Ensino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonas
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271566 |
Resumo: | A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para a humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com outros seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais na escola ribeirinha São Miguel, localizada no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e ensino lúdico. Os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulação de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa. |
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Melo, Paula Regina Humbelino deBatista, Eliane Regina MartinsAbreu, Thiago FerreiraCamargo, Tatiana Souza deFerreira, Daniele do Nascimento2024-02-06T04:31:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/271566001195806A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para a humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com outros seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais na escola ribeirinha São Miguel, localizada no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e ensino lúdico. Os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulação de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa.Botany is the science that studies all the morphological, genetic, physiological and evolutionary characteristics of plants, and their knowledge is essential for humanity, since there is a mutual relationship with other living beings. Considering the importance of botany as a science, this article presents an analysis of the insertion of didactic activities in teaching programs of natural sciences in São Miguel’s riverside school, located in the southwest of Amazonas, with students of the 7th, 8th and 9th grade of the basic school. The methodology starts with a brief analysis of the content about plants in the book adopted by the school, followed by the development of practical activities, such as the collection of botanical material for the production of exsiccated, a practical microscopy class and ludic teaching. The data were analyzed qualitatively, aiming to reflect about the importance and the singularity of teaching botany at school. The results pointed out the importance of using practical activities in the teaching process of riverside students, as well as contributions of activities to scientific education, in addition to the need for articulations of traditional and scientific knowledge. Thus, it is essential that teachers think of knowledge interconnections strategies in science education, especially when considering the target audience of this research.application/pdfengCadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n.1 (2022), p. 1-24BotânicaCiências naturaisEducação do campoPlant BiologyNatural SciencesDidacticsExperimentationEnsino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195806.pdf.txt001195806.pdf.txtExtracted Texttext/plain51455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271566/2/001195806.pdf.txt529a288460f6a6dd80178d495b1a57e7MD52ORIGINAL001195806.pdfTexto completoapplication/pdf309985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271566/1/001195806.pdf31d789368788db8def96a154c96c4412MD5110183/2715662024-02-07 06:01:33.371098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271566Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T08:01:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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