Atendimento educacional especializado : concepções políticas em disputa e indicadores educacionais de acesso na esteira dos desafios à inclusão escolar
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279995 |
Resumo: | O estudo aborda o atendimento educacional especializado e sua centralidade na Política Nacional de Educação Especial como uma ação docente de suporte pedagógico especializado à escolarização no ensino comum. Investiga suas concepções e indicadores de acesso nas regiões do país, a fim de analisar os direcionamentos políticos de 2017 a 2021. Trata-se de pesquisa qualitativa que contempla fontes documentais e estatísticas. As iniciativas do governo federal no período descaracterizam o papel do atendimento educacional especializado e ampliam sua denominação ao atendimento realizado nas classes especiais. Aponta-se, por meio de estatísticas educacionais oficiais, a inexpressiva ampliação do acesso a esseatendimento no país nos últimos cinco anos. |
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