Estudo inicial do potencial impacto da recarga de carros elétricos no sistema elétrico brasileiro em 2030, 2035 e 2050

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grimm, Deborah Boller
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234259
Resumo: Há interesse global no carro elétrico como instrumento para redução de gases de efeito estufa, o Brasil figura de maneira tímida nesse cenário. Porém a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) projeta uma frota de pouco mais de meio milhão de unidades para 2030 e uma frota3,23 milhões de carros elétricos para o ano de 2035, caso o Brasil siga a tendência mundial. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) projeta uma frota de 11,8 milhões de unidades para 2050, quase 9% da frota nacional estimada. O objetivo deste trabalho é fazer um estudo inicial do impacto que as frotas projetadas poderão causar na no sistema elétrico nacional devido a necessidade de recarga, bem como propor soluções para corrigir potenciais efeitos negativos que a demanda possa causar.
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