Social indexicality and L2 speech development : underexplored dynamic routes in psycholinguistics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kupske, Felipe Flores
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Perozzo, Reiner Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268451
Resumo: A propensão de ver a língua como uma construção que fornece pistas sociais tem grandes implicações tanto para a estrutura da sociedade quanto para os processos psicológicos humanos, incluindo o desenvolvimento de línguas nativas (L1) e não nativas (L2), bem como fenômenos de atrito. Nesse sentido, a indexicalidade social, por exemplo, demonstra desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da fala em L2. Embora alguns ramos da linguística acolham a indexicalidade social em sua maquinaria e em suas previsões (por exemplo, a sociolinguística, a sociofonética), a adição de variáveis sociais na área de Aquisição de Segunda Língua (ASL) e na Psicolinguística pode ser vista como recente e limitada. Considerando que a psicolinguística deva começar a incluir a indexicalidade social ao abordar o desenvolvimento de línguas, este artigo de pesquisa teórica tem como objetivo explorar e chamar a atenção para a relação entre a psicolinguística e a sociolinguística no que se refere ao desenvolvimento da fala em L2. Para tanto, apresenta-se um esboço da agenda de pesquisa em psicolinguística no que compete ao desenvolvimento da fala em L2. Em seguida, discute-se o papel da indexicalidade social no desenvolvimento bilíngue. Finalmente, defende-se a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (CDST) como um paradigma frutífero para ancorar tal interface, uma vez que ela abarca em seu núcleo aspectos tanto cognitivos quanto sociais.
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spelling Kupske, Felipe FloresPerozzo, Reiner Vinicius2023-12-16T03:24:28Z20231984-4301http://hdl.handle.net/10183/268451001188853A propensão de ver a língua como uma construção que fornece pistas sociais tem grandes implicações tanto para a estrutura da sociedade quanto para os processos psicológicos humanos, incluindo o desenvolvimento de línguas nativas (L1) e não nativas (L2), bem como fenômenos de atrito. Nesse sentido, a indexicalidade social, por exemplo, demonstra desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da fala em L2. Embora alguns ramos da linguística acolham a indexicalidade social em sua maquinaria e em suas previsões (por exemplo, a sociolinguística, a sociofonética), a adição de variáveis sociais na área de Aquisição de Segunda Língua (ASL) e na Psicolinguística pode ser vista como recente e limitada. Considerando que a psicolinguística deva começar a incluir a indexicalidade social ao abordar o desenvolvimento de línguas, este artigo de pesquisa teórica tem como objetivo explorar e chamar a atenção para a relação entre a psicolinguística e a sociolinguística no que se refere ao desenvolvimento da fala em L2. Para tanto, apresenta-se um esboço da agenda de pesquisa em psicolinguística no que compete ao desenvolvimento da fala em L2. Em seguida, discute-se o papel da indexicalidade social no desenvolvimento bilíngue. Finalmente, defende-se a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (CDST) como um paradigma frutífero para ancorar tal interface, uma vez que ela abarca em seu núcleo aspectos tanto cognitivos quanto sociais.The propensity to see language as a construction that provides social cues has great implications for both societal structure and human psychological processes, including native (L1) and non-native language (L2) development and attrition. In this regard, social indexicality, for instance, has been shown to play a crucial role in L2 speech development. Even though some branches of linguistics embrace social indexicality in their machinery and predictions (e.g., sociolinguistics, sociophonetics), the addition of social variables in the area of Second Language Acquisition (SLA) and in Psycholinguistics might be seen as recent and limited. Considering that psycholinguistics should start including social indexicality when addressing language learning, this theoretical research article aims at exploring and drawing attention to the relationship between psycholinguistics and sociolinguistics in relation to L2 speech development. In order to do so, it provides an outline of the research agenda of L2 speech development as situated in psycholinguistics. It then discusses the role of social indexicality in bilingual development. Finally, the article advocates the Complex Dynamic Systems Theory (CDST) as a fruitful paradigm to anchor such an interface, since it includes both cognitive and social aspects in its core.La propensión a ver la lengua como una construcción que indica señales sociales tiene implicaciones importantes tanto para la estructura de la sociedad como para los procesos psicológicos humanos, incluido el desarrollo de lenguas nativas (L1) y no nativas (L2), así como los fenómenos de erosión o desgaste. En este sentido, se muestra que la indexicalidad social, por ejemplo, desempeña un papel crucial en el desarrollo del habla en L2. Aunque algunas ramas de la lingüística adoptan la indexicalidad social en su maquinaria y en sus predicciones (por ejemplo, la sociolingüística, la sociofonética), la adición de variables sociales en el área de Adquisición de Segundas Lenguas (ASL) y en la Psicolingüística puede verse como reciente y limi-tada. Teniendo en cuenta que la psicolingüística debe comenzar a incluir la indexicalidad social al abordar el aprendizaje de lenguas, este artículo de investigación teórica tiene como objetivo explorar y llamar la atención sobre la relación entre la psicolingüística y la sociolin-güística en lo que respecta al desarrollo del habla en L2. Con este fin, se presenta un esbozo de la agenda de investigación psicolingüística sobre el desarrollo del habla en L2. Luego, se discute el papel de la indexica-lidad social en el desarrollo bilingüe. Finalmente, se defiende la Teoría de los Sistemas Dinámicos Complejos (CDST) como un paradigma fructífero para anclar esa interfaz, ya que abarca en su núcleo tanto aspectos cognitivos como sociales.application/pdfengLetrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jan./dez. 2023), e-44429, p. [1]-15Aquisição de segunda línguaFalaPsicolinguísticaSociolingüísticaL2 speechPsycholinguisticsSocial indexicalityHabla en L2PsicolingüísticaIndexicalidad socialSocial indexicality and L2 speech development : underexplored dynamic routes in psycholinguisticsIndexicalidade social e desenvolvimento da fala em L2 : caminhos dinâmicos subexplorados em psicolinguísticaIndexicalidad social y desarrollo del habla en L2 : vías dinámicas subexplotadas en psicolingüísticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188853.pdf.txt001188853.pdf.txtExtracted Texttext/plain65766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268451/2/001188853.pdf.txtb0fb894146a13397a69974e9e7657685MD52ORIGINAL001188853.pdfTexto completo (inglês)application/pdf375477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268451/1/001188853.pdfae18700d4ed528c6569eb383db378fc0MD5110183/2684512024-02-21 04:58:22.015811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268451Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-21T07:58:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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