Reflexão linguística apartir do texto literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Oleques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157952
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a elaboração de tarefas de reflexão linguística (RL) a partir do texto literário, mais especificamente do gênero do discurso conto. Para tal, propõe-se tarefas de RL para o conto “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca, com base na análise do conjunto de tarefas (de diferentes tipos) que foram elaboradas para esse texto por mim e outras duas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em 2015/1 em um projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema violência. São explanadas as concepções que orientam o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) na escola, com destaque para a compreensão do trabalho com RL. Também são discutidas algumas especificidades da linguagem literária e do conto contemporâneo para o auxílio da seleção de fenômenos que poderiam ser enfocados nas tarefas de RL a serem elaboradas. Esta pesquisa nos mostrou que, através de documentos acessíveis a todos, pode ser feito um trabalho atualizado de RL nas aulas de LP, contribuindo desse modo para o término da prática de ensino tradicional de LP. Além disso são apresentados materiais utilizados anteriormente em aulas de LP podem ser aprimorados pelos docentes para futuros trabalhos.
id UFRGS-2_40a7e74c16568b67bc7ca802c9a99fd9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157952
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Jéssica OlequesBulla, Gabriela da Silva2017-05-16T02:27:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/157952001018352Este trabalho tem como objetivo discutir a elaboração de tarefas de reflexão linguística (RL) a partir do texto literário, mais especificamente do gênero do discurso conto. Para tal, propõe-se tarefas de RL para o conto “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca, com base na análise do conjunto de tarefas (de diferentes tipos) que foram elaboradas para esse texto por mim e outras duas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em 2015/1 em um projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema violência. São explanadas as concepções que orientam o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) na escola, com destaque para a compreensão do trabalho com RL. Também são discutidas algumas especificidades da linguagem literária e do conto contemporâneo para o auxílio da seleção de fenômenos que poderiam ser enfocados nas tarefas de RL a serem elaboradas. Esta pesquisa nos mostrou que, através de documentos acessíveis a todos, pode ser feito um trabalho atualizado de RL nas aulas de LP, contribuindo desse modo para o término da prática de ensino tradicional de LP. Além disso são apresentados materiais utilizados anteriormente em aulas de LP podem ser aprimorados pelos docentes para futuros trabalhos.This work aims to promote ways of to work linguistic reflection from a literary text. It suggests new linguistic reflection tasks to the short story “Passeio Noturno”, by Rubem Fonseca, based on tasks analyses which were applied to this text by me and other two undergraduate trainee teachers of PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência1) in 2015/1, part of an apprenticeship project developed with high school students about the subject violence. Conceptions that orient the Portuguese Language and Literature teaching at school, which highlight are made to the understanding the work with linguistic reflection. Some specificities about literacy language and the short story are discussed, in way to help the phenomenon selections which could be focused in linguistic reflection tasks to be elaborated. This research showed us through everybody accessible documents it could be made a linguistic reflection updated work classes, it contributing to the traditional Portuguese Language teaching ending. Besides, it’s showed materials used previously in Portuguese Language classes could be improved by teachers to future works.application/pdfporLingüística : EnsinoLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemLiteratura : Ensino médioLinguistic reflectionShort storyTasksReflexão linguística apartir do texto literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018352.pdf001018352.pdfTexto completoapplication/pdf1111833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/1/001018352.pdf919eff50eaeca020805ea66bcc182835MD51TEXT001018352.pdf.txt001018352.pdf.txtExtracted Texttext/plain116433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/2/001018352.pdf.txt61684e43769597aa2f8be6d6dd70275bMD52THUMBNAIL001018352.pdf.jpg001018352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/3/001018352.pdf.jpg5af6c32fe4887976001d12d2d4a033c8MD5310183/1579522018-10-30 07:52:53.529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157952Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:52:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexão linguística apartir do texto literário
title Reflexão linguística apartir do texto literário
spellingShingle Reflexão linguística apartir do texto literário
Rodrigues, Jéssica Oleques
Lingüística : Ensino
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Literatura : Ensino médio
Linguistic reflection
Short story
Tasks
title_short Reflexão linguística apartir do texto literário
title_full Reflexão linguística apartir do texto literário
title_fullStr Reflexão linguística apartir do texto literário
title_full_unstemmed Reflexão linguística apartir do texto literário
title_sort Reflexão linguística apartir do texto literário
author Rodrigues, Jéssica Oleques
author_facet Rodrigues, Jéssica Oleques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica Oleques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
contributor_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística : Ensino
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Literatura : Ensino médio
topic Lingüística : Ensino
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Literatura : Ensino médio
Linguistic reflection
Short story
Tasks
dc.subject.eng.fl_str_mv Linguistic reflection
Short story
Tasks
description Este trabalho tem como objetivo discutir a elaboração de tarefas de reflexão linguística (RL) a partir do texto literário, mais especificamente do gênero do discurso conto. Para tal, propõe-se tarefas de RL para o conto “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca, com base na análise do conjunto de tarefas (de diferentes tipos) que foram elaboradas para esse texto por mim e outras duas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em 2015/1 em um projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema violência. São explanadas as concepções que orientam o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) na escola, com destaque para a compreensão do trabalho com RL. Também são discutidas algumas especificidades da linguagem literária e do conto contemporâneo para o auxílio da seleção de fenômenos que poderiam ser enfocados nas tarefas de RL a serem elaboradas. Esta pesquisa nos mostrou que, através de documentos acessíveis a todos, pode ser feito um trabalho atualizado de RL nas aulas de LP, contribuindo desse modo para o término da prática de ensino tradicional de LP. Além disso são apresentados materiais utilizados anteriormente em aulas de LP podem ser aprimorados pelos docentes para futuros trabalhos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:27:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157952
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018352
url http://hdl.handle.net/10183/157952
identifier_str_mv 001018352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/1/001018352.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/2/001018352.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157952/3/001018352.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 919eff50eaeca020805ea66bcc182835
61684e43769597aa2f8be6d6dd70275b
5af6c32fe4887976001d12d2d4a033c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224530644959232