O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Marlom Zotti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Mossmann, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205496
Resumo: Com o advento dos Exergames, novas possibilidades de combinação entre jogos digitais e exercício físico foram estabelecidas. Este novo paradigma desencadeou o desenvolvimento de diversos estudos favoráveis ao uso destes artefatos, incluindo na disciplina de Educação Física escolar. Neste trabalho, buscou-se compreender de que maneira um laboratório com estes jogos poderia contribuir ao desenvolvimento de uma atitude positiva frente à Educação Física. No estudo realizado, a atitude de um grupo de 28 alunos foi avaliada considerando aspectos cognitivo e afetivo, em uma intervenção de 20 semanas. Após este período, todos alunos responderam a Pesquisa sobre Atitude com Relação à Educação Física (SATPES). Os resultados mostraram que os exergames tiveram boa aceitação, provendo novas possibilidades de desenvolvimento de atividades físicas envolvendo a tecnologia
id UFRGS-2_420ae9e5b75cf87476238e3f2484307a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205496
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bittencourt, Marlom ZottiReategui, Eliseo BerniMossmann, João Batista2020-02-06T04:17:30Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/205496001110904Com o advento dos Exergames, novas possibilidades de combinação entre jogos digitais e exercício físico foram estabelecidas. Este novo paradigma desencadeou o desenvolvimento de diversos estudos favoráveis ao uso destes artefatos, incluindo na disciplina de Educação Física escolar. Neste trabalho, buscou-se compreender de que maneira um laboratório com estes jogos poderia contribuir ao desenvolvimento de uma atitude positiva frente à Educação Física. No estudo realizado, a atitude de um grupo de 28 alunos foi avaliada considerando aspectos cognitivo e afetivo, em uma intervenção de 20 semanas. Após este período, todos alunos responderam a Pesquisa sobre Atitude com Relação à Educação Física (SATPES). Os resultados mostraram que os exergames tiveram boa aceitação, provendo novas possibilidades de desenvolvimento de atividades físicas envolvendo a tecnologiaThe introduction of exergames brought new possibilities to combine games and physical exercise. This new paradigm triggered the development of several studies favorable to the use of exergames in Physical Education. In this work, we tried to understand how an exergame lab with these games could contribute with the development of positive attitude towards school Physical Education. In the study carried out, the attitude of a group of 28 students was evaluated, considering cognitive and affective aspects, in activities during 20 weeks. After this period, all students answered the Student Attitude Toward Physical Education Survey (SATPES). Results showed that exergames had a good acceptance among students, providing new possibilities for practicing physical activities using technology.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), p. 190-199Jogos digitaisEducação físicaExergamesDigital gamesAttitude componentO potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110904.pdf.txt001110904.pdf.txtExtracted Texttext/plain38202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205496/2/001110904.pdf.txt9769c010fecdd4f55410e84e1e8fe488MD52ORIGINAL001110904.pdfTexto completoapplication/pdf3543417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205496/1/001110904.pdfd039514d0438af54e596e922b3718e95MD5110183/2054962020-02-07 05:15:08.179623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205496Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:15:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
title O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
spellingShingle O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
Bittencourt, Marlom Zotti
Jogos digitais
Educação física
Exergames
Digital games
Attitude component
title_short O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
title_full O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
title_fullStr O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
title_full_unstemmed O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
title_sort O potencial dos exergames para desenvolvimento de atitude positiva na educação física escolar
author Bittencourt, Marlom Zotti
author_facet Bittencourt, Marlom Zotti
Reategui, Eliseo Berni
Mossmann, João Batista
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Mossmann, João Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Marlom Zotti
Reategui, Eliseo Berni
Mossmann, João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Educação física
topic Jogos digitais
Educação física
Exergames
Digital games
Attitude component
dc.subject.eng.fl_str_mv Exergames
Digital games
Attitude component
description Com o advento dos Exergames, novas possibilidades de combinação entre jogos digitais e exercício físico foram estabelecidas. Este novo paradigma desencadeou o desenvolvimento de diversos estudos favoráveis ao uso destes artefatos, incluindo na disciplina de Educação Física escolar. Neste trabalho, buscou-se compreender de que maneira um laboratório com estes jogos poderia contribuir ao desenvolvimento de uma atitude positiva frente à Educação Física. No estudo realizado, a atitude de um grupo de 28 alunos foi avaliada considerando aspectos cognitivo e afetivo, em uma intervenção de 20 semanas. Após este período, todos alunos responderam a Pesquisa sobre Atitude com Relação à Educação Física (SATPES). Os resultados mostraram que os exergames tiveram boa aceitação, provendo novas possibilidades de desenvolvimento de atividades físicas envolvendo a tecnologia
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205496
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110904
identifier_str_mv 1679-1916
001110904
url http://hdl.handle.net/10183/205496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), p. 190-199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205496/2/001110904.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205496/1/001110904.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9769c010fecdd4f55410e84e1e8fe488
d039514d0438af54e596e922b3718e95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224985525616640