Estudo inicial do potencial impacto da recarga de carros elétricos no sistema elétrico brasileiro em 2030, 2035 e 2050
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234259 |
Resumo: | Há interesse global no carro elétrico como instrumento para redução de gases de efeito estufa, o Brasil figura de maneira tímida nesse cenário. Porém a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) projeta uma frota de pouco mais de meio milhão de unidades para 2030 e uma frota3,23 milhões de carros elétricos para o ano de 2035, caso o Brasil siga a tendência mundial. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) projeta uma frota de 11,8 milhões de unidades para 2050, quase 9% da frota nacional estimada. O objetivo deste trabalho é fazer um estudo inicial do impacto que as frotas projetadas poderão causar na no sistema elétrico nacional devido a necessidade de recarga, bem como propor soluções para corrigir potenciais efeitos negativos que a demanda possa causar. |
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Grimm, Deborah BollerLoureiro, Luiz Tiaraju dos Reis2022-01-19T04:37:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/234259001135132Há interesse global no carro elétrico como instrumento para redução de gases de efeito estufa, o Brasil figura de maneira tímida nesse cenário. Porém a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) projeta uma frota de pouco mais de meio milhão de unidades para 2030 e uma frota3,23 milhões de carros elétricos para o ano de 2035, caso o Brasil siga a tendência mundial. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) projeta uma frota de 11,8 milhões de unidades para 2050, quase 9% da frota nacional estimada. O objetivo deste trabalho é fazer um estudo inicial do impacto que as frotas projetadas poderão causar na no sistema elétrico nacional devido a necessidade de recarga, bem como propor soluções para corrigir potenciais efeitos negativos que a demanda possa causar.There is a global interest in the electric car as an instrument to reduce the emission of greenhouse gases, Brazil is not a prominent figure in this scenario. However, the National Association of Automotive Vehicle Manufacturers (ANFAVEA) projects a fleet of just over half a million units for 2030 and a fleet 3.23 million electric cars for the year 2035, if Brazil follows the global trend. The National Electric Energy Agency (ANEEL) projects a fleet of 11.8 million units for 2050. The objective of this work is to make an initial study of the impact that the projected fleets may have on the national electrical system due to the need for recharging, as well as to propose solutions to correct potential negative effects that demand may cause.application/pdfporVeículos elétricosEnergia elétrica : ConsumoSmart chargingEstudo inicial do potencial impacto da recarga de carros elétricos no sistema elétrico brasileiro em 2030, 2035 e 2050info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135132.pdf.txt001135132.pdf.txtExtracted Texttext/plain54923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234259/2/001135132.pdf.txte8daa4f42fbc198bd691bc894501715aMD52ORIGINAL001135132.pdfTexto completoapplication/pdf2310189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234259/1/001135132.pdfedae5bdabe12f490af7cbe444b2f429dMD5110183/2342592022-02-22 05:17:08.236409oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:17:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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