Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paula Regina Humbelino de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Batista, Eliane Regina Martins, Abreu, Thiago Ferreira, Camargo, Tatiana Souza de, Ferreira, Daniele do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271566
Resumo: A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para a humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com outros seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais na escola ribeirinha São Miguel, localizada no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e ensino lúdico. Os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulação de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa.
id UFRGS-2_41ec36dfc027073e6f2ed15bae784403
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271566
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Paula Regina Humbelino deBatista, Eliane Regina MartinsAbreu, Thiago FerreiraCamargo, Tatiana Souza deFerreira, Daniele do Nascimento2024-02-06T04:31:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/271566001195806A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para a humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com outros seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais na escola ribeirinha São Miguel, localizada no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e ensino lúdico. Os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulação de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa.Botany is the science that studies all the morphological, genetic, physiological and evolutionary characteristics of plants, and their knowledge is essential for humanity, since there is a mutual relationship with other living beings. Considering the importance of botany as a science, this article presents an analysis of the insertion of didactic activities in teaching programs of natural sciences in São Miguel’s riverside school, located in the southwest of Amazonas, with students of the 7th, 8th and 9th grade of the basic school. The methodology starts with a brief analysis of the content about plants in the book adopted by the school, followed by the development of practical activities, such as the collection of botanical material for the production of exsiccated, a practical microscopy class and ludic teaching. The data were analyzed qualitatively, aiming to reflect about the importance and the singularity of teaching botany at school. The results pointed out the importance of using practical activities in the teaching process of riverside students, as well as contributions of activities to scientific education, in addition to the need for articulations of traditional and scientific knowledge. Thus, it is essential that teachers think of knowledge interconnections strategies in science education, especially when considering the target audience of this research.application/pdfengCadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n.1 (2022), p. 1-24BotânicaCiências naturaisEducação do campoPlant BiologyNatural SciencesDidacticsExperimentationEnsino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195806.pdf.txt001195806.pdf.txtExtracted Texttext/plain51455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271566/2/001195806.pdf.txt529a288460f6a6dd80178d495b1a57e7MD52ORIGINAL001195806.pdfTexto completoapplication/pdf309985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271566/1/001195806.pdf31d789368788db8def96a154c96c4412MD5110183/2715662024-02-07 06:01:33.371098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271566Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T08:01:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
title Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
spellingShingle Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
Melo, Paula Regina Humbelino de
Botânica
Ciências naturais
Educação do campo
Plant Biology
Natural Sciences
Didactics
Experimentation
title_short Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
title_full Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
title_fullStr Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
title_full_unstemmed Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
title_sort Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
author Melo, Paula Regina Humbelino de
author_facet Melo, Paula Regina Humbelino de
Batista, Eliane Regina Martins
Abreu, Thiago Ferreira
Camargo, Tatiana Souza de
Ferreira, Daniele do Nascimento
author_role author
author2 Batista, Eliane Regina Martins
Abreu, Thiago Ferreira
Camargo, Tatiana Souza de
Ferreira, Daniele do Nascimento
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Paula Regina Humbelino de
Batista, Eliane Regina Martins
Abreu, Thiago Ferreira
Camargo, Tatiana Souza de
Ferreira, Daniele do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
Ciências naturais
Educação do campo
topic Botânica
Ciências naturais
Educação do campo
Plant Biology
Natural Sciences
Didactics
Experimentation
dc.subject.eng.fl_str_mv Plant Biology
Natural Sciences
Didactics
Experimentation
description A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para a humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com outros seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais na escola ribeirinha São Miguel, localizada no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e ensino lúdico. Os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulação de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T04:31:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271566
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195806
url http://hdl.handle.net/10183/271566
identifier_str_mv 001195806
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n.1 (2022), p. 1-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271566/2/001195806.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271566/1/001195806.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 529a288460f6a6dd80178d495b1a57e7
31d789368788db8def96a154c96c4412
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225110719299584