Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludke, Jacqueline Prates Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32836
Resumo: O tema do autismo tem recebido especial importância na literatura atual, tendo em vista as necessidades especiais que crianças portadoras de tal condição demandam. Há, portanto, uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, no sentido de identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar as crenças de duas educadoras de uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS sobre um aluno com autismo inserido no sistema de educação inclusiva. Os resultados principais da aplicação do método de Análise de Conteúdo são discutidos e as implicações do papel dos educadores de crianças com autismo são analisadas e inferidas. Foi possível verificar um distanciamento entre a realidade do aluno em comparação com as crenças dos educadores, que desconhecem alguns aspectos fundamentais para a compreensão da síndrome do autismo, necessitando de uma redefinição de metodologias de ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva.
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