Atendimento educacional especializado : concepções políticas em disputa e indicadores educacionais de acesso na esteira dos desafios à inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Clarissa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279995
Resumo: O estudo aborda o atendimento educacional especializado e sua centralidade na Política Nacional de Educação Especial como uma ação docente de suporte pedagógico especializado à escolarização no ensino comum. Investiga suas concepções e indicadores de acesso nas regiões do país, a fim de analisar os direcionamentos políticos de 2017 a 2021. Trata-se de pesquisa qualitativa que contempla fontes documentais e estatísticas. As iniciativas do governo federal no período descaracterizam o papel do atendimento educacional especializado e ampliam sua denominação ao atendimento realizado nas classes especiais. Aponta-se, por meio de estatísticas educacionais oficiais, a inexpressiva ampliação do acesso a esseatendimento no país nos últimos cinco anos.
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