lingüística : Ensino Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Literatura : Ensino médio Linguistic reflection Short story Tasks |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Linguistic reflection Short story Tasks |
description |
Este trabalho tem como objetivo discutir a elaboração de tarefas de reflexão linguística (RL) a partir do texto literário, mais especificamente do gênero do discurso conto. Para tal, propõe-se tarefas de RL para o conto “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca, com base na análise do conjunto de tarefas (de diferentes tipos) que foram elaboradas para esse texto por mim e outras duas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em 2015/1 em um projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema violência. São explanadas as concepções que orientam o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) na escola, com destaque para a compreensão do trabalho com RL. Também são discutidas algumas especificidades da linguagem literária e do conto contemporâneo para o auxílio da seleção de fenômenos que poderiam ser enfocados nas tarefas de RL a serem elaboradas. Esta pesquisa nos mostrou que, através de documentos acessíveis a todos, pode ser feito um trabalho atualizado de RL nas aulas de LP, contribuindo desse modo para o término da prática de ensino tradicional de LP. Além disso são apresentados materiais utilizados anteriormente em aulas de LP podem ser aprimorados pelos docentes para futuros trabalhos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-16T02:27:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157952 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018352 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157952 |
identifier_str_mv |
001018352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/1/001018352.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/2/001018352.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/3/001018352.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
919eff50eaeca020805ea66bcc182835 61684e43769597aa2f8be6d6dd70275b 5af6c32fe4887976001d12d2d4a033c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224530644959232 |