A motivação para o Serviço Público : o caso dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montini, Gladis Andréia Perini
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16119
Resumo: Este estudo aborda conteúdos sobre a carreira dos servidores públicos e como ela é vista pela sociedade. Aborda também a questão da estabilidade nos dias atuais, além da gestão da educação pública e os motivos de prazer e sofrimento no trabalho docente. Esses conteúdos serviram de base pra responder a questão que motivou esta pesquisa: "Que motivos são apresentados pelos docentes para a sua opção de ingresso e permanência em escola pública estadual em Porto Alegre, apesar das dificuldades enfrentadas nessa profissão? Ou seja, estaria a dita acomodação entre os principais motivos que fundamentam a escolha e permanência desses docentes nessa trajetória profissional?" Para analisar os dados foi usada a metodologia da análise de conteúdo, viabilizada por entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas, que deram origem a 74 (setenta e quatro) categorias iniciais, 16 (dezesseis) intermediárias e 5 (cinco) finais. As cinco categorias finais resumem os resultados da pesquisa. Verificou-se que os motivos de ingresso e permanência se repetem tanto para a opção da carreira quanto para a opção do serviço público, com exceção de duas que justificam apenas a permanência na carreira e no serviço público (acomodação e dificuldades no mercado de trabalho). Os motivos mais citados foram a aprendizagem, a vocação e o pacote de benefícios. Os motivos de prazer no trabalho têm como fonte os alunos e os colegas. Já os motivos de sofrimento são em número bem maior e neles também aparecem os alunos e os colegas, além da gestão pública deficiente, da inversão de valores e do sentimento de impotência. Porém, a percepção que os sujeitos da pesquisa têm sobre a importância do seu trabalho é bastante clara e ameniza parte desse sofrimento. Dessa forma pode-se concluir que a acomodação não é o motivo que baseia a opção pelo serviço público, já que este e a carreira docente se confundem. Outra conclusão é acerca dos motivos de sofrimento: estes têm seu ápice na questão da gestão pública deficiente, que se traduz em corrupção, descaso com a educação, precária gestão de pessoas, etc.
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