Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32836 |
Resumo: | O tema do autismo tem recebido especial importância na literatura atual, tendo em vista as necessidades especiais que crianças portadoras de tal condição demandam. Há, portanto, uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, no sentido de identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar as crenças de duas educadoras de uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS sobre um aluno com autismo inserido no sistema de educação inclusiva. Os resultados principais da aplicação do método de Análise de Conteúdo são discutidos e as implicações do papel dos educadores de crianças com autismo são analisadas e inferidas. Foi possível verificar um distanciamento entre a realidade do aluno em comparação com as crenças dos educadores, que desconhecem alguns aspectos fundamentais para a compreensão da síndrome do autismo, necessitando de uma redefinição de metodologias de ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva. |
id |
UFRGS-2_428b285ba04dffae3fff2c16698a3db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32836 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludke, Jacqueline Prates RochaSanini, CláudiaBosa, Cleonice Alves2011-10-11T01:18:24Z2011http://hdl.handle.net/10183/32836000787263O tema do autismo tem recebido especial importância na literatura atual, tendo em vista as necessidades especiais que crianças portadoras de tal condição demandam. Há, portanto, uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, no sentido de identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar as crenças de duas educadoras de uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS sobre um aluno com autismo inserido no sistema de educação inclusiva. Os resultados principais da aplicação do método de Análise de Conteúdo são discutidos e as implicações do papel dos educadores de crianças com autismo são analisadas e inferidas. Foi possível verificar um distanciamento entre a realidade do aluno em comparação com as crenças dos educadores, que desconhecem alguns aspectos fundamentais para a compreensão da síndrome do autismo, necessitando de uma redefinição de metodologias de ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva.application/pdfporAutismoEducação infantilAutismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000787263.pdf000787263.pdfTexto completoapplication/pdf203023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32836/1/000787263.pdf910dc402861d6b6ec22013004fa2e47fMD51TEXT000787263.pdf.txt000787263.pdf.txtExtracted Texttext/plain53899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32836/2/000787263.pdf.txt3e769dfb6c17f4711407d326ca5babaeMD52THUMBNAIL000787263.pdf.jpg000787263.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32836/3/000787263.pdf.jpg927735670a797ce436db6f858554bedeMD5310183/328362018-10-11 08:50:41.265oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores |
title |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores |
spellingShingle |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores Ludke, Jacqueline Prates Rocha Autismo Educação infantil |
title_short |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores |
title_full |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores |
title_fullStr |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores |
title_full_unstemmed |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores |
title_sort |
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores |
author |
Ludke, Jacqueline Prates Rocha |
author_facet |
Ludke, Jacqueline Prates Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludke, Jacqueline Prates Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanini, Cláudia |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bosa, Cleonice Alves |
contributor_str_mv |
Sanini, Cláudia Bosa, Cleonice Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação infantil |
topic |
Autismo Educação infantil |
description |
O tema do autismo tem recebido especial importância na literatura atual, tendo em vista as necessidades especiais que crianças portadoras de tal condição demandam. Há, portanto, uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, no sentido de identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar as crenças de duas educadoras de uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS sobre um aluno com autismo inserido no sistema de educação inclusiva. Os resultados principais da aplicação do método de Análise de Conteúdo são discutidos e as implicações do papel dos educadores de crianças com autismo são analisadas e inferidas. Foi possível verificar um distanciamento entre a realidade do aluno em comparação com as crenças dos educadores, que desconhecem alguns aspectos fundamentais para a compreensão da síndrome do autismo, necessitando de uma redefinição de metodologias de ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-11T01:18:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32836 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000787263 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32836 |
identifier_str_mv |
000787263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32836/1/000787263.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32836/2/000787263.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32836/3/000787263.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
910dc402861d6b6ec22013004fa2e47f 3e769dfb6c17f4711407d326ca5babae 927735670a797ce436db6f858554bede |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063948689408 |